Home > Psicologia

Como aumentar o trânsito entre conteúdos do consciente e do Inconsciente?

por Luís Vasconcellos

Nossa história pessoal é permeada de acordos e, desacordos entre as nossas mais naturais tendências e nossa educação adquirida. Do processo de interação entre consciente e inconsciente surge toda nossa complexidade, nossos paradoxais estados de consciência, nossa criatividade, originalidade e diferenciação.
Jung dizia que "O campo consciente é um processo momentâneo (situado e localizado) de adaptação à vida, caracterizando-se por um processo de relativa autonomia, guiado por uma capacidade de julgamento dirigida a um determinado fim ou meta, unilateralidade, persistência, estabilidade, regularidade e fidedignidade. Ele lida bem com a dimensão do ESPAÇO.

Em cada indivíduo é necessário que este processo seja tão estável e definido quanto possível, pois as exigências da vida o exigem. Mas estas qualidades trazem consigo também uma grande desvantagem: o fato de serem dirigidas para um fim encerra a inibição ou o bloqueio de todos os elementos psíquicos que parecem ser, ou realmente são incompatíveis com ele, ou são capazes de mudar a direção pré estabelecida e, assim, conduzir o processo a um fim não desejado. Mas, como se conhece que o material psíquico paralelo é "incompatível"? Conhecemo-lo por um ato de julgamento que determina a direção do caminho escolhido e desejado. Este julgamento é parcial e preconcebido, porque escolhe uma possibilidade particular, à custa de todas as outras. O julgamento se baseia, por sua vez, na experiência, isto é, naquilo que já é conhecido. Via de regra, ele nunca se baseia no que é novo, no que ainda é desconhecido e no que, sob certas circunstâncias, poderia enriquecer consideravelmente o processo dirigido.

A unilateralidade é uma característica inevitável, porque necessária, do processo dirigido, pois toda direção implica unilateralidade aumentando a tensão entre os opostos dentro de nossa natureza maior.
Tendências opostas podem vir a se chocar e mergulhamos em contradições, atos falhos, esquecimentos, conflitos e paradoxos. Quanto mais capazes formos de nos aproximar do Inconsciente tanto menor é a possibilidade de surgir uma forte contraposição, a qual, quando irrompe, pode ter conseqüências desagradáveis.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 08/09/2009 11:51:52

Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.

Visite seu Site
Email: luisvasconcellos@hotmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Não conheço o horário de meu nascimento...
Umbanda - A alegria dos filhos de fé
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 20 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa