Menu

Como se blindar dos abusos de uma mãe narcisista perversa?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:28


Sabe aqueles dias em que você se percebe super feliz em meio a um prazer inequívoco de existir? Aqueles dias de plenitude e de tranquilidade inevitáveis que por vezes todos nós passamos na vida? Quando efetivamente nos soltamos abandonando todas as nossas defesas? Se você tiver uma mãe narcisista perversa, por mais distante que ela esteja, ainda assim ela estará à espreita funcionando como um radar em busca destes preciosos momentos para poder entrar em ação com sua conhecida destrutividade.

Agora preste muita atenção, porque vou lhe revelar uma receita infalível, para que não só os seus melhores momentos permaneçam inquebrantavelmente protegidos, como toda a sua vida:

Inúmeras vezes você deve ter se perguntado como que ela consegue até os dias de hoje lhe capturar tão bem a ponto de conseguir a façanha de fazê-lo ruir em poucos segundos e quando menos você espera.

Enquanto ela viver, pode ter certeza, de que em absolutamente todas as suas melhores situações, ela irá causar encontrando uma forma de agir contra, pois jamais alguém do seu alcance poderá brilhar mais do que ela mesma, exatamente como ocorre nos contos de fadas.

Ela até pode vir com uma fala mansa, que por alguns instantes ampliarão ainda mais a sua sensação de bem-estar, mas esta é apenas mais uma estratégia para que logo na sequência, o destino certeiro de lhe quebrar aconteça com maior eficiência. E ela novamente triunfará sendo o centro das atenções, e não mais o evento ou a situação boa que segundos atrás você vivenciava. Afinal, somente ela tem o direito de ser solar, de ser especial e de ser a única que pode brilhar.

Se você vai bem no trabalho, ela o destrói em meio a toda sorte de argumentos visando lhe desconstruir em seus méritos. Se vai se casar, e este é o seu momento, ela de tudo fará para ser o centro das atenções e não você. Tentará por todos os meios quebrá-lo, quer seja por uma briga, um mal-entendido, ou pasmem, até por uma possível doença. Fará este circo de terror em todos os seus melhores momentos e conquistas pessoais. Tenho historias de pacientes que tiveram grandes problemas em suas formaturas, em suas festas de 15 anos, quando puderam tê-las...

A conexão para lhe rastrear caminha desde a época em que se formou o seu cordão umbilical. Enquanto você não cortar este lastro, numa frequência ativa, ela pode lhe monitorar em suas alegrias e conquistas, capturando-o onde quer que esteja. Não há paz permanente porque ela não o rompe, pois não quer admitir que você seja livre, quer ter o controle absoluto sobre sua vida para que você jamais apareça ou brilhe mais do que ela. Um adoecimento feroz.

Se estiver feliz do outro lado do planeta, e não rompeu com este laço por um ato de humanidade, ainda assim ela vai lhe encontrar nessa frequência e com seus papos estratégicos conseguirá chegar no ponto de lhe desestabilizar por completo como sempre o fez. Não se iluda, sempre foi assim e sempre será enquanto essa frequência estiver ativa. E não pense ou imagine que alguém que nunca viveu neste tipo de trama poderá acolhê-lo em sua profunda e dramática dor. Esse é o tipo de realidade que compete apenas a você desfazer, sendo totalmente inacessível e impensável para qualquer pessoa que não tenha passado por essa grave dinâmica de abuso. Portanto, não perca o seu sagrado tempo tentando pedir ajuda para quem nunca viveu situações desta ordem. É muito difícil acreditar que o arquétipo da boa mãe, além de funcionar pelo lado oposto, também pode associar-se a terríveis aspectos de perversidade que confundem não só as vitimas, mas todo aquele que estiver próximo.

Sempre falo que é devastador, mas essa palavra ainda se mostra muito pequena diante da amplitude deste drama.

Geralmente, filhos de mães perversas, ao contrário delas, são centrados nas emoções que vêm do coração, lugar por onde essas terríveis mães costumam abusar despejando os seus piores venenos.

Se você estiver se identificando com este artigo, peço que não se desespere, porque ao menos para as vítimas existe solução.

O principal antídoto, quando você for pego no impacto do ataque, é ter consciência prévia dos mecanismos narcisistas de sua mãe, tendo o seu histórico de vida com ela muito bem reprocessado em sua mente por uma boa terapia que lhe promova uma boa desidentificação com tudo o que dela sempre lhe ativou em mal-estar.

Na sequência, quando vier algum novo truque destruidor por parte de sua mãe, receba o impacto da ação prometendo-se não reagir de imediato. Prometa-se respirar pausada e bem profundamente, contando para si mesmo qual foi a emoção dinamizada em você, acolhendo e nomeando tal sentimento. Se você ficar com raiva, lembre-se de que a raiva faz parte de um mecanismo de reatividade, ou seja, é uma reação a algo que geralmente nos defende de um sentimento mais profundo e que está numa camada mais abaixo; este sentimento geralmente tem o nome de tristeza, dor, desamparo, solidão... Se chegar neste ponto, por alguns instantes, permita-se sentir esta emoção acolhendo-a, mas não ficando tempo por demais neste lugar para não ter a chance de ambientar-se nele. Apenas faça uso do local de contato no intuito de resgatar a sua capacidade de reconhecer todo adoecimento de sua mãe, de modo não reativo, porém, sábio. Na sequência, diga para si mesmo, eu sinto muito por ter uma mãe adoecida neste nível, mas esta é a mãe que eu tenho.

A partir deste momento, sem perder a sua lucidez, você poderá fazer o que lhe prouver frente à situação; poderá dar os seus limites, não abaixar a cabeça, falar para a sua mãe sobre todo o impropério feito ou até decidir não falar nada seguindo em frente. Enfim, pode fazer o que decidir e de acordo com a sua espontaneidade de sábio, porque agora você novamente se desidentificou do que estava ocorrendo não sendo reativo ou enlouquecendo de perplexidade e dor.

Este é um tema que em princípio o entristece muito, mas que ainda assim é uma realidade que deve ser tratada e observada em meio a objetividade e histórico de cada vítima. Com o tempo, ao exercerem condutas pessoais mais saudáveis, as redes neurológicas de respostas automáticas, cada vez mais responderão às ameaças, manipulações e ataques sentimentais de modo mais assertivo e não emocional.

Todos nós temos neuroplasticidade cerebral e podemos remodelar nossos cérebros, salvando nossas vidas de relacionamentos abusivos, na medida em que ativamos a nossa presença, em nossos atos.

Quanto mais despertos, melhor!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa