Menu

EMDR e Brainspotting: O que é?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:10


O Brainspotting é uma ferramenta profunda e poderosa que abre espaço para processar sintomas normalmente encontrados fora do alcance da mente consciente.

Tem como propósito a identificação de pontos neuropsicológicos no cérebro onde se encontram questões como dores emocionais, físicas, dissociativas e traumáticas.

Por intermédio da utilização de sons bilaterais, acontece uma "conversa" homogênea entre os hemisférios cerebrais promovendo a liberação de conteúdos do cérebro profundo. Durante o processo, com a atenção focada nas questões de alvo, as situações implicadas vão sendo trazidas e processadas de modo surpreendente.

É uma ferramenta terapêutica neurobiológica que tem acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central possibilitando transformação física e mental.

O Brainspotting abre espaço para a capacidade inata do nosso organismo, de se autoescanear processando e liberando determinados pontos emocionais de sobrevivência que foram criados e congelados num tempo em que não tínhamos os mecanismos e as capacidades que temos hoje.

Muitas das questões trabalhadas no Brainspotting são as que costumam funcionar de modo independente da nossa vontade, ativadas por algum movimento externo. Como exemplo simples disso, podemos citar quando racionalmente entendemos que alguns medos podem nos parecer hoje totalmente insanos, mas que ainda ficam ativados porque em algum tempo existiu algo de muito assustador que ficou congelado e que ainda envia a mesma informação de terror quando algo, por menor que seja, o ativa. Este ponto está congelado em algum lugar do cérebro e assim ficará enquanto não for devidamente processado e atualizado em todo o sistema. Isso costuma ocorrer em qualquer situação na qual somos tomados por sentimentos ou atitudes que fogem do nosso controle.

A metodologia aponta para um ponto específico no cérebro onde está localizada a carga energética e emocional de um ou mais traumas congelados. A partir deste encontro, ocorre a liberação dessa carga em forma de memórias, conteúdos emocionais, físicos e cognitivos.

Os pontos cerebrais quando estimulados para a liberação revelam-se por meio de respostas reflexas que vão descondicionando as respostas emocionais e fisiológicas mal-adaptivas condicionadas anteriormente.

No geral, o ser humano tem baixa oportunidade para processar e integrar adequadamente qualquer acontecimento que lhe traga sofrimento. Corpo e psique não conseguem evitar de serem afetados quando começam a formar uma espécie de reservatório energético desses conteúdos de dificil digestão. Estresse é um dos sintomas derivativos da contenção da energia não processada. Como resultados prováveis, todo e qualquer tipo de sintoma e doença são passiveis de ocorrer.

Também é bastante eficiente como ferramenta utilizada para ativar recursos de alta performance em jogadores, esportistas e profissionais de qualquer área que necessite excelência de resultados.

O Brainspotting, portanto, tem se mostrado como importante instrumento no tratamento de toda e qualquer questão que envolva saúde mental, física e outros.

Brainspotting é um método terapêutico desenvolvido por David Grand, Ph.D. Psicoterapeuta, especialista e palestrante reconhecido internacionalmente no campo do trauma emocional.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa