Menu

Empresas tóxicas, sim elas existem

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 26/05/2021 18:14:38


Quando se é jovem e com energia transbordante é a hora em que muitos buscam por carreiras e trabalhos edificantes. A pressa e a ansiedade por estar bem empregado em empresas promissoras não é pouca. Independente de terem ou não diplomas universitários, a maioria quer e precisa estar trabalhando em nome de cumprirem com as imposições que a vida adulta demanda.

Além de todo esse sonho, existem outros fatores bastante preocupantes em nossa atualidade relacionados a questões de sobrevivência, segurança e necessidade de ganho financeiro. Por conta de todas essas questões, torna-se primordial observar com bastante atenção em qual tipo de trabalho está se entrando, a fim de não se tornar refém de ambientes tóxicos, onde o desrespeito, o abuso emocional, moral e de poder imperam. O jovem em sua ingenuidade e na ânsia por estar inserido, ainda não desenvolveu discernimento suficiente para avaliar se está numa empresa tóxica. Tais empresas seduzem seus candidatos oferecendo mil e uma oportunidades de crescimento profissional; o problema, porém, estará no alto preço a ser pago.

Num modo análogo ao que costuma acontecer nos relacionamentos afetivos com características abusivas, na fase da conquista, o abusador investe seduzindo a sua futura presa em meio a inúmeras promessas. De modo semelhante, algumas empresas vendem seus mapas de trabalho e ideais de funcionamento com coloridos irresistivelmente encantadores, servindo como isca de sedução para jovens ávidos por fazer parte de sistemas que aparentam ser fortemente autônomos.

Fisgados por esses encantamentos, os novos contratados são induzidos a acreditarem que deverão abrir mão de muitas coisas importantes e vitais de suas vidas em nome do trabalho. Na sequência, começam a notar que a situação vivenciada internamente é de uma ordem bastante diferente dos enunciados propostos. Num exemplo clássico do que costuma ocorrer, no início de suas jornadas, a ordem implícita é a de esquecerem das suas horas de sono reparador e lazer que tinham e rumarem para regras de sobrevivência direcionadas apenas para manter um só organismo vivo, que certamente não é o deles e sim o da empresa. Como tais empresas abusivas são tóxicas, se os jovens não ficarem despertos, facilmente se contaminarão pelo clima emanado, permanecendo dopados em meio a uma névoa entorpecedora. E quando já estiverem absorvidos pelo esquema, mesmo ao se perceberem atravessando seus próprios limites pessoais, ainda assim se iludirão imaginando que todo esse sacrifício velado está valendo a pena. O que é vendido nessas empresas é que os fins justificam os meios e que as metas a serem conquistadas valem mais do que qualquer coisa, ou seja, mais do que o próprio trabalhador que neste caso é o que é visto como uma coisa qualquer e que facilmente poderá ser substituído...

Dentro dessa visão caótica, sem se darem conta dos possíveis danos, os contratados se veem obrigados a abusar de seus próprios sistemas físicos e psicológicos em nome de cumprirem com as infindáveis metas propostas. Na sequência, as horas de sono saudável ficam subtraídas, a autoestima entra em decadência e absolutamente tudo o que poderia dar algum sentido de autopreservação entra em colapso.

Cumprir metas é excelente, o problema está no abuso cego para que se conquiste seja lá o que for em qualquer área da vida. Se os sinais de alerta que o corpo e a alma emanam não são levados a sério, com o tempo as consequências serão fatalmente devastadoras, causando toda a sorte de adoecimento.

O abuso está nas promessas, nos afagos momentâneos e nas exigências que ao longo do tempo colocam em risco a saúde física e mental. Cheque seus valores.

Nesta trama, mesmo que a pessoa seja boazinha, política, tenha caráter e queira fazer a coisa certa; ainda assim, as demandas abusivas não terão fim e absolutamente nada do que se tente fazer irá acalmar a personalidade desse tipo de empresa. Ao se entrar nelas, a regra é que nunca ninguém será suficientemente bom e os resultados sempre poderiam ter sido melhores, sempre estará faltando um algo. Como consequência, as noites cada vez serão mais mal dormidas, a alimentação deteriorará, até que em determinado momento se não houver uma despertar, a depressão e outros males chegarão como aviso para que algo de urgente seja feito em nome da vida.

Empresas tóxicas avaliam seus funcionários em meio a vários julgamentos e humilhações incoerentes e o pior, usam outros funcionários para destruir emocionalmente seus pares. O preço que se paga é alto e inapropriado para todos os envolvidos. Soube de jovens que levantaram times totalmente destruídos e que mesmo com as evidências no mercado, a empresa os criticava, nunca acontecendo um reconhecimento devido. Uma verdadeira tortura desqualificadora.

Por mais que possam fazer, como resultado por todos os esforços das conquistas apenas recebem mais humilhação e desrespeito - nunca o que se entrega é suficiente e sempre o outro é o melhor, esta é a lei insana de algumas empresas. Se você estiver se relacionando com este tipo de situação, saiba dosar um limite saudável para a sua resiliência, pois a sua vida efetivamente pode estar em risco, mesmo você sendo jovem.

Quanto mais despertos, melhor!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 40


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa