Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Ainda bem que sonhamos com o impensável

por Luís Vasconcellos
Ainda bem que sonhamos com o impensável
Publicado dia 18/06/2001 12:40:50 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

No interior de cada um de nós está um reino atemporal: o Inconsciente.
Na medida em que nos encontramos presos à vida do Ego Consciente só tomamos consciência deste reino ocasionalmente. No geral vivemos no Ego Consciência (cuja experiência se assemelha à caminhada em um túnel de limites e fronteiras bem restritas). O que pouca gente sabe é que isto foi aprendido, ou seja, nos foi ensinado através de educação e punição ao longo de nossa vida. Aprendemos a restringir nossas possibilidades e a chamar de "realidade" o resultado desta constrição.

Encolhemos nosso universo de possibilidades, nós movemos em meio a alternativas já conhecidas e rotineiras, e, no entanto, sempre está (e sempre esteve) ao alcance de nós o DESCONHECIDO (O Inconsciente). Ele está sempre presente, mas fora das possibilidades do Ego Consciente. A ponto de o "homem padrão" considera-lo supérfluo e até incômodo. Isto se torna possível através de um esforço diuturno de reprimir e de censurar a simples constatação de sua existência. A grande falha deste MODO ESTREITO DE FUNCIONAMENTO é que ele nos deixa "quebrados" e sem energia. Ao final deste esforço só sobra a rotina, a repetição e o saudosismo perante um tempo em que éramos mais livres, mais criativos, mais originais: os tempos da juventude e da infância: quando ainda não nos ocupávamos em afastar de nossas existências o mistério e o desconhecido.

Para resgatar nossa energia perdida temos que ter muita imaginação e muita abertura para aprender sobre nós mesmos. Temos que sair da ilusão de que nos conhecemos e de que sabemos tudo de que necessitamos para viver, ainda que tenhamos de reconhecer que sabemos um pouco daquilo que é essencial para a finalidade de nos adaptar a uma realidade vivida. Enfim, sabemos muito a respeito de algumas poucas coisas. Aprendemos a nos adequar ao mundo exterior, mas não nos ensinaram uma relação vital e plena de sentido com o mundo interior. Nosso processo de autoconhecimento e de descoberta cessa no momento em que deixamos de ter esperança e de ter reverência perante o DESCONHECIDO (O Inconsciente). Dentre nós, muitos sentem sua presença e sabem que não sabem de onde se originam as idéias, as intuições, as soluções nunca imaginadas, a meta cheia de luz que vai iluminar nosso caminho a partir daquele momento e assim por diante...

Todas as matérias apresentadas na sessão "SONHAR É ACORDAR
PARA DENTRO"
(e, de modo geral, na Psicologia) perseguem o desenvolvimento, na consciência, de uma visão abrangente para com as representações (símbolos, imagens, experiências) que aparecem em nossas experiências vividas e também nos sonhos, sendo que estas surgem, não casualmente, mas significando uma experiência psicológica que tem sua lógica e sentido próprios.

Reativar este elo, este vínculo, é a forma mais direta e revolucionária de nós retomarmos o rumo enquanto seres vivos e cheios de vitalidade.

A compreensão de si mesmo é uma vivência rica de mistério e de aventura e não algo "delimitado” (terminado, encerrado) por crenças estáticas e concepções rígidas. Esta compreensão para a vastidão que se encerra em nosso próprio reino psicológico vem sendo perseguida em meu trabalho, que foi desenvolvido para colocar cada um de nós na trajetória da autoconsciência e da espiritualidade (não como uma ideologia, mas como uma vivência e uma experiência pessoal e intransferível).

As pessoas psicologicamente maduras estão ligadas à sua experiência do mundo e das pessoas, mas não se restringem a ela nem se deixam limitar ou bloquear pela "realidade vivida". Talvez por isso possam ser chamadas de criativas, intuitivas, inventivas, sensitivas, imaginativas e ter liberdade de expressão de suas idéias e obras.

Clique aqui e saiba mais sobre o Curso de auto-interpretação de Sonhos


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa