Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Espontaneidade

por Sergio Scabia
Publicado dia 20/06/2000 00:56:14 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Essa qualidade é combinação de velocidade e vitalidade, Indica a disposição do escritor em confiar-se ao papel e por conseqüência ao mundo exterior. É a porta de entrada no processo da escrita e representa o lado esquerdo das palavras - para perceber a disposição do escritor em se projetar na vida para então verificar se o entusiasmo inicial se sustenta.

Quando a pessoa é descuidada se joga no mundo sem precaução e subsequente atenção, assim, após uma certa quantidade de movimento solto, natural, a espontaneidade pode se tornar um fator negativo na escrita. Todos os extremos são problemáticos. Escrita que parece voar pela pagina em alta velocidade deixando letras e palavras inacabadas ou desenhadas em forma de fio (filiformes) pode representar excessiva espontaneidade na forma de impaciência, imprudência, evitação das responsabilidades ou hiperatividade.
Vamos lembrar também que, como para outros espécimes grafológicos, esses impulsos podem não ser habituais e que dependem do momento especifico em que foram colocados no papel...
É normal aventurar-se no mundo e controlar continuamente que é seguro seguir adiante, sem exagerado entusiasmo mas também sem medo e constante reflexão.


A letra caprichada ou embelezada - caligrafica - não pode ser considerada espontânea e isso é particularmente verdadeiro quando é cuidadosamente formada, em oposição às habituais e levemente negligentes formações gráficas.
Escritas muito lentas de todos os tipos indicam falta de espontaneidade, mas escritas calmas podem significar somente um cuidado que se situa entre um entusiasmo exagerado e um bloqueio mais serio.

A espontaneidade não é fácil de se avaliar, mas um bom sistema de encontrar fatores de inibição e negativos é acompanhar a escrita em analise com uma caneta esferográfica sem tinta.


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
sergio
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse








horoscopo



As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa