Menu

E quando a Depressão está entre nós?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:10


Se você conhece alguém que está deprimido, jamais pergunte o porquê da pessoa está desse modo. Se for você quem está em depressão, faça o mesmo por você.

A depressão nunca vem de uma situação única, nunca vem por conta de algum evento específico. Depressão é o efeito de muitas causas associadas, quando mente, sentimentos e raciocino lógico perdem a capacidade de ver a luz no final do túnel.
Vem com força total quando o organismo já não tem mais forças para se defender das adversidades emocionais e se encontra em estresse máximo sem se dar conta de que já ultrapassou todos os limites de suportabilidade em relação ao que fere a alma.

Não há idade e nem um tempo definido para se entrar em depressão. Mesmo em crianças, o organismo pode não dar conta de determinadas demandas podendo entrar em colapso depressivo. É como se caísse o disjuntor de eletricidade e todas as luzes se apagassem de uma vez, embora o mecanismo ainda pudesse ser reativado novamente...
Nos seres humanos, todas as luzes se apagam quando chega a depressão. Como se o clima aparentemente mudasse de uma hora para a outra dando a impressão de que tudo foi de repente.

Se acaso você estiver perto de alguém deprimido, tente entender a escuridão pela qual está passando. A falta de esperança e a solidão.

O estado de depressão coloca a pessoa emocionalmente residindo num lugar distante, passando pela noite escura da alma que pode perdurar por tempo indefinido ...

Se você ama de verdade, ajude essa pessoa a se libertar desse sofrimento. Ajude a pessoa a ser capaz de ajudar a si própria. Lembre- se de que nada adianta banalizar a situação dizendo, por exemplo, que "falta um tanque de roupa suja para pessoa lavar". Apenas esteja junto, não de modo passivo, mas com os braços estendidos prontos para recebê-lo quando estiver de volta. E ainda que seja difícil estar ao lado de alguém deprimido, seja humano e estenda a mão sem julgar. A pessoa com depressão adoeceu o seu sistema físico por excesso de estresse emocional.
Os motivos e causas podem e devem ser reprocessados durante um processo terapêutico eficiente onde suas vivências anteriores deverão ser redimensionadas.

Antidepressivos podem funcionar muito bem para dar um suporte como se fosse um curativo, enquanto os assuntos emocionais que abalam ou abalaram o sistema são reprocessados.
Ha muita controvérsia em relação a ministrar antidepressivos em pessoas que são depressivas "em depressões leves, moderadas, profundas"... Enfim, infinitas variações.
Não estou apta a saber se existe um certo ou errado em relação à medicação. O assunto depressão abordado refere-se à dor da alma, ao colapso do corpo físico e ao amor e acolhimento que se pode oferecer. Ao processo empático de uma boa terapia para fortalecimento de temas difíceis que podem ter levado a pessoa para este status.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa