Menu

Como se livrar de um vício?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:15


Tudo começa com um hábito e, por pior que seja, infalivelmente acabamos nos acostumando a ele. Funcionamos ininterruptamente como máquinas biológicas que aprendem por sinal de repetição e, a partir disso, tiram as suas compensações adaptativas. Por conta de uma programação de funcionamento, mesmo que infundada, nossos cérebros acabam por inventar mil e uma desculpas para que o mecanismo físico da ação se perpetue. Mas por que será?

A resposta é que todos nós funcionamos para sobreviver. Nossos corpos, ou seja, as nossas máquinas biológicas não têm reflexão alguma sobre seus mecanismos de defesa e, quando nos sentimos ameaçados, é aí que nasce um hábito, um vício, uma forma de ser muito distante da qual funcionaríamos se estivéssemos numa caminhada sem estresse algum.

Para reverter qualquer hábito vicioso, portanto, cada um deveria fazer uma profunda reflexão sobre a sua história de vida, buscando a origem onde tudo começou. Em geral, optar por um processo terapêutico quando apenas as memórias resgatadas não trazem a solução, também é uma excelente ideia.
As terapias de reprocessamento cerebral EMDR e Brainspotting têm maestria para a resolução deste tipo de contingente que muitas vezes nos toma a frente, passando por cima de tudo o que temos construído de bom acerca de nós mesmos e, em segundo, desenvolvendo compulsões tais como avançar em geladeiras, roer unhas, fumar ou o que seja...

Todos nós podemos nos reinventar e nos adaptar a novas e melhores experiências, basta acharmos os pontos-chaves para reorganizarmos os nossos sistemas de respostas automáticas. E mesmo após reprocessar e resolvermos os motivos, sentimentos e tendências que nos levaram a sermos assolados por tais vícios, ainda teremos algum período de tempo para alertarmos o nosso organismo como um todo, de que não mais precisamos das respostas automáticas que tínhamos à nossa revelia. O corpo precisa saber que estamos resolvidos, se não ele age de modo imediato e sem pensar. Temos que nos brecar por algum tempo até os impulsos se esvaírem de uma vez por todas.

Em curto espaço de tempo, você pode mudar um vício de uma vida e gastar a sua energia no que de fato faz sentido. Acredite em você e busque ajuda para mudar o seu circuito cerebral.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa