auravide auravide

Bate Papo com Luís Vasconcellos no programa MAIS VOCÊ da Rede Globo


Olá pessoal! O papo hoje é sobre interpretação dos sonhos. O Dr. Luís Vasconcellos, psicólogo e professor vai conversar com vocês logo após a participação no programa. Preparem suas perguntas!

O Dr. Luís Vasconcellos já está na sala e conversa agora com vocês. Enviem suas perguntas!

Dr. Luís Vasconcellos: Bom dia a todos que estão presentes no chat do MAIS VOCÊ!
Estou pronto para responder perguntas e orientá-los, dentro do que for possível, neste terreno difícil que é a interpretação da linguagem simbólica dos nossos sonhos.

silmara fala para Convidado: Gostaria de saber porque todas as vezes que estou em perigo e preciso correr não consigo (vou devagar) preciso gritar e a voz não sai e assim por diante????
triniy fala para Convidado: Se for possível, gostaria de saber porque tenho sonhos repetitivos relacionados com atraso, que sempre estou descalça em lugares impróprios, como uma reunião em meu emprego
zeze fala para Convidado: dr sempre tive vontade de conversar sobre sonho mas nunca tive oportunidade, tenho 2 sonhos que sempre me acompanham: estou subindo uma escada a pique mas nunca dou conta de chegar ou já estou em cima e não dou conta de descer...
gracimara-ap fala para Convidado: olá doutor me esclareça um sonho meu, eu de vez em quando sonho que estou no meu quarto como se estivesse acordada mas quando eu vou me mexer não consigo é como se tudo estivesse em câmera lenta ou uma força grande me impedindo de me mexer. é ruim
Dr. Luís Vasconcellos: Silmara, Trinity, Zeze e Gracimara provavelmente o sonho manifesta o seu próprio conteúdo de repressão / censura / proibição (que lhe faz sentir-se incapaz ou inadequada). Ou seja, vc. está sem os meios (musculatura) de agir. Pode ser que isto seja pior, quando você está diante de uma situação em que precise ser agressiva, fazer uma escolha ou tomar uma providência; talvez se sinta impedida ou amedrontada e isto acaba criando um processo contínuo de frustração pessoal seguido de um processo de autojustificação e/ou de autorecriminação. Claro que aí está implícito que você tem desejos que quer atingir, mas que os meios que vc. dispõe, ou os que está usando, não estejam sendo eficazes. Você precisa acreditar mais no seu taco ainda que, muitas vezes, as situações de impotência se impõem a nós, de tal maneira, que nos resta muito pouco o que fazer!

jany fala para Convidado: Bom dia Ana Maria, adoro seu programa. Assisto sempre que posso. Gostaria de perguntar para o convidado se sonhar com dinheiro é muito ruim ??
Dr. Luís Vasconcellos: Jany, não necessariamente! O dinheiro é uma das "representações" da energia. Ele pode se traduzir em diversas coisas. Conteúdo do dinheiro em sonho normalmente significa energia que pode se manifestar em inúmeras formas incluindo-se objetos, mas não necessariamente em algo ruim...

karyn fala para Convidado: bom dia, gostaria de saber pq que tenho sonhos terríveis com um ex-namorado que me batia muito??
Dr. Luís Vasconcellos: Karyn, foi uma relação onde você provavelmente aceitou assumir uma posição de vítima enquanto ele era o algoz. Essas experiências podem repetir-se, mas isto só ocorre se nos especializamos em um papel de vítima. Com você sempre como vítima, podemos concluir que vc. tem problemas a resolver quanto à sua auto estima, pois pode não se dar ao devido respeito e tornar-se dependente e submissa em uma relação (de poder) que não lhe sirva de todo. A repetição de um sempre e mesmo papel numa relação é sinal de um claro desequilíbrio seu: talvez vc. não saiba dizer nÃo, não tenha coragem de separar-se etc..
Temos de vencer essas relações de poder. Podemos estabelecer duráveis ligações que não são saudáveis, veja por exemplo, as cumplicidades de que somos capazes. Você tem que ir além, procurar proporcionar-se experiências mais positivas e acreditar-se merecedora delas. Talvez uma certa inércia faça você ficar passiva e conformada no personagem de vitima (que nada pode decidir, que nada pode fazer) e esta característica sua, caso não tenha mudado, acabe ameaçando vc., o tempo todo, com uma recaída em uma relação onde surja, de novo, o jogo da dominada/dominador. Isto dá medo, não dá?! Pois bem, é este medo que está nos sonhos com este tipo de conteúdo.

risaldo fala para Convidado: minha esposa sempre sonha que eu a estou traindo, o que isso significa??
Elaine fala para Convidado: sempre sonho com meu marido me traindo e no sonho sempre choro e acordo chorando
stephanie fala para Convidado: eu sempre sonho com traição, isso é normal?
Dr. Luís Vasconcellos: Risaldo , Elaine, stephanie , essa é uma questão bastante interessante. A confiança/desconfiança é um processo muito pessoal; mas que, com freqüência, tendemos a transferir para os outros (fazendo parecer que eles é que nos causam o problema). Confiança é algo que emana da gente ou não existe de modo algum. Considere o fato de que, mesmo que o outro não nos dê nenhum motivo, ela fica lá, latente, sempre à espreita, como que esperando uma ocasião para mostrar-se.
Quando emanamos desconfiança/insegurança não importa o que o outro faça, porque o problema é nosso. Permaneceremos duvidando, até mesmo sem justificativa nenhuma. O medo de perder o marido/esposa, por exemplo, para uma pessoa "melhor, mais bonita ou mais Inteligente..." pode significar que vc. tem uma auto imagem mal resolvida. Acordar chorando é apenas o sinal de que vc. iria se desmontar pela experiência e assumir uma posição trágica/sofredora e/ou passiva/rejeitada. Caso isto ocorra em sonhos desta natureza, significa que o seu medo é o da rejeição / separação / abandono.

dea fala para Convidado: Tenho sonhado muito com compra ou mudança para apartamento. O que pode significar?
Dr. Luís Vasconcellos: Dea, o lugar onde a gente vive (o lar) representa segurança, família, base, o ninho onde podemos encontrar alguma paz, porque, por exemplo, não há mudanças, está tudo sempre no mesmo lugar e tudo nos parece sempre familiar. Somos muito conservadores com relação ao mundo que chamados de CONHECIDO. Mas em alguns momentos é bom quebrar o conhecido, o rotineiro, deixar de ter atitudes que a gente sempre tem (e sempre do mesmo modo). Esse sonho pode mostrar sua necessidade de experimentar alternativas: a mudança de casa deve ser tomada como um símbolo: não tem a ver com sair do "apartamento" (seu EU costumeiro e conhecido, seu "piloto automático"). Quem sabe é uma dica para vc. aceitar "reformá-lo, pintá-lo"... Quem sabe vc. precise abandonar hábitos, mudar, se transformar... deixar de ser tão previsível...

elza fala para Convidado: eu sempre sonho que subo em escadas em prédios,e sempre fugindo de alguém ou alguma coisa.e quando quero entrar em alguma sala ,não tem nada.não tem chão. Eu tenho medo de altura
Dr. Luís Vasconcellos: Elza, vc. sempre se vê fugindo de alguém ou de alguma coisa?!
Quando estamos inseguros, podemos criar uma resistência para crescer. Escada significa subir degrau por degrau. Na nossa vida o crescimento psicológico também se dá passo a passo, degrau por degrau... Quando aparece o símbolo da escada pode significar o nosso "caminhar" na vida. É escolha atrás de escolha. Estamos escolhendo ou não. Você não está vendo sentido nos passos que está dando. Isso não é uma crítica, mas para colocar que nosso pensamento é uma espécie de piloto automático. É mais servidor do mundo do que de nós mesmos. Cede mais às pressões do mundo do que as internas. Temos de botar nosso ponto de vista, olhar para outro lado. O fato do sonho não ser repetitivo é porque você insiste sempre na mesma escolha, nas mesmas justificativas. Você está simplesmente cumprindo uma programação. A ação e a escolha são sempre individuais. Responsabilidades que assumimos também nos fazem galgar níveis melhores que os anteriores. Se você estiver subindo a escada pressionada por uma perseguição, pode estar seguindo um caminho que não é o seu, e faz isto por uma pressão social/familiar que você procura seguir nas decisões e escolhas que faz. A pressão do coletivo, como falei no programa, é poderosa. Temos de levar em conta esse fator para termos uma individualidade que possa ser um outro pólo em face da pressão coletiva. Esta última nos dá certo conforto e comodidade por servir de resposta-pronta para tudo, o que pode significar que estamos sempre "seguindo as placas" e fugindo das escolhas mais pessoais. Ao ter medo de não conseguir orientar-se sozinha nas situações e desafios da vida, vc. pode então sonhar que está sem balizas, sem paredes contendoras, sem um túnel prescrito a ser percorrido... Este é o seu medo de não dar conta de suas escolhas mais pessoais... Cuidado para não viver eternamente preocupada com os "olhos dos outros" ou os "julgamentos dos outros."

dri pergunta para Convidado: Bom dia. Gostaria de saber se existe no mercado algum livro que possa nos ajudar nessa interpretação dos sonhos?
Dr. Luís Vasconcellos: Dri, a editora Cultrix tem livros que traduzem o processo de pensamento junguiano, que eu sigo. O livro mais básico do pensamento de Carl Jung é "O homem e seus símbolos".
Tenho coisas escritas no site www.somostodosum.com.br ou direto no www.somostodosum.com.br/lavasco. Lá, no portal, tem bastante material a respeito da simbologia dos sonhos, ainda que nem todo mundo autorize a sua publicação.
Vocês podem encontrar alguma orientação em textos escritos, mas eu sempre lembro que o principal do simbolismo dos sonhos é sua significação individual e, assim sendo, as interpretações generalizantes, muitas vezes, mais afastam do que aproximam vc. de entender o seu sonho em seu contexto mais pessoal.
Tem também meu e-mail: [email protected] para vcs. Endereçarem perguntas.

Observação do Dr. Luís Vasconcellos: Para quem quiser interpretações de sonhos "on line", pode me enviar e-mail com o sonho e eu o interpretarei. Não pretendo fazer, através disto uma terapia e sim demonstrar que o nosso elo de conexão com o Inconsciente é permanente e que muito temos a ganhar entendendo os símbolos manifestos nos sonhos. Faço este tipo de trabalho para alimentar a ligação do estado de consciência de vigília (ego/"piloto automático") com o processo vital, lubrificando o elo de conexão entre o consciente e o subconsciente.

risaldo fala para Convidado: eu não sonho, isso é normal???
elza fala para Convidado: raramente lembro de meus sonhos
Dr. Luís Vasconcellos: Risaldo, elza, você sonha, sim. E você sonha por volta de 80 minutos todas as noites. O que ocorre é que não somos ensinados a dar acolhida a essa informação do inconsciente. Qdo você dorme, você desliga o "piloto automático" e não guarda nem retém a "relação" de um plano com o outro. A maioria de nós tem o péssimo hábito de "acordar rapidinho e sair correndo da cama", sem dar tempo algum para uma reflexão a respeito.
A todos, eu digo: Procure ficar mais tempo no estágio intermediário entre o sono e a vigília - alguns minutos bastam - e anote os resultados. Depois disto feito, vc. pode acordar de vez e voltar a estar centrado em si mesmo e poderá cumprir até melhor as exigências da vida. Enquanto está lidando com os desafios naturais do dia a dia, procure associar os significados aparecidos nos sonhos com a sua vida prática. Eles, por certo, têm uma conexão com a vida real... Cabe a cada um de nós decifrar qual é! A resposta a esta pergunta aproxima vc. de compreender-se e, com o tempo e o exercício, vc. terá manifestações e comportamentos mais espontâneos e mais condizentes com aquela pessoa que, de fato, é.

carlinhosboston fala para Convidado: MIM RESPONDE DOUTOR? O QUE É SONHAR COM PEIXE?
clau fala para Convidado: algumas vezes sonho com muita água, com enchentes, maremotos, algumas vezes estou dentro de um barco outras fora, como se estivesse assistindo. O que pode significar??
juce fala para Convidado: Sonho freqüentemente que estou próximo ao mar, e de repente vem uma onda gigantesca sobre mim, sempre começo a fugir e ela vem atrás, sempre acordo antes dela me alcançar. Acordo com o coração disparado e dificilmente consigo dormir logo.
Dr. Luís Vasconcellos: Carlinhosboston, juce e clau, o peixe movimenta-se na água. A terra representa o plano material e nós somos "animais pedestres". O peixe vive no Elemento Água, que representa, em nós, o plano do sentimento, das emoções, o feminino... Esse "desligar" do "piloto automático," que ocorre durante o sono faz com que a gente contate o Inconsciente. Quando a gente olha um lago ou um rio, a gente vê a superfície, mas sabemos que há muita vida e movimento sob esta camada mais aparente. A gente não participa e nem conhece essa vida interior (do mar ou do lago). Do mesmo modo a gente se sente quando estamos na fronteira entre o plano Consciente e o Inconsciente. Já que as manifestações do Inconsciente podem ter considerável poder sobre nós, e já que não dependem de nossa escolha ou preferência, tornamo-nos defensivos e sentimo-nos ameaçados por este movimento de energia psíquica que se traduz como uma onda que pode nos engolir e "cobrir a nossa cabeça", por exemplo ou nos arrastar com ela. Exatamente deste modo se comporta uma "onda de pânico coletivo", uma paixão avassaladora ou um medo incontrolável etc..

tiane fala para Convidado: sonhei que minha alma estava atravessando uma parede e comecei a rezar o pai nosso e acordei sem fôlego e rezando o que pode ter sido isto?
Dr. Luís Vasconcellos: Tiane, o nosso plano consciente deve lidar com a realidade, mas já demonstrei o que significam as "paredes" da realidade, tanto é que aparecem sempre em sonhos como um túnel. Neste sentido, nosso campo consciente só pode agir dentro dos limites, está restrito aos obstáculos correntes. Quando a gente tem um sonho desse, estamos sendo lembrados que existem, em nós, áreas ou "campos" que não são restritas aos obstáculos materiais da vida real. São áreas menos dependentes das limitações práticas da vida (como, por exemplo, o desejo, a esperança, a fé). É o que está traduzido nas nossas percepções de planos mais sutis, também chamados de "espirituais."
Nem tudo em nós tem esse compromisso tão grande com a vida material (como o nosso "piloto automático" tem). O Inconsciente nos aponta as alternativas e possibilidades humanas. Desde que a gente o ouça, ele sempre nos leva para o vasto, para o universal, para o transcendente...
Seu consciente assustou-se ao atravessar a parede, pois jamais lhe foi ensinada a possibilidade de vê-la como um símbolo. Seu corpo de crenças está cheio de respostas prontas para quando vc. se vê assustada ou atemorizada pelo desconhecido (do mundo ou de vc. mesma). Nada disto acrescenta nada de novo à questão.

roberta_angola fala para Convidado: eu sonho mt com drogas muito mesmo..... q estou usando e exagero sempre... vc pode dizer se isso quer dizer q vou entrar no mundo das drogas??
Dr. Luís Vasconcellos: Roberta_angola, o mundo da droga é um dos fatores mais possessivos. Ele começa a atuar pela pior maneira, detonando seu corpo. Você, primeiro, aparece cheirando e dali a pouco está sendo cheirada pela droga: Você não é mais dona de si mesma. Se você não é mais dona da sua vontade, você fica sem escolha. Sua liberdade está morta. Algo em você se apequenou, algo lhe venceu e lhe deprimiu.
Temos que entender que nossa vida civilizada é muito balizada e a liberdade de ser e de agir de acordo com a própria consciência ou impulso é rara. As pessoas que sentem que há algo mais para ser vivido, podem busca-lo em uma religião, tornam-se místicas, buscam algo que vai além do que está prescrito...
O Inconsciente nos aponta as alternativas humanas e individuais que não estamos, de fato, exercendo. Quando não podemos exercê-las e nos vemos privados até mesmo desta possibilidade, acabamos possuídos de uma angústia e do sem sentido da vida. Daí podemos, por exemplo, beber para baixar a autocensura que, quando mais baixa, permite fazer o que você, normalmente, não se permitiria. Outras drogas também levam a estados alterados de consciência. O recurso da droga é mais fácil do que a alternativa (aliás distante) de realizar seus desejos, de se desenvolver, de alcançar suas metas... assim sendo, mostra um caminho que parece mais rápido; mas que, em verdade, leva vc. para uma vida parada, frustrante, na qual vc. já não se sente mais dona do seu próprio caminhar.

izabel fala para Convidado: Dr.Luiz Vasconcellos - me responda o que é sonhar com anéis , brincos e até um marido novo - eu tenho este sonho sempre - e me parece super real.
mari pergunta para Convidado: D.Vasconcellos sonho tenho pesadelos durante anos que estou me afogando, engolindo jóias, anéis, pulseiras, acordo desesperada. Outras vezes acordo procurando as jóias porque acho que perdi. O que significa, obrigada
Dr. Luís Vasconcellos: Izabel, mari, pode ser que esteja expresso aí um conteúdo puramente feminino que podemos chamar de vaidade. Mas não é só isso: se olharmos para animais, vemos que certas fêmeas em época de acasalamento mudam de plumagem. Isso está muito presente na maquiagem feminina.
Outra faceta a ser identificada neste símbolo (jóias, anéis, brincos) é quando damos mais valor aos penduricalhos do que a nós mesmos. Alguém pode dar muita ênfase à roupa que veste, ao status do que usa, mas a roupa pode ou não traduzir o valor de alguém... Alguém pode usar um uniforme e se identificar fortemente com ele e/ou com o uso dele. Outros podem usá-lo pra ostentar alguma coisa. Talvez um marido novo, para uma mulher vaidosa, não importe muito (a ela) a pessoa dele, mas importa muito mais o fato dele significar que ela não esta rejeitada; e sim, querida, graças a características como beleza, manequim e... maquiagem, jóias, brincos etc..
Talvez vc. esteja agindo mais por vaidade, o que dificulta o relacionamento verdadeiramente humano com qualquer pessoa com a qual você esteja. Existe o "homem objeto" para alguns tipos de mulher.
Qualquer um de nós pode se deixar guiar por aquilo que é superficial. É como se "impressionar os outros" fosse mais importante do que se sentir bem, ser espontânea ou "buscar o verdadeiro amor"...

maria pergunta para Convidado: estou grávida e sonhei que via meu filho morto dentro da minha barriga . estou ainda angustiada
Dr. Luís Vasconcellos: Maria, pode ser que você não esteja aceitando essa gravidez. Não sei se você já tem filhos, mas talvez uma insegurança muito profunda faça você "ver", em sonho, a perda desse filho. Um filho dentro da barriga da mulher é uma semente se desenvolvendo. Seu sonho manifesta o oposto. Você pode não estar desejando este filho e se negando a viver esse processo. Você pode não fazer um aborto, mas ter a atitude de quem faz um aborto. Essa não-aceitação (de um filho, neste momento da sua vida, neste momento da relação) pode estar traduzida no seu sonho. Mas esta não é a única forma de interpretar este sonho. É preciso uma análise mais aprofundada da situação de vida à qual vc. está exposta.

keka pergunta para Convidado: Os meus sonhos quando lembro são com pessoas que geralmente não fazem parte de minha vida, às vezes são sonhos sem nexo nenhum, o que pode ser isso?
Dr. Luís Vasconcellos: Keka, "sem nexo algum" eu não diria. Eles têm um nexo que você não está percebendo qual é. Isso é muito natural. Nosso "piloto automático" é muito impróprio (por sua lógica linear) para que a gente entenda a linguagem simbólica e representacional que se manifesta nos sonhos. Depende da gente se treinar ou recorrer a alguém treinado para que se possa traduzir essa conexão simbólica do sonho com a realidade vivida. Eles (os sonhos) têm a ver com a sua realidade. Falta alguma abertura, em você, para criar uma conexão melhor entre os símbolos dos sonhos e o que você vive, que é o que estou exemplificado a todos aqui neste bate-papo.

nil fala para Convidado: O QUE SIGNIFICA SONHAR COM DENTE OU SAPATO, TODA VEZ QUE SONHO COM ISTO MORRE ALGUÉM QUE CONHEÇO OU SEI DA MORTE DE ALGUÉM, ISSO É VERDADE?
Dr. Luís Vasconcellos: Nil, se você já fez a relação entre o sonho e a conseqüência, pode existir uma conexão, mas o inconsciente só se serve dela porque é um significado já comungado com a consciência.
Mas, por quê o dente e por quê o sapato? São duas polaridades diferentes. O sapato é de polaridade feminina (recebe a ação) e o dente é de polaridade masculina (aquele que age, penetrando). Mas para responder ao por quê deles aparecerem conectados com situações de perda ou luto, precisaríamos analisar individualmente.

paola fala para Convidado: sonhei que estava dentro de um avião e o avião explodiu e fui p/ um lugar que nunca vi, acho que eu estava dentro de um caixão e via minha família chorando por mim. O que isso significa?
kelen pergunta para Convidado: Sonhar que esta dentro da sepultura ou no caixão morrendo ... e depois quando eu acordo logo sei noticia de alguma morte às vezes parentes outras nem conheço.. isso me dá medo e às vezes entro em pânico à noite antes de dormir .. o que seria isso
Dr. Luís Vasconcellos: Paola e kelen, você está em um outro processo evolutivo. Você está circunscrita e delimitada por um avião fechado, com pessoas desconhecidas, e ele explode. Já interpretei aqui o sentido do túnel e o das paredes que circunscrevem nossa caminhada na vida. Você, no sonho, após uma explosão (fogo / transformação / fim de um processo) foi parar em uma dimensão diferente, um outro lugar (desconhecido) e nota que vc. está morta pelas reações dos outros. Este é um tipo de sonho que indica que vc. já pode estar, em vida, experimentando outras possibilidades e alternativas de ser você mesma. Vc. já "quebrou" o seu eu rotineiro, já desligou um pouco o piloto automático. Naturalmente, quando nos transformamos, nem todo mundo gosta e há reações positivas e negativas a nossas mudanças. Quando a gente muda, as pessoas que nos conhecem querem nos cobrar a coerência que tínhamos (no Eu rotineiro e conhecido). Às vezes a mudança é muito profunda e há uma quebra maior nas rotinas (de ser, de pensar etc.). Se sofremos mudanças não dá mais para continuar sendo a mesma...
Essas possibilidades novas de ser são o passo evolutivo seguinte. O caixão aberto é porque você morreu (de algum modo, mas não fisicamente), ou melhor; uma dimensão pessoal conhecida de todo mundo e costumeira morreu.
Este é um sonho de "renascer" e você percebe que os outros estão reclamando dessa mudança. Não se pode esperar autorizações e elogios de todo mundo quando vivemos uma transformação. Alguns vão deixar de nos acompanhar, alguns vão fazer "caras e bocas de desagrado" e exigir que vc. volte a ser o que sempre foi... Estes não serão os seus amigos e companheiros de jornada no futuro. Paciência!
O que quero dizer é que, nestes momentos temos que esquecer estas referências externas e nos concentrar nas experiências internas; de modo a criar, no nosso silêncio e intimidade, uma condição para a compreensão das mudanças que estiverem acontecendo. Só depois de viver nosso processo íntimo a gente deveria partir para a troca de idéias com os outros e não antes e/ou durante o processo, quando estamos ainda inseguros quanto aos limites e alcances que ele possa ter dentro de nós.

loirajose fala para Convidado: por favor....gostaria de saber o significado do sonhar com dentes, pois toda vez que isso acontece alguém morre...
Dr. Luís Vasconcellos: Loirajose, já vi essa conexão algumas vezes, mas depende de como esse símbolo se apresente para cada um.

david_beckham fala para Convidado: o que significa sonhar que está levitando e não conseguir falar?
maverick-gt fala para Convidado: Viagem Astral...Isso e possível? Como você interpreta essas pessoas q dizem sair do corpo?
mary fala para Convidado: o que significa sonhar que está voando batendo os braços como se fossem asas?
debora-usa fala para Convidado: O Dr.acredita em projeção astral INVOLUNTARIA ou algo do tipo durante o sono?
Dr. Luís Vasconcellos: Maverick-gt, david_beckham, debora-usa e mary o próprio fato da gente dizer que se trata de uma "viagem fora do corpo" já é uma explicação e já constitui uma interpretação, mas há outros modos de se ver os mesmos símbolos.
Por exemplo: Toda vez que você está sonhando, de algum modo você está "fora do corpo". O nosso plano consciente está conectado e circunscrito aos limites do corpo, pois esta é a missão dele.
Vice-versa, no plano do Inconsciente as leis materiais não reinam. As pessoas que experimentam uma "soltura do corpo" podem explicar essa experiência como sendo uma viagem astral, mas prefiro dizer que isso é uma explicação, pois precisamos sim é de usar o símbolo que aparece e não submete-lo a categorias pré-concebidas. Colher a energia desse símbolo pode ser mais relevante, manter-se centrado na experiência. Pessoas têm experiências de "outras vidas" e afirmam que estas aparecem em sonhos. Ora, dizer que se tratam de "memórias de outras vidas" já é uma interpretação e uma explicação. O nosso campo consciente adora "explicações". Minha experiência ensinou que as "explicações", muitas vezes, nos afastam da compreensão e da vivência plena da experiência. Não vou dizer se há ou se não há existência fora do corpo, pois o que importa é a gente compreender e aplicar nossa capacidade de entendimento ao símbolo envolvido. Também é assim agindo que podemos aproveitar os significados desses símbolos para a vida cotidiana. Às vezes as explicações não nos ajudam a usar, de modo prático, as "representações" que aparecem em nossos sonhos. A linguagem do Inconsciente é representacional, faz analogias para dizer as coisas, monta cenas para nos contar uma história (como nas parábolas e lendas) e não devem ser entendidas em seu sentido literal. Alguns símbolos aparecidos e experiências acontecidas são difíceis de se traduzir em uma linguagem cotidiana.

Dr. Luís Vasconcellos: Pessoal, o portal onde colaboro na sessão Psicologia é o www.somostodosum.com.br. (O seu Portal para o Auto Conhecimento...) Se vocês escreverem www.somostodosum.com.br/lavasco já vão cair direto na minha página. Existe uma janelinha com uma chamada para "interpretação de sonhos on line" assim como diversos artigos escritos a respeito de variados assuntos. Para quem quiser falar comigo pessoalmente, os números são (0xx11) 5549-3867 e 5571-6435.

Fico muito grato a esse convite que a Ana Maria Braga me fez. Foi-me dada oportunidade de tratar de uma parte da nossa vida tão negligenciada e ao mesmo tempo tão vital para todos.
Fiquei feliz também pelo resultado deste nosso bate-papo!
Agradeço às perguntas de todos e sinto muito que não tenha dado tempo de responder a todos.
É do meu interesse ampliar essa discussão.
Obrigado pela participação e um abraço a todos vocês!

Psiu.com-3: Pessoal, o bate-papo de hoje fica por aqui. Obrigada a todos pela participação e até amanhã!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.




Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa