Home > Psicologia
Apático (N/Emotivo N/Ativo Secundário)

Apático (N/Emotivo N/Ativo Secundário)

por Sergio Scabia

Sobre o Símbolo: a parte maior do Tao, a roxa Yin, prevalece sobre a masculina Yang, que por sua vez se encontra enfraquecida no exílio. A secundariedade feminina está em sua casa, mesclada e prevalecendo sobre ação e instinto, que estão em polaridade oposta sobre o lado de base. Mansuetude e harmonia interior prevalecem, gerando insegurança e incerteza quando os seres deste tipo são forçados a assumir papeis de grande responsabilidade ou destaque. A parte roxa não forma a "mão que sustenta" com firmeza o lado esquerdo amarelo.

Sobre o tipo Apático: Fechados, secretos, concentrados neles mesmos, mas sem vida interior vibrante. Tristes e taciturnos, raramente riem. Escravizados aos próprios hábitos, mostram-se conservadores. Obstinados em suas inimizades, têm dificuldade em se reconciliarem. Calados por natureza, amam a solidão. Se bem que Indiferentes à vida social, são, entretanto, geralmente honestos, verazes, dignos. Valor dominante: a tranqüilidade.

Os NÃO-EMOTIVOS NÃO-ATIVOS SECUNDÁRIOS, ou PLÁCIDOS

A presença da Secundariedade vai ainda atenuar a hipotonicidade geral do não-emotivo não-ativo. Ë, pois, da hipovitalidade que vamos tratar aqui; daí as denominações de apáticos ou de calmos atribuídas a esses indivíduos. Poder-se-ia também, pois os termos seriam mais exatos, falar de plácidos ou mesmo de indiferentes. O menos negativo destes dois últimos termos parece ser plácido, e é finalmente o que adotaremos.
O traço dominante desse tipo poderia perfeitamente ser o desinteresse geral. Pouco atraído pela ação, tampouco o é pela vida interior e ainda menos pelo comércio dos outros. Tranqüilidade e solidão são suas duas maiores aspirações. Entretanto tem necessidades como todo o mundo, e se estas não são satisfeitas, experimenta um sentimento de inveja em relação àqueles que são mais favorecidos do que ele.
Sabe, quando é preciso, tirar proveito de seu aspecto um pouco sofredor para comover os outros e conseguir deles o que lhes custaria muito obter pelos próprios meios.
Sabendo poupar forças, observa com atenção as menores falhas de seu organismo e cuida-se zelosamente, tanto e tão bem que sobrevive muitas vezes aqueles que o cercam e que tiveram uma vida menos cuidadosa.
Suas ambições são limitadas ou inexistentes. No plano profissional, contenta-se com funções modestas, e a monotonia das tarefas lhe convém perfeitamente.
É homem de hábitos, pois o hábito é um meio econômico de viver.
O medo de passar privações e o temor de não bastar a sua subsistência, levam-no à economia ou até mesmo à avareza. Em compensação, é pouco afetado nas grandes infelicidades e consegue atravessa-las sem grande prejuízo, e isso é o que mais lhe importa.
Pouco sensível ao sofrimento, em decorrência de sua frieza, o "calmo" pode, ao ultrapassar seu egoísmo básico, descambar para a crueldade, e até para o sadismo.
Mas, em condições comuns, causa poucos transtor-nos e a regularidade monótona de sua existência, se não é abalada, basta para contê-lo. O essencial para ele é, aliás, que o deixem em paz.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 17/08/2000 17:22:13

Sergio Scabia é co-fundador
do Site Somos Todos UM


Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia
Depressão por inveja
Qual é o caminho?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa