Home > Psicologia

Dois mundos que se alternam: Consciência de vigília e Inconsciência durante sono

por Luís Vasconcellos

O Sonho é um produto da nossa psique. Ele tem origem em uma zona que podemos apelidar de "Além do ego" e, a grosso modo, de Inconsciente.
Somos portanto, no mínimo, duplos. Em uma analogia podemos dizer que ao Ego Consciente caberia o poder executivo, ou seja, EXERCER o comando das ações no mundo, enquanto que AS DEMAIS PARTES "deliberariam" - como em um congresso - sobre o sentido e a finalidade de nossas ações e metas, informando o consciente sobre suas decisões.
De maneira análoga ao modo como agimos conscientemente objetivando desejos, interesses ou necessidades e aprendemos a concentrar nossos pensamentos em finalidades específicas... de mesmo modo, em nosso corpo, outras funções e sistemas DIRIGEM, EQUILIBRAM e CONTROLAM nossas funções vitais, sem que tenhamos qualquer participação consciente ou ação pessoal sobre isso ( Essa analogia ajuda muito a entender a autonomia da ação do Inconsciente face aos mecanismos e controles do Consciente ). Ninguém precisa ficar pensando em respirar, por exemplo, ou ficar lembrando ao coração que ele não pode parar de bater.
O S. N. Simpático está para nosso estado de vigília assim como o S. N. Para-simpático está para nosso estado de sono. Há uma fronteira bem clara entre eles, - Para alguns de nós clara demais -, e a atravessamos quando estamos passando da vigília para o sono e depois a atravessamos de novo quando voltamos do sono pra a vigília.. Dois mundos e uma ponte entre eles. Dois universos e uma ligação entre eles: . Não é à toa que muitos de nós sofrem para atravessa-la e esta transição pode estar marcada por vertigens, medo, resistência, conflito etc. Distúrbios do sono são freqüentes nesta passagem.
Remédios soníferos empurram a pessoa para o abismo, por assim dizer... e a induzem ao sono imediatamente. Normalmente nenhum de nós precisa de nada disso para entrar no sono, pois a transição ocorre naturalmente dependendo unicamente da existência de necessidade e de oportunidade.
Não é à toa que muitos de nós sofrem bastante para atravessa-la e esta transição pode estar marcada por vertigens, medo, resistência, conflito etc. Remédios soníferos empurram a pessoa para o abismo, por assim dizer... e a induzem ao sono imediatamente.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 16/06/2000 12:50:13

Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.

Visite seu Site
Email: luisvasconcellos@hotmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Não conheço o horário de meu nascimento...
Umbanda - A alegria dos filhos de fé
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 20 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa