Menu

Exercícios para a transcendência

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:11


Como um exercício de transcendência, entre em contato e observe os seus sentimentos quando fica exposto ao impacto emocional que determinados eventos provocam em você. Na sequência, em seu silêncio interior, deixe fluir a emoção que está logo abaixo do primeiro sentimento ativado. Por exemplo: Se alguém agride uma pessoa, o primeiro sentimento que pode vir é o de raiva. Isso é uma reação emocional, mas se formos mais fundo nesse sentimento é provável que encontremos emoções mais do início da vida, como rejeição, abandono, solidão e outros.

Existem métodos de ajuda para que possamos entrar em contato com essas emoções mais profundas facilitando a sua liberação. Basicamente, a verdade universal sobre um tipo de acesso maior a si mesmo e que gera a transcendência é bastante simples, basta tomar consciência do sentimento que temos em relação a algo perturbador e num ambiente tranquilo, sem sermos interrompidos, promover espaço interior para receber e sentir a emoção em toda a intensidade.
E no momento em que adquirimos consciência maior sobre a emoção, acontece algo fortíssimo por todo o nosso ser e através dele que é a libertação do fluxo da energia reprimida. Na sequência e simultaneamente, ocorre a consciência mental e física a respeito da emoção liberada. A força da expansão da energia, somada à compreensão sobre toda a situação envolvida, é tão grande que tanto nossos cenários internos, como os externos costumam mudar a partir disso. Os resultados, além das mudanças dos cenários de vida, também transitam pelas áreas da saúde, do bem-estar e da alegria.

Após o choro provocado pela tristeza sentida, ao entrar em contato com as emoções de difícil acesso, a nossa natureza primordial volta à tona na energia do amor e da alegria. Isso nos pertence e vem antes de tudo; somos assim.
Vivemos num teatro reativo onde, na maioria das vezes, sequer conhecemos os bastidores que guardam as nossas mais profundas e reais emoções.

A partir dessa dificuldade inicial de entrar em contato com as emoções difíceis de início de vida, acabamos por criar cenários e mais cenários como variações dos temas iniciais que nos causaram dor. Sempre na tentativa de se ter um acesso ao nosso drama maior, porque é só quando o acessamos que podemos transcendê-lo. É a lei.

Vivemos então reproduzindo temas e mais temas de vida, exatamente como acontece num trauma quando as cenas do ocorrido ficam repassando em nossas mentes por diversos modos até se esvaírem por completo. O mesmo ocorre quando pela noite temos os nossos sonhos, que muitas vezes são repetitivos e que também estão a serviço da mesma tentativa simbólica de reprocessar nossas cenas emocionais de difícil acesso.

"Quando nos permitimos encarar nossas emoções difíceis, contamos para nós mesmos que podemos nos acolher e nos cuidarmos promovendo nossa cura emocional. Mandamos informação para a nossa estrutura de que não somos tão frágeis ou falsos fortes e que podemos lidar com situações antes impossíveis, inclusive, de se pensar".

Ao deixarmos as emoções mais primitivas aflorarem e se intensificarem em ambiente seguro, como numa sala terapêutica, por exemplo, podemos no pacote pensar e compreender sobre os nossos processos, bem como o das pessoas envolvidas nessas situações. Como resultado, tudo o que imantava antes no nosso ser nos fazendo sofrer, perde a conexão, nos libertando das prisões hipnóticas baseadas em sofrimentos não vistos e negados por nós mesmos por conta das sensações avassaladoras que tínhamos na época do ocorrido.

Ao acessarmos as nossas emoções mais profundas, libertamo-nos de carregar obscuros e inquietantes sentimentos de solidão, desamparo, tristeza e outros.

Se você quer mudar um padrão que se repete constantemente em sua vida e se já tentou fazer terapia para superar o problema, mas não conseguiu, significa que você pode ter apenas adquirido a consciência mental do seu problema, mas não a emocional. Pode ser até que você fale racionalmente da emoção envolvida em seu assunto mal resolvido, mas isso pode significar que você ainda não sentiu essa emoção tão profundamente a ponto de esgotá-la e de entender os seus significados, a ponto de transcendê-la no sentido mais sagrado que pode existir.

Você pode se exercitar sozinho ou com a ajuda profissional. Em minha clínica, tenho grata satisfação de poder facilitar inúmeros processos de transcendência que mudam a vida das pessoas.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa