Menu

Descortine a sua depressão e se dê a chance de ser feliz...

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 13/12/2007 16:37:15


Tanto em nossa atualidade, como em toda a história da humanidade, estamos repletos de acontecimentos cíclicos sobre os estados depressivos que acometem as pessoas. Ao longo do tempo deste planeta, estes estados chegam ao nosso conhecimento em meio a diferentes nomes. A depressão em si possui vários níveis de entendimento no que diz respeito às suas possíveis causas. Sabemos, porém, que em se estando nela, a pessoa é afetada por constante alteração de seu status psicológico e que infelizmente sem a ajuda certa a tendência mais freqüente é a deste estado ir se aprofundando mais e mais num processo que acaba dificultando ferozmente a conquista de qualquer tipo de prazer e alegria na vida.

Muitos, pelo fato de não encontrarem mais saída, recorrem aos psiquiatras como última possibilidade de serem ajudados. Em determinados casos, a psiquiatria tem demonstrado ser de grande valia no sentido de restaurar um padrão mais estável em pessoas com algum tipo de sofrimento emocional sobre o qual não estão mais dando conta. Nestas ocasiões, psiquiatras, e muitas vezes neurologistas, prescrevem medicamentos, pois a dor emocional é muito profunda.
Atentem que estes medicamentos, quando bem indicados, auxiliam a pessoa sobremaneira a conseguir “forças” para a sua elaboração acerca do que está acontecendo lá dentro. Este tipo de procedimento, a meu ver, torna-se plenamente eficiente quando associado a um tratamento psicológico.
O atendimento psicológico evoca a possibilidade efetiva de uma transformação pessoal importante a ponto de ressignificar toda a história da situação emocional geradora de uma depressão, por exemplo.

Depois de determinado tempo, a pessoa acometida pela depressão entra num processo de desvitalização tão intenso que, na maioria das vezes, não consegue revertr sem a ajuda de profissionais.
Se você tiver alguma dificuldade emocional que cause algum desconforto, evite guardá-la numa caixinha dentro de si mesmo.
Este tipo de atitude só aumenta o sofrimento. Não vacile. Se não conseguir solucionar suas questões sozinho ou com amigos, busque a ajuda de um profissional.
Atente que a sua vida é única. Seus momentos aqui devem ser preciosos, prazerosos, criativos e felizes.
Busque viver sempre melhor ajudando-se. Ao abrir oportunidades para uma mudança, dê o seu enfoque existencial sem medo.

Aqui fica externada a minha opinião sobre tal necessidade. Percebam que não existe oposição quanto aos procedimentos médicos quando necessários; ao contrário, sou muito a favor deles.
Tenho, porém, uma ressalva a fazer que vai contra um processo muito comum hoje em dia, que é a crescente dependência de medicamentos alopáticos. Acontece quando a pessoa não consegue suportar uma vida com certa dose de frustrações naturais sem recorrer a medicamentos que de algum modo acabam anestesiando a consciência. Atentem que este tipo de atitude, muito comum em nossos dias, acaba por impedir as pessoas de percorrerem os seus processos de transformação pessoal, que é a tônica da nossa existência.

Quando ouvimos o comentário de que a pessoa está vendo tudo cinza e está deprimida, ele é verdadeiro, porque de fato a pessoa realmente enxerga dessa forma por estar com a atenção direcionada a algum aspecto depressivo.
Em nome de se solucionar esta situação é que falaremos inicialmente de um ambiente terapêutico, sendo que este necessariamente precisa ser acolhedor, para que a pessoa se sinta totalmente à vontade, não ameaçada e, assim, poder expor os aspectos importantes de si mesma.
Busque ser feliz e viver a sua vida com todo o colorido que existe e não em preto e branco, ou em tons de cinza...

- Você merece ser feliz. Aja!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa