Menu

BatePapo no Zip.Net em Abril de 2001

por Luís Vasconcellos em Psicologia
Atualizado em 09/10/2020 16:54:36


Participaram do Bate-papo 1172 pessoas
Este bate-papo aconteceu 10/04/2001, às 19h00

(20:25:05) Moderador : Luis Vasconcellos é psicólogo e está no ZipChat a convite do site Vida Nova para um bate-papo sobre sonhos. Você pode assistí-lo no ZipChat. Para isso você precisa ter o programa Real Player 8 e clicar em Veja ao vivo! Não deixe de visitar : link

(20:25:52) Luis Vasconcellos : Boa noite a todos , agradeço a presença de Vcs. esta noite e vamos passar então às perguntas que desejam fazer.

 

20:22:50) aguia : gostaria de saber porque existem pessoas que param de sonhar com o seu próprio futuro

(20:28:19) Luis Vasconcellos : aguia, as dimensões de passado , presente e futuro são manifestadas nos sonhos , porém muitas vezes se misturam em seus significados . O parar de sonhar com o futuro não esvazia em nada essa dimensão no tempo, pode haver sim uma maior ênfase , ou concentração de energia ,p. ex., no presente, naquilo que está sendo vivido, e isto é também um desafio, pois podemos modificar o vivido através de decisões , escolhas e descobertas.

 

(20:23:42) Fratelos : Luis, como posso receber uma analise de um sonho importante que tive recentemente?

(20:31:05) Luis Vasconcellos : Fratelos, entre no site link e você poderá me enviar o seu sonho. Neste serviço , que é "on line" você obterá uma resposta personalizada quanto aos seus sonhos. Evitei de propósito colocar significados gerais no site . Todas as respostas aos sonhos que me são enviados recebem a minha atenção e são dirigidas aos sonhadores de forma personalizada. Claro que , para tanto será necessário um pequeno investimento seu.

(20:33:13) Fratelos : legal, vou entrar. Obrigado!!

 

(20:31:58) Moderador : Luis Vasconcellos é psicólogo e está no ZipChat a convite do site Vida Nova para um bate-papo sobre sonhos. Você pode assistí-lo no ZipChat. Para isso você precisa ter o programa Real Player 8 e clicar em Veja ao vivo! Não deixe de visitar : link

 

(20:26:01) mila : Quanto tempo a gente sonha por noite?

(20:32:39) Luis Vasconcellos : mila, há variações de pessoa para pessoa , mas temos uma média de mais ou menos 80 a 100 minutos de sonho propriamente dito para uma média de 8 horas de sono. Há diferentes níveis ou profundidades também na experiência de sonhar , há sonhos mais e menos simbólicos.

 

20:27:49) hif : para que o sonho é importante?

(20:35:56) Luis Vasconcellos : hif, o sonho equilibra e compensa o funcionamento cerebral de modo geral. Você deve ter notado que algo se desliga quando você entra em sono, é como se trocássemos de circuito, este outro funcionamento cria compensações, equilíbrio no nosso processo psicológico e ninguém fica bem se não sonhar. Temos que dar maior abertura para as "mensagens" que o nosso inconsciente nos oferece todas as noites. Podemos imaginar que em nós a natureza maior (o inconsciente) está também refletindo e reagindo a aquilo que vivemos.

 

(20:28:32) hif : A quanto tempo vc interpreta sonhos?

(20:36:25) Luis Vasconcellos : hif, comecei por volta de 78, 79 profissionalmente .

 

(20:32:09) Morpheus - Sandman : Oi Luís, cá estou eu, príncipe dos sonhos e do sonhar. Venho para saber mais sobre os sonhos dos mortais. É fato que os sonhos do humanos são em preto e branco e desprovidos de outras sensações como tato e paladar? E é um apanhado mesmo das vivências do dia no subconsciente?

(20:40:24) Luis Vasconcellos : Morpheus - Sandman, nem todo sonho é em preto e branco e na minha experiencia pessoal, foram bastante raros. Profissionalmente vejo diariamente exemplos onde tato ou o paladar representou ou exerceu papel importante no sonho. A palavra apanhado pode significar algo desorganizado ou desarranjado e as coisas não se passam exatamente assim, os sonhos possuem sim, manifestações do subconsciente que são de gartnde relevancia, mas também muitas vezes apresentam conteúdos , digamos, mais impessoais ou com conteúdos que são de toda a coletividade e toda a humanidade.

 

(20:41:12) Moderador : Luis Vasconcellos é psicólogo e está no ZipChat a convite do site Vida Nova para um bate-papo sobre sonhos. Você pode assistí-lo no ZipChat. Para isso você precisa ter o programa Real Player 8 e clicar em Veja ao vivo! Não deixe de visitar : link

 

(20:32:12) mamá : porque que quando nós queremos muito uma coisa sonhamos com ela?

(20:42:42) Luis Vasconcellos : mamã, o sonho de desejo é comum, nesses sonhos podemos realiza-los com muito mais facilidade . Nestes sonhos antecipamos o prazer de atingir alguma meta ou propósito nosso. Já é m,eio caminho andado para 2 coisas , primeira, identificarmos nossos desejos e segundo cuidarmos da busca do prazer através de ações concretas.

 

(20:33:05) kelly : Vc já teve medo de interpretar algum sonho?

(20:46:04) Luis Vasconcellos : kelly, os sonhos nos colocam diante de desafios muito grandes. é preciso que eu me coloque de forma impessoal, e pronto pra tudo, porque pouco ou nada devo influir com minhas preferencias , características de personalidade .. etc. Não me lembro de ter sentido algo como um medo. Me parece mais comum o sentimento de ficar surpreso diante dos desafios. Entenda que cada sonho é uma aventura , quando se trata de procurar seus significados individuais, é aí que está o seu grande valor , para a pessoa.

 

(20:36:34) biuto : Todos os sonhos tem o mesmo significado?

(20:48:41) Luis Vasconcellos : biuto, de jeito nenhum. Cada sonhador tem uma experiencia ao mesmo tempo ampla e pessoal através de seus sonhos. A repetição , de um mesmo significado , a que chamamos de sonhos recorrentes, ela se transforma ou desaparece a repetição na medida em que o sonhador é ajudado a acolher o significado das peripécias que viveu em seus sonhos.

 

(20:36:35) Lili18 : Qual a diferença básica entre a interpretação freudiana e junguiana dos sonhos?

(20:50:24) Luis Vasconcellos : lili18, as diferenças são em termos de atitudes perante o inconsciente. Jung separou-se do grupo Freudiano devido às diferenças que ele via no campo inconsciente . Para Jung o termo "inconsciente" abrangia um espaço e um tempo de dimensões mais amplas.

 

(20:51:43) Moderador : Luis Vasconcellos é psicólogo e está no ZipChat a convite do site Vida Nova para um bate-papo sobre sonhos. Você pode assistí-lo no ZipChat. Para isso você precisa ter o programa Real Player 8 e clicar em Veja ao vivo! Não deixe de visitar : link

 

(20:36:39) kikre : os sonhos significam medo?

(20:53:47) Luis Vasconcellos : kikre, os sonhos ocorrem quando o nosso processo dirigido de pensamento está descansando, portanto, estamos numa relativa passividade com relação ao que possa vir em um sonho. Dentre nós as pessoas que são muito controladas ou rígidas sofrem muito mais quando o sonhar exige soltura e entrega. Confie e não tema inimigos, no seu íntimo estão guardados potenciais muito positivos , mas que as vezes em um primeiro momento podem mesmo parecer muito assustadores.




(20:39:56) ADRI : Boa noite dr eu usava drogas ,e agora eu parei por diversos motivos: eu sonho todas as noites com drogas e mais drogas ,,,o que eu faço ,,,não quero mais isso ,,tenho 20 anos,,,

(20:58:12) Luis Vasconcellos : ADRI, a sua decisão consciente de não mais usa-las terá que ser repetida dia a dia , pois ha muitos fatores sedutores na experiência com as drogas, além de que condicionamentos e hábitos estabelecidos. O seu processo de libertação das drogas virá paulatinamente. Intimamente ainda há desejos , acolha-os como uma oportunidade de você ir paulatinamente despedindo-se desta ADRI que das drogas se fez próxima. Você terá que despedir-se ainda um pouco mais do que havia de sedutor no uso da droga. Procure descobrir as razões intimas que te levaram à droga.



(20:41:08) Ket : Luis, gostaria de saber qual a interpretação que vc dá sobre os sonhos que temos baseados nos acontecimentos do dia anterior? explicando melhor: se me acontece algo hoje e acabo sonhando com aquilo na mesma noite, gostaria de entender melhor essa relação.

(21:01:00) Luis Vasconcellos : ket, o dia a dia foi experimentado por você e pelos seus sentidos, ao mesmo tempo todo o seu corpo reage ao vivido. Claro que, muito disto , nem percebemos. Ao darmos atenção a estes sonhos podemos ter claros indícios, ou sinais daquilo que , p. ex., sentimos durante o dia, ou daquilo que intuímos durante o dia.

 

(20:45:38) Nanda : Oi, Luís! Estou no 1º período de Psicol. e estou encantada com as teorias de Freud. Vc acha que todos os nossos sonhos têm alguma mensagem importante?

(21:02:55) Luis Vasconcellos : Nanda, não há mensagem mais espontânea do que esta, procure olhar para os seus sonhos com um minimo de explicação/teoria e um máximo de compreensão/desprendimento .

 

(20:46:17) kikre : Os sonhos realmente podem ajudar a desvender algum problema da pessoa?

(21:04:08) Luis Vasconcellos : kikre, realmente vivo todos os dias esta possibilidade. Nos sonhos podemos , mas não sempre, encontrar chaves e soluções para paradoxos e enigmas que nos desafiam.

 

(20:46:29) Ket : Qual é a sua abordagem?

(21:07:09) Luis Vasconcellos : ket, eu sou um psicólogo que segue, o mais das vezes, a psicologia analítica de Carl Jung, mas o psicólogo estuda a vida inteira, e está sempre aprendendo. Uma das coisas importantes que eu aprendi é que estamos a cada dia solucionando desafios ao nosso desenvolvimento , crescimento e evolução. Portanto temos que ser entusiásticos com relação as nossas possibilidades e alternativas.

 

(20:46:30) pri : Vc já conseguiu salvar a vida de alguém com alguma interpretação

(21:08:23) Luis Vasconcellos : pri, não exagere. Já esclareci coisas muito importantes e as decisões que foram tomadas foram boas para as pessoas.

 

(20:46:39) bbb : os bebes também sonham?

(21:09:21) Luis Vasconcellos : bbb, sonham sim, apesar que seu campo consciente é muito tênue e talvez nem precise ser desligado, deve ser uma experiência sempre rica e intensa. Por não existirem ainda barreiras entre o Ego ( em formação) e o Inconsciente eles provavelmente sonham acordados o tempo todo.

 

(20:48:40) divina : gostaria de saber porque às vezes sonhamos que estamos caindo e, de repente acordamos

(21:11:11) Luis Vasconcellos : divina, nos sonhos estamos "desconectados" , porém uma espécie de embaixador nosso nos representa nos sonhos, ele tem um poder relativo e pode ,sim influenciar decisivamente no desenvolvimento e no delineamento dos conteúdos dos sonhos.

 

(20:48:40) sonhis : os sonhos não podem ser uma forma de satisfação.. por exemplo.. eu quero muito uma coisa, mas como não consigo eu sonho com ela para pensar que sou feliz?

(21:11:53) Luis Vasconcellos : sonhis, já falamos hoje, que este é o tipo de "sonho/desejo".

 

(20:49:35) Cris : Luís, nós podemos descobrir à personalidade de uma pessoa através do seus sonhos?

(21:14:33) Luis Vasconcellos : Cris, podemos sim , mas com freqüência de forma apenas derivada, pois é comum sonharmos exatamente com o oposto e o complemento daquilo que somos ou fazemos no âmbito da nossa personalidade. O trabalho com a interpretação dos sonhos, busca justamente ativar a ponte entre a personalidade e o inconsciente. Este é , a meu ver o maior valor prático de procurarmos compreender e acolher os significados dos nossos sonhos.

 

(20:46:37) Nanda : O sonho, geralmente é uma forma de dar asas ao desejo, ou nem sempre?

(21:16:57) Luis Vasconcellos : Nanda, o equilibrio psicológico pode significar que estamos a meio entre a fantasia e a realidade. Nenhuma das duas deve "ganhar a disputa". Caso isto ocorra nos definimos como realistas/pessimistas (os que pouco sonham possibilidades novas em suas vidas) e os fantasiosos/ingênuos que preferem fugir à realidade .

 

(20:51:35) Nanda : Se eu compreendo o sentido de um sonho que vem se repentindo, eu naturalmente paro de sonhá-lo?

(21:18:07) Luis Vasconcellos : Nanda, provavelmente os significados que se repetiam sofrerão transformações , evoluções e novos desafios se oferecerão.

 

(20:51:38) pri : como se explica sonhos indutiveis?

(21:21:04) Luis Vasconcellos : pri, podemos sim induzir significados e experiências em nossos sonhos. As pessoas variam muito na capacidade de interferir ou não nos seus sonhos. Como eu disse, está lá o "embaixador do eu" atuante no sonho, porém um exagero aí, muita capacidade de controle ou seletividade é preocupante, pois pode significar que o reino do eu está muito rígido , ou inflexível, e este não é um bom caminho.

 

(20:57:22) jones : olá!! vc é especialista em sonhos?

(21:21:52) Luis Vasconcellos : jones, interpretar sonhos é uma das exigências do trabalho e um dos desafios para o psicólogo que lida com os fenômenos do inconsciente.

 

(21:01:15) Cris : Através do sonhos podemos detectar algum tipo de distúrbio psicológico?

(21:22:21) Luis Vasconcellos : Cris, sem dúvida. Em nossa vida diária estamos vivendo o que eu chamo de "processo dirigido". Quando dormimos ele se desliga e o inconsciente fornece preciosas informações quanto a distúrbios , mas também quanto a potencialidades , qualidades ou talentos que estiveram ocultos e neste sentido os sonhos , além de ajudar a um diagnóstico p.ex. também apontam potencialidade naturais que estão à espera dentro de cada um de nós.

 

(21:06:28) Fabiana : Boa noite! Fico confusa quando sonho, às vezes acho que é resquicio do dia/semana, mas muitas coisas ocorrem como premonições.

21:27:47) Luis Vasconcellos : Fabiana, os sonhos são pluridimensionais. Neles não existem , muitas vezes, as naturais barreiras e limites espaciais, e muito menos prendem-se os sonhos às barreiras temporais. Porém nem sempre o fato de sonhamos com alguma coisa que não aconteceu ainda significa que obrigatoriamente vá acontecer. Temos que considerar o sonho de desejo e o sonho que traduz nossos interesses ou necessidades.

 

(21:07:16) Aline : o senhor é psicanalista ?

(21:30:12) Luis Vasconcellos : Aline, todos somos estudiosos da psique, porém ficou para os Freudianos o nome de psicanalista. Eu não sou um freudiano típico , ainda que me sirva bastante desta linha.

 

(21:09:30) Cris : Luís, se uma pessoa só tem sonhos relacionados a acontecimentos ruins, isso significa que alguma coisa na sua vida não vai bem ,enfim, que ela precisa melhorar?

(21:34:09) Luis Vasconcellos : Cris, quando você está em crise seu mundo parece "fora de órbita," não há certeza de nada e a insegurança é grande. Isto se transfere ao ambiente do sonho, nestas fases é muito importante identificar por quê você chama de ruins a esses acontecimentos, aí pode estar a razão de você, p.ex., rejeita-los , fugir deles , evitá-los de todos os modos. Todos podemos ter no nosso íntimo como que áreas proibidas das quais fugimos por todos os modos, é esta condição que precisa ser superada através do entendimento e da compreensão .

 

(21:16:09) Fabiana : O seu trabalho ocorre em grupos ou tem caráter individual? A história de vida do indivíduo contribui para 'a interpretação do sonho'?

(21:40:13) Luis Vasconcellos : Fabiana, o meu trabalho tem caracter mais individual , porém desde 1981 venho tendo uma experiência muito enriquecedora com a terapia de casais. É muito interessante descobrir como os pares de opostos se atraem na vida real. O mesmo se passa em nosso íntimo quando há desenvolvimento e amadurecimento psicológicos, os outros são o espelho de nosso íntimo , em especial aqueles que mais convivem conosco. Continuando, a história de vida do indivíduo contribui sim, p.ex., se uma pessoa sonha com uma sala aconchegante podemos tirar diferentes conclusões apenas pelo fato do sonhador ser homem ou mulher, ser jovem vivendo com a famílias dos pais ou estar vivendo em sua própria casa . Temos que considerar, no mínimo, seu sexo, idade , cultura e não esquecer que envelhecer é obrigatório, mas amadurecer é opcional.

 

(21:16:15) Leonardo Rochedo : Boa noite! Sou sociólogo e cientista político. Obviamente que só é permitido sonhar quando dormimos, porém, gostaria de perguntar se o senhor acredita que a falta do SONO, seria, digamos, um problema do mundo contemporâneo, da transição do século XX para o XXi ou não? Em 1901 nâo havia tv!

(21:45:34) Luis Vasconcellos : Leonardo, todos incorporamos ficções sociais via educação, condicionamento e treino. O poder da civilização pode ser tão grande que nossa individualidade termine abafada. A conexão com nossa natureza maior paga, sem dúvida, o preço das nossas especializações e do nosso poder de ter boas explicações para tudo , enquanto compreendemos muito pouco. Os problemas psicológicos , advindos do stress da vida moderna crescem proporcionalmente com o aumento da vida urbana , da pouca relação com a natureza e com a relativa independência que o homem conseguiu atingir. Infelizmente o progresso que o homem conquistou para fora não foi acompanhado por um progresso correspondente no sentido inverso, ou seja, interiormente. Na modernidade observamos uma compartimentação do homem, estamos, de modo geral, nos tornando demais previsíveis, pouco espontâneos e preconceituosamente limitados em nossos pontos de vista.

 

(21:50:33) Luis Vasconcellos : Agradeço a presença de todos e peço a compreensão pois muitas perguntas ficaram sem respostas. Aos interessados convido à uma visita ao link onde sou colaborador na seção Psicologia , tenho lá muitas matérias escritas que, espero, sirvam de combustível ao processo de transformação ou evolução de todos. O meu email para suas mensagens é : ou E não deixem de visitar a página de INTERPRETAÇÃO DE SONHOS ONLINE onde poderão encontrar alguns dos sonhos já interpretados , daqueles "sonhadores" que autorizaram a publicação. Foi bom estar com vocês e muito obrigado.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.



Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa