Menu

Crise e Transformações

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 06/10/2006 12:31:16


Todos nós estamos passando juntos pela mesma época e, portanto, pela escolha desta opção encarnatória. No decorrer destes tempos, como não poderia ser diferente (ainda bem), passamos por transformações...
Cada vez mais tenho tido a oportunidade de observar inúmeros pacientes que vêm ao meu consultório passando por um importante momento de suas jornadas, onde referenciais fortes que anteriormente davam sentido à identidade construída perdem drasticamente a força do significado e talvez o valor...

Muitas pessoas na nossa atualidade estão passando pelo que é chamado de crise existencial, ou seja, uma ruptura no sentido da vida.
Vivemos numa sociedade capitalista cada vez mais exigente. Em vários momentos nos sentimos pressionados, com metas difíceis de serem alcançadas. Vários são os motivos que podem contribuir para esse tipo de desorganização pessoal. Infelizmente a tendência é a de perceber somente tardiamente que ficamos cada vez mais distantes dos aspectos emocionais que dão sentido à vida.

Os sobressaltos do destino são inevitáveis: separação conjugal, insucesso intelectual ou profissional, perda de um ente querido, doenças, inabilidade para lidar com determinadas situações, auto-estima rebaixada.
Não existem regras para o desencadeamento de uma crise. Os acontecimentos determinantes na vida das pessoas que geraram este tipo de conflito são incontáveis. Porém, o interessante é notar que, sem exceção, todas as pessoas que buscam por auxílio nestes momentos estão muito perto de inaugurarem num novo espaço desconhecido dentro de si mesmas.

É durante esses preciosos momentos de transformação que fica evidente o quanto nós, humanos, somos sensíveis; já cheguei a observar que muitos dos que finalmente buscam por auxílio, viveram até então uma vida com toda a força e determinação - anteriormente tão explicitas - mas não entrando em contato com a delicadeza de suas almas.
Jamais perceberam sua própria sensibilidade ao ficarem - muito mais do que supunham - afetados emocionalmente por tudo o que passavam. A grande maioria caminha vestindo armaduras fortes, um dos padrões de nossa atualidade, e acaba por carregar muitos desses condicionamentos, sem ter ao menos consciência do quanto estes podem tê-la afetado de modo corrosivo.

É bem verdade que em determinados momentos a vida nos orienta para sermos duros, penso que seja ainda para proteger estes mesmos ideais e crenças. Mas, talvez, a grande maioria das pessoas perca a noção e esteja sendo dura demais consigo mesma ao não entrar em contato e validar, por exemplo, os seus "assuntos de alma", que certamente são os que dão sentido à vida, mas que por força do hábito acabam ficando mais e mais distantes de si mesma.

Na crise, o que aparece é a busca de perceber, validar e materializar todos estes assuntos, sendo que, pelo fato deles acabarem ficando muito distantes da percepção do eu, às vezes nos assustem, porque muitos deles não ficam totalmente claros.

A crise é isso aí! Um cair em si sem ainda saber quem se é de fato...
Um momento terrível e excelente de lucidez, onde se percebe que até então não se estava existindo... é uma ruptura com o que dava sentido na vida anterior, um acordar e uma repentina busca da consolidação do viver...
É a sensação de que a morte pode chegar a qualquer momento e é justamente quando você questiona se esteve vivo até então ou se é neste preciso momento que vai decidir viver naquilo que realmente dá sentido à sua existência... Pode não parecer fácil, mas é muitíssimo mais fácil do que se saber morto em vida e não fazer nada para mudar.
Neste tipo de crise, todos temos uma grande oportunidade de validar em nós mesmos nossos conteúdos e muito mais, de modo totalmente individual, podendo usufruir a liberdade e o prazer de ser aquilo que realmente somos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa