Menu

BatePapo no UOL em Março de 2001

por Luís Vasconcellos em Psicologia
Atualizado em 17/04/2001 14:13:15


Bate-papo com Luís Vasconcellos

Terapeuta e estudioso da "Voz do Inconsciente" conversou, no auditório Dante Alighieri,
sobre o mecanismo e a interpretação dos sonhos, sobre a intuição e demais fenômenos
gerados pelo subconsciente. Luís também é colaborador do site vidanova.com

Participaram do Bate-papo 1505 pessoas
Este bate-papo aconteceu 11/03/2001, às 17h00


O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas


(16:55:27) Vinícius Segalla/UOL: O UOL agradece a presença de Luís Vasconcellos no Bate-papo. Bom papo a todos.

(16:56:30) Luís Vasconcellos: Boas vindas aos nossos parceiros de bate-papo, e que esta seja uma situação de aprendizado para todos e principalmente para mim. Vamos trocar idéias e falarmos sobre psicologia aplicada à vida.

(16:56:44) paulinho fala para Luís Vasconcellos: boa tarde luiz

(16:57:32) Julio - Atibaia fala para Luís Vasconcellos: Boa tarde Luis Vanconcellos...

(16:56:48) sandro fala para Luís Vasconcellos: olá luis. gostaria de saber se seu estudo sobre os sonhos se baseia na ciencia clássica ou se parte para a metafísica

(16:58:19) Luís Vasconcellos: Sandro: Meu estudo sobre os sonhos se baseia no valor que ele possa ter para nossa vida prática e nesse sentido, é menos importante o valor teórico do fenômeno.

(16:58:24) Alessandro/Pr fala para Luís Vasconcellos: Como Jung via o sonho?

(17:00:49) Luís Vasconcellos: Alessandro/Pr:: Jung via os sonhos como a manifestação do incosciente mais profundo. Essa manifestação espontânea do inconsciente é de grande valia para nosso crescimento e desenvolvimento psicológicos. É uma informação sobre a qual podemos ter inteira confiança sobre suas origens. è o melhor caminho para o auto aprendizado.

(17:01:02) Daniele fala para Luís Vasconcellos: Oi Luís... é um Pazer participar desse Bate Papo com você!!!!

(17:00:50) malinho fala para Luís Vasconcellos: Eu queria saber o que significa sonhar com morcegos perseguindo você!

(17:03:02) Luís Vasconcellos: malinho: morcegos significam seres aterrorizantes. Você sonha com eles porque alguns aspectos seus não são bem aceito por você, por isso eles o perseguem. A situação geral do sonho poderá dar indicações da natureza do que você teme, mais não posso falar.

(17:05:58) Luís Vasconcellos: Pessoal, no site vidanova.com eu tenho um serviço de interpretação de sonhos on-line. Aqui nesse momento eu pouco poderia fazer por uns poucos participantes, de modo que vou preferir discutir a "experiência do sonhar" de uma maneira mais abrangente. Podemos falar também de outros fenômenos associados à experiência do inconsciente.

(17:03:13) Cíntia fala para Luís Vasconcellos: Boa tarde Luís! Qual relação você faz entre os sonhos e a realidade?

(17:08:42) Luís Vasconcellos: Cíntia: Geralmente o que sonhamos guarda alguma relação importante com a experiência vivida. Porém temos que aprender que a linguagem dos sonhos usa de representações, analogias e então temos que aprende a associá-la a vida prática. As pessoas que tem idéias originais, que são inventivas ou criativas, e geral poderíamos dizer que elas sonham acordadas porque vão sempre além do que está posto na realidade. você há de convir que assim a vida fica bem mais gostosa.

(17:06:47) fabiana fala para Luís Vasconcellos: o que significa sonhar com fatos acontecidos no mesmo dia 

(17:10:13) Luís Vasconcellos: fabiana: se o sonho repete conteúdos do dia-a-dia, dificilmente ele se limita a isso, então temos que ver o que mais na situação do sonho possa representar a nossa reação inconsciente ao que foi vivido por nós.

(17:09:22) S@R@ fala para Luís Vasconcellos: BOA TARDE! O QUE VC ACHA DAS PESSOAS QUE SONHAM E FALAM O QUE VAI ACONTECER COM AS PESSOAS? DEVEMOS ACREDITAR NOS SONHOS DELES OU OS NOSSOS?

(17:13:17) Luís Vasconcellos: S@R@: Tanto você quanto eu, quanto qualquer um de nós pode vir a desenvolver esta capacidade antecipatória. Chamamos isso de intuir. Me diga se você muitas vezes não viveu situações em que você DEPOIS de vivê-la, verifica que devia ter feito isso ou ter feito aquilo como se soubesse de antemão. A questão é: temos que estar dispostos, relaxados e abertos para a informação do inconsciente, se não ela nos escapa inapelavemente.

(17:10:51) Ana fala para Luís Vasconcellos: Boa Tarde!Eu gostaria de saber se sonhar com uma pessoa morta significa que isso vai acontecer?

(17:16:36) Luís Vasconcellos: Ana : Não significa que isso obrigatoriamente isso vá acontecer. Muitas vezes estamos em relação a essa pessoa que aparece morta no sonho e algo nesta relação ou nos sentimentos que nutríamos em relação a ela mudou e nunca mais voltará a ser o mesmo. Você pode sonhar que perdeu alguém e no entanto estar sonhado com aspectos dela para os quais você não dá mais o mesmo valor. Ela parecerá morta aos seus olhos. "Olhos do sentimento fazem muito isto."

(17:19:23) Vinícius Segalla/UOL: Clique aqui para conhecer o site Vida Nova.com, onde Luís escreve artigos sobre psicologia, sonhos e astrologia

(17:13:23) Daniele fala para Luís Vasconcellos: Por que sonhamos?!

(17:20:10) Luís Vasconcellos: Daniele: Nossa vida diária nos ocupa do sistema nervoso em todo tempo em que estamos no estado de vigília. Ao entrarmos no estado de sono, esta nossa parte consciente praticamente se desliga. O que se desliga é o nosso pensamento dirigido e passam então a atuar outras áreas do nosso sistema nervoso e que são autônomas em relação ao nosso pensamento dirigido. Essa atividade nos compensa, nos equilibra, nos conforta e acredite, caso você parasse de sonhar em poucos dias você perderia qualquer condição de organizar seus pensamentos emoções, sensibilidade e acabaria "doidinha da silva".

(17:16:40) Lily fala para Luís Vasconcellos: É verdade que os nossos sonhos refletem aquilo que queremos ser ou fazer, mas a sociedade, a nossa moral nos impede?

(17:23:35) Luís Vasconcellos: Lily: Nossa percepção é historicamente determinada, resultando da acumulação de séculos e séculos de contribuições de natureza cultural, racial e familiar. Ela é educada e treinada para "interpretar" de formas prescritas o que somos assim como aos outros, aos objetos, situações etc. Somos sugestionados a acreditar em uma espécie de fofoca muito bem fundamentada a respeito de nós mesmos e do mundo. De uma maneira inconsciente limitamo-nos a repetir o que nos é ensinado e percebemos tudo e todos dentro de uma ótica ao mesmo tempo sentida como pessoal e própria, assim como coletiva e social. Temos assim explicações convenientes para tudo e sentimo-nos racionais, lógicos, inteligentes e coerentes enquanto agimos, pensamos e interpretamos tudo e todos sob nossa ótica pessoal / coletiva. Banimos de nossas controladas e disciplinadas vidas a dúvida, a perplexidade, a aventura perante o Desconhecido.

(17:21:12) Carla fala para Luís Vasconcellos: O que vc me diz dos sonhos em que nos vemos fora do corpo , simplesmente observando-o?

(17:26:33) Luís Vasconcellos: Carla: O inconsciente é pluridimensional. Em assim sendo, não está preso aos limites do tempo e do espaço em nennhum sentido imaginável. De tal modo que é possível nos vermos sob perspectivas inimagináveis e muitas vezes chocantes.

(17:23:43) Chico e Juliana fala para Luís Vasconcellos: Por que temos sonhos repetidos ? O que isso significa ?  

(17:29:30) Luís Vasconcellos: Chico e Juliana: Temos estes sonhos porque de alguma maneira a nossa consciência não está assimilando área inteiras de nós mesmos. Muitas vezes voltamos as nossas costas para sentimentos, impulsos, desejos, intuições e se estes conteúdos nos são muito necessários à vida, podem ficar como conteúdos repetitivos em nossos sonhos. Basicamente: o inconsciente está mandando uma mensagem, mas para o consciente ainda "não caiu a ficha".

(17:25:05) marta fala para Luís Vasconcellos: Jung diz que nos sonhos podemos ver nossa sombra. como podemos reconhecê-la em sonhos, já que, segundo ele, vivemos tentando escondê-la atrás de outros símbolos que as despistem?

(17:31:55) Luís Vasconcellos: marta: Cada um de nós nasce com uma bagagem própria, tendências e potenciais a serem atualizados em vida. Somos como uma semente que carrega em si mesma - potencialmente - as direções do desenvolvimento e crescimento humano, tanto no geral quanto no particular. Mas, como sementes que somos, em nosso desenvolvimento somos forçados a uma adaptação ao meio ambiente natural, familiar e cultural. O contato com o meio estabelece quais potencialidades serão mais estimuladas e efetivamente exercidas. Ou seja, o meio ambiente humano ensina à criança o que é certo e o que é errado; ensina o que deve e o que não deve ser feito, pensado, sentido, observado e assim por diante. Isto cria em todos uma fronteira de diferenciação entre o que cada um é - o que cada um deseja ou pretende - e o quê de cada um é possível efetivamente ser exercido ou expressado na situação familiar e social - o que a cultura deseja e ordena.

(17:27:53) Juninho fala para Luís Vasconcellos: As vz sonhamos situações vividas na realidade mas com os personagens trocados.........qual é o significado???

(17:34:47) Luís Vasconcellos: Juninho: Nessas horas o sonho está procurando fazê-lo lembrar que há uma conexão entre você e a outra pessoa. Muitas vezes pode ocorrer de um de nós ter uma opinião e o outro a oposta. A oposta existe também em você, ainda que você eventualmente não goste dela ou não se identifique com ela. O inconsciente faz com que você se confronte com este fato.

(17:30:30) claudio fala para Luís Vasconcellos: Como assim "perderia qualquer condição"? ;não sonho há anos e tenho uma vida sadia e normal

(17:35:33) Luís Vasconcellos: claudio: Você sonha sim, todas as noites, apenas não se lembra. Não aprendeu a se lembrar deles. Saiba que pessoas submetidas experimentalmente a condições que as proibissem de sonhar apresentavam exatamente os sintomas e conseqüências de que falei antes.

(17:34:28) Luci@na fala para Luís Vasconcellos: Os sonhos podem nos mostrar trechos de vidas passadas?? Como identificar isso?

(17:37:39) Luís Vasconcellos: Luci@na: Esse é um tema difícil, porque ao dizer que o sonho se refereàs vidas passadas você já está usando uma explicação muitas outras explicações são possíveis, porque o consciente é pródigo nelas. Dê uma paradinha, procure nada explicar e veja o que pode este sonho acrescentar à sua experiência humana nesta vida.

(17:36:54) marcio rocha fala para Luís Vasconcellos: Luís, se os sonhos são manifestações do inconsciente, como interpretá-los diante de tanta subjetividade?  

(17:39:34) Luís Vasconcellos: marcio rocha: A subjetividade é uma condição absolutamente normal de todos nós. O que chamamos de "realidade" é o mundo real mais tudo aquilo que cada um de nós projetou sobre ele, e nisto vai interesses, expectativas, desejos, preferências, preconceitos etc.

(17:37:40) Dayse fala para Luís Vasconcellos: Você sonha sim, todas as noites, apenas não se lembra. Não aprendeu a se lembrar deles." Não aprendeu ou algo no consciente impede que se lembre?

(17:41:39) Luís Vasconcellos: Dayse: Algo no consciente muitas vezes faz com que não nos lembremos de nada. O funcionamento cerebral do consciente tem poder demais nos nosso dias, e simplesmente consegue cortar ou inviabilizar a expressão autônoma do inconsciente. Temos que ser cuidadosos ao acordar, fazê-lo mais lentamente, sem sobressaltos e dedicar alguns minutinhos à colocar no papel um resumo bem sucinto do que ocorreu nos nossos sonhos. Com o tempo e o exercício dessa simples prática aumenta o diálogo entre o consciente e o inconsciete. Insista um pouco e logo verá resultados.

(17:39:38) Creusa fala para Luís Vasconcellos: Dr. nossos sonhos podem realmente indicar um diagnostico para alguns dos desvios de personalidade, como reconhece-los e como trata-los??

(17:46:29) Luís Vasconcellos: Creusa: Eu diria que quase sempre o inconsciente quase sempre está a compensar a nossa atividade consciente. Deste modo ele nos equilibra, mostra excessos e "cobra" de nós uma abertura, uma maior aceitação para o fato de que somos duplos e para o fato de que o nosso "outro lado" está procurando nos acrescentar alguma coisa.

(17:43:20) Débora fala para Luís Vasconcellos: O q significa inúmeras vezes sonhar c/ uma pessoa q vc não conhece e q a pessoa também não te conhece? E por quê às vezes as pessoas aparecem nos sonhos em forma de sombras q não dá p/ distingüir?

(17:48:49) Luís Vasconcellos: Débora: Bom, uma pessoa que você não conhece pode significar aspectos humanos seus com os quais você não estabeleceu uma boa relação. Muitas vezes nos sonhos fica bem claro o que este personagem representa, outras vezes não. Nestes casos temos que ver isto de modo mais impessoal, podendo representar até mesmo uma completa novidadade. Estas sombras significam algo que não está claro para você, somente a situação sonhada poderia me dar elementos para poder dizer o que isso significa. No site vidanova.com você poderá cadastrar seus sonhos e ter de minha parte respostas personalizadas, com um investimento mínimo.

(17:47:06) Denise pergunta para Luís Vasconcellos: Boa tarde. Minha pergunta se refere ao nosso tempo cronológico. Os sonhos tem uma lógica rígida em relação ao que estamos vivenciando naquele momento?

(17:52:16) Luís Vasconcellos: Denise: De modo algum, a lógica é rígida. Com frequência encontramos uma relação de analogia entre a situação do sonho e o que a que estamos vivenciando. Mas esta relação analógica sempre está lá como conteúdo do sonho.

(17:49:28) Carmita Recife fala para Luís Vasconcellos: Como já tinha perguntado antes os sonhos tem alguma validade sendo interpretado pela crendice popular?

(17:54:57) Luís Vasconcellos: Carmita: Antigamente, mesmo entre os índios, tínhamos um ou outro indivíduo com a capacidade de interpretar os significados dos sonhos. Nos momentos importantes para essa tribo, os sonhos de todos eram levados em conta e interpretados de modo a se saber qual seria "a vontade dos deuses". Claro que isto não cabe em algo como um dicionário ou uma compilação de símbolos conforme se vê hoje na crendice popular. Eles são de pouca utilidade prática.

(17:52:25) Rosangela fala para Luís Vasconcellos: ultimamente estou um pouco assustada com alguns acontecimentos, bem é que sempre quando penso em algo que poderia acontecer naquele instante acaba acontecendo mesmo assim que acabo de pensar! o que poderia ser isso???

(17:58:30) Luís Vasconcellos: Rosangela: Você é uma intuitiva. Eu penso que todos somos grandes adivinhões, porém poucos de nós estamos abertoa à essa informação. Se você tem essas experiências, isso inquieta você, compreenda que a intuição é a nossa faculdade de saber o que está depois da esquina, atrás daquele monte ou por trás daquela árvore, antes mesmo da gente chegar lá. Isto era muito mais importante e vital para toda a humanidade quando ela vivia no meio natural que podia esconder perigos e possibilidades de satisfação que escapariam aos nossos sentidos normais.

(17:55:21) Alexandre fala para Luís Vasconcellos: o que faz a gente ter sonhos? e os pesadelos? o que faz a gente ter?  

(18:01:11) Luís Vasconcellos: Alexandre: O enredo da maioria dos nossos confrontos com o inconsciente parece-se muito com a história do encontro da formiguinha de vida breve com um elefante com centenas de anos de idade. Geralmente, a formiguinha, já pequena se diminui ainda mais do que o justo e vira as costas para o elefante e pensa: se eu achar logo alguma coisa que eu possa fazer ou carregar, vou me sentir bem melhor. Cada um de nós, neste sentido, se sente mais ou menos como uma ilha no meio do oceano inconsciente. Nos arriscamos a ir até a beirada, até a linha d'água e para além... bem, ali ficam os "monstros e dragões" ocultos (irônicamente falando).

(17:59:41) ANDRÉ grita com Luís Vasconcellos: SONHAR COM MORTOS QUER DIZER O QUE?

(18:05:07) Luís Vasconcellos: ANDRÉ: Se alguém é decidido, ativo, de vontade forte e de uma auto confiança indiscutível, ele se aproxima do ideal defendido pela comunidade local, que compara a atuação de um homem comum ao "Mito do Herói"; ou seja, ele não pode ter dúvidas, vacilar, parecer fraco, demorar a tomar decisões, mudar de rumo de repente ou ainda, mostrar-se sentimental ou emotivo demais. Não ! Estas facetas humanas são incompatíveis com a definição popular de um herói. Erroneamente acredita-se que estas são características que qualquer herói que se preze deve evitar por todos os modos. Naturalmente, estas facetas são, por todos os modos, afastadas da noção de EU e vão parar em algum outro lugar que não a Personalidade consciente. São banidas do terreno pessoal. Pense comigo e faça a seguinte pergunta: se são banidas da Personalidade, se pertencem ao todo das possibilidades humanas e se, todavia não desaparecerão pelo esforço de reprimi-las, para onde elas irão? A resposta é a criação, no herói em questão, de uma espécie de pasta na lixeira do seu Ser, que poderia se chamar "nunca usar", ou "nada tem a ver comigo", ou ainda "reprimir a qualquer custo". Esta é a condição que necessita de transformação e mudança interiores.

(18:08:09) Luís Vasconcellos: Meus amigos, agradeço a presença de todos em especial aos que não puderam ter suas perguntas respondidas. Espero a visita de vocês no site vidanova.com, e também visitem a seção PSICOLOGIA onde poderão encontrar meios de se comunicarem comigo, através de e-mail ou telefone.

Um grande abraço e até a próxima oportunidade. E lembrem-se: sonhar é acordar para dentro.

(18:08:13) Vinícius Segalla/UOL: O UOL agradece a presença de Luís Vasconcellos no Bate-papo. Boa noite a todos.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.



Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa