Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Dois mundos que se alternam: Consciência de vigília e Inconsciência durante sono

Publicado dia 6/16/2000 12:50:13 PM em Psicologia

Compartilhe

   

O Sonho é um produto da nossa psique. Ele tem origem em uma zona que podemos apelidar de "Além do ego" e, a grosso modo, de Inconsciente.
Somos portanto, no mínimo, duplos. Em uma analogia podemos dizer que ao Ego Consciente caberia o poder executivo, ou seja, EXERCER o comando das ações no mundo, enquanto que AS DEMAIS PARTES "deliberariam" - como em um congresso - sobre o sentido e a finalidade de nossas ações e metas, informando o consciente sobre suas decisões.
De maneira análoga ao modo como agimos conscientemente objetivando desejos, interesses ou necessidades e aprendemos a concentrar nossos pensamentos em finalidades específicas... de mesmo modo, em nosso corpo, outras funções e sistemas DIRIGEM, EQUILIBRAM e CONTROLAM nossas funções vitais, sem que tenhamos qualquer participação consciente ou ação pessoal sobre isso ( Essa analogia ajuda muito a entender a autonomia da ação do Inconsciente face aos mecanismos e controles do Consciente ). Ninguém precisa ficar pensando em respirar, por exemplo, ou ficar lembrando ao coração que ele não pode parar de bater.
O S. N. Simpático está para nosso estado de vigília assim como o S. N. Para-simpático está para nosso estado de sono. Há uma fronteira bem clara entre eles, - Para alguns de nós clara demais -, e a atravessamos quando estamos passando da vigília para o sono e depois a atravessamos de novo quando voltamos do sono pra a vigília.. Dois mundos e uma ponte entre eles. Dois universos e uma ligação entre eles: . Não é à toa que muitos de nós sofrem para atravessa-la e esta transição pode estar marcada por vertigens, medo, resistência, conflito etc. Distúrbios do sono são freqüentes nesta passagem.
Remédios soníferos empurram a pessoa para o abismo, por assim dizer... e a induzem ao sono imediatamente. Normalmente nenhum de nós precisa de nada disso para entrar no sono, pois a transição ocorre naturalmente dependendo unicamente da existência de necessidade e de oportunidade.
Não é à toa que muitos de nós sofrem bastante para atravessa-la e esta transição pode estar marcada por vertigens, medo, resistência, conflito etc. Remédios soníferos empurram a pessoa para o abismo, por assim dizer... e a induzem ao sono imediatamente.


por Luís Vasconcellos

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Entusiasmo. Dia em que dificuldades serão superadas. A sorte poderá estar ao seu lado, mas lembre-se, ela é apenas a manifestação exterior da sua atitude positiva.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa