Home > Psicologia

EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI

por Silvia Malamud

EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI

Na terapia em EMDR, a escolha do alvo a ser processado é fundamental, para tanto, logo nas primeiras consultas terapêuticas, acontece uma espécie de pesquisa "arqueológica" que é um tipo de questionário aberto com o intuito de se conhecer o histórico de vida do cliente, aspectos de sua personalidade, cenas vivenciadas, traumas impactantes e gatilhos emocionais.

Os primeiros momentos de contato terapêutico, juntamente com o questionário aberto a ser feito, são extremamente importantes porque além de mostrar como o paciente funciona, também sugere caminhos possíveis para ajudá-lo com maior eficiência. No questionário, são feitas perguntas que envolvem o período da infância, o momento atual e os projetos futuros.

Durante as sessões em EMDR, o cliente é estimulado a se permitir receber por livre associação, e sem julgamento algum, tudo o que for surgindo em sua mente, em seus pensamentos e emoções, sempre confiando, por mais inusitado que possa parecer, nos caminhos que a sua maquina biológica fizer em nome de se curar.
Entre os intervalos de uma para outra sequência de ativação neurológica, ele é incentivado a contar o que ocorreu e quando necessário, o terapeuta o ajudará por meio de determinadas intervenções, a gerar mais consciência em tudo o que estiver sendo vivenciando.

Durante o período de reprocessamento, costumeiramente podem surgir uma série lembranças que se associam a outras, que levam ao desbloqueamento de diversos conteúdos emocionais represados. Como resposta ao processo, surgem ponderações em relação à vida como um todo atemporal associado ao momento presente, ainda contando com a inauguração de novas e mais saudáveis redes neurológicas de respostas para questões antes impensáveis.

Não podemos esquecer que um dos principais motivos para que todo este fabuloso montante de cura emocional ocorra, também é devido a qualidade do contato entre o terapeuta e o paciente, a empatia, a conexão, somados a um profundo conhecimento sobre esse tipo de terapia, que com toda certeza, faz toda a diferença.

O meu propósito como psicóloga em EMDR é que o reprocessamento cumpra o seu papel de ser um verdadeiro divisor de águas na vida do cliente.
Alguns pacientes ficam perplexos precisando de tempo para absorver o que ocorre durante a sessão e ficam mais perplexos ainda ao perceberem-se mudados para melhor, inclusive em áreas que nem cogitavam.

Quanto mais despertos, melhor!




Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 26/02/2019 07:56:46

Veja também
Escreva uma carta para o seu ex...
O Ano Novo Solar: 20 de março de 2019
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de março de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa