Menu

Análise dos sonhos

por Ronaldo Cardim em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:11


Para saber o significado real de um sonho é preciso antes de tudo bom senso. Existem hoje publicações dando explicações a todo tipo de sonho, como se isso fosse uma regra padrão para todos. Para se analisar um sonho, há necessidade de maiores detalhes, conhecer a história de vida e o contexto emocional que a pessoa vive atualmente. Os sonhos não podem ser analisados apenas pelas imagens e símbolos que apresentam. Uma mesma imagem ou símbolo pode ter significado diferente de uma pessoa para outra. Não há nada de sério em análises do tipo "sonhar com fotografia é saudade", "sonhar que perdeu um dente é que vai perder dinheiro" e coisas assim. Análise de sonho quando feita com seriedade é um trabalho bem mais complexo.

Todo sonho é repleto de sinais e mensagens ocultos e codificados. Esses conteúdos mostram sentimentos reprimidos, desejos censurados, vivências espirituais em outras dimensões, lembranças de vidas passadas. Cada espírito ou cada inconsciente vive uma realidade física, emocional e espiritual totalmente única, independente e pessoal. Por isso não há como padronizar a linguagem do sonho. A tradução do sonho em algo inteligível é um trabalho que exige um profundo conhecimento e experiência nas áreas da psicologia e da espiritualidade. O domínio de apenas uma dessas áreas pode levar a uma análise tendenciosa pendendo para uma ou outra área e mesmo não sendo de má fé será uma análise no mínimo incompleta.
Nenhum sonho deve ser analisado ou entendido pela forma literal como se apresenta, mas sim pelo significado que pode ter dentro do contexto de vida da pessoa.
Exemplo:
"Sonhei que eu estava dirigindo um carro em alta velocidade, mas não era o meu carro, era um carro diferente", esse curto e simples sonho pode ter muitos significados diferentes, vejamos:

Primeira análise: uma simples manifestação de uma vontade que trago oculta no meu inconsciente, de trocar o meu carro.

Segunda análise: manifestação de uma vontade não percebida conscientemente (talvez por isso não ser possível no momento) de arrumar o meu carro e tê-lo diferente do que está agora.

Terceira análise: pode ser uma atividade da minha mente revivendo um assunto do qual eu tenha participado ou assistido no meu dia a dia recente, sobre carros velozes, sobre dirigir em alta velocidade ou assuntos do gênero.

Até aqui foram análises de possibilidades de sonhos como simples representação e adaptação do inconsciente com passagens e assuntos do cotidiano, o que ocorre num estágio de sono leve. Entendendo que ainda dentro dessa linha de entendimentos poderíamos encontrar outras muitas explicações dependendo de como está o estado emocional da pessoa e de como é sua história de vida e de como é sua interação com o mundo e com a vida.
Quando a pessoa entra em sono profundo, o espírito desprende-se temporariamente do corpo (ao qual permanece ligado por um "fio" fluídico), e vai vivenciar experiências com outros espíritos (encarnados ou desencarnados) numa outra dimensão da vida. Essas vivências ocorrem sempre que a pessoa entra em sono profundo e muitas vezes ao retornar o espírito ao corpo físico ele traz uma lembrança fragmentada e distorcida das experiências por que passou. Essas lembranças são uma outra forma de sonho. Dentro desse entendimento vamos encontrar outras tantas análises possíveis para o sonho em questão. Vejamos:

Quarta análise: é bastante comum quando a pessoa entra no estágio de sono profundo e o espírito se desprende do plano físico e passa para a dimensão espiritual, ao retornar para o físico novamente, a imagem que fica dessa transição (viagem) de ida e volta, é que estivemos em um meio de transporte como é na vida terrena. Assim essas passagens daqui para lá e de lá para cá podem deixar uma lembrança de que viajamos de ônibus, trem, avião, carro, etc.. Isso ocorre porque no plano terreno não há nada parecido com o fenômeno que ocorre nesse momento de passagem de um plano para o outro. Essa é a maneira como o espírito consegue traduzir para uma simbologia que nos seja familiar, um fato que ocorreu em outra dimensão, onde nada há de físico ou material. Então um sonho onde eu estou andando velozmente em um carro que não é o meu pode ser uma "tradução" dessa passagem que vivenciei no decorrer do sono.

Quinta análise: eu em espírito no plano espiritual posso ter participado de uma atividade onde eu via ou ouvia (conversava) sobre assuntos ou situações relacionadas com carros e velocidade. Posso até ter participado de uma equipe que atuou como apoio espiritual no socorro a um acidente automobilístico e durante esse trabalho tenha-se comentado sobre os riscos de dirigir em alta velocidade assim essa impressão me ficou registrada com maior gravidade ao despertar pelo fato de eu costumar dirigir em alta velocidade.

Sexta análise: em espírito, desligado do corpo físico, tendo a lembrança de minhas vidas passadas, me recordei de alguma passagem onde eu fazia alguma coisa que me desse uma sensação parecida com a que hoje seria a mesma que eu teria dirigindo um carro em alta velocidade.

Entre uma e outra dessas possibilidades de explicações outras, muitas são possíveis dentre a infinita quantidade de entendimentos e associações emocionais e vivenciais que podem ser criados por nossa mente/espírito.

Como vemos, uma análise de sonho criteriosa e precisa só pode ser feita a partir de muitas informações pessoais e circunstanciais e não apenas a partir de uma simbologia padronizada para todas as pessoas e todas as situações.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 471


cardim
Ronaldo Cardim é Terapeuta Corporal e Psicoterapeuta Holístico, formado em psicologia, trabalha com as técnicas: Shiatsu, Zen-Shiatsu, Massoterapia Corporal, Massagem Bioenergética, Massagem de Alongamento, Sei-Tai (manipulação da coluna), Psicoterapia Holística, Relaxamento induzido, Hipnoterapia Condicionativa, Regressão (TVP).
Atende em seus consultórios em Tupã/SP (14) 3496.6310 e em Marilia/SP (14) 3413.9979

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa