Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Colérico (Emotivo Ativo Primário)

Colérico (Emotivo Ativo Primário)
Publicado dia 8/17/2000 5:11:59 PM em Psicologia

Compartilhe

   

Sobre o Símbolo: a parte maior do Tao, a Yang, prevalece sobre a feminina Yin. Aqui temos uma mistura potencialmente explosiva de instinto e reações rápidas (A parte mais escura). O lado menor feminino encontra-se na regência da Emotividade, mas não recebe sustento permanente (não temos encaixe que segure o lado menor) fazendo com que as pessoas em fase de desarmonia tenham atitudes as vezes impulsivas ou destrutivas. É o símbolo dos altos maravilhosos e dos baixos que podem atrapalhar os relacionamentos.

Sobre o tipo Colerico: Generosos, cordiais, cheios de vitalidade e de exuberância. Otimistas, geralmente de bom humor, têm muitas vezes falta de gosto e de medidas. Sua atividade é intensa e febricitante, porém múltipla. Interessam-se pela política; crêem no progresso e são, de bom grado, revolucionários. Dotados geralmente de aptidões oratórias e cheios de impetuosidade, são condutores de homens. Valor dominante: a ação.

O termo Colérico corre o risco de causar confusão, por evocar a idéia de cólera. Ora, se os E.A.P. explodem as vezes em cólera violenta, isso não constitui de modo algum um traço permanente nem mesmo a dominante de seu comportamento. Também podem ser denominados dinâmicos, visto que a constância de seu ardor pelo trabalho e o extraordinário consumo de energia à qual se entregam constituem sua maior característica.
Os dinâmicos são feitos para a ação improvisada, quer se lancem em um empreendimento sob o efeito do entusiasmo devido a sua emotividade, quer se comprazem com as respostas que se esmeram em dar diante de situações que exigem respostas imediatas. Do mesmo modo, desde que uma tarefa esteja concluída, e algumas vezes mesmo quando está somente em vias de conclusão, investem em outro sentido. Também é muito comum vêlos na liderança das ações. São homens ou mulheres, que se revelam nas situações graves, e são necessárias grandes infelicidades para derrubá-los. Ainda têm o segredo das recuperações espetaculares.
O repouso e todas as formas de inações lhes pesam; ao invés de cruzarem os braços, preferem inventar um trabalho. Também isso não deixa de ter seus inconvenientes: a precipitação, o espírito de aventura, a temeridade, a dispersão, a permanente hipertensão, o enfarte os espreitam.
Seus sentimentos sofrem os mesmos excessos e sua constância é problemática. Seus entusiasmos pelas idéias ou pelas pessoas resultam às vezes em condenações inapeláveis que podem ser apenas provisórias.
São inflexíveis com os fracos ou com os hesitantes. Necessitam de companheiros ardentes e infatigáveis como eles. Gostam de rodear-se de muita gente, o que confere variedade e fugacidade aos intercâmbios pessoais por que nutrem verdadeira paixão.
O papel de líder, de político ou de apresentador lhes convém maravilhosamente. Na polaridade desarmônica podem apresentar estados maniaco-depressivos.


por Sergio Scabia

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Receptividade. O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa