Menu

Individualidade e agrupamento

por Flávio Gikovate em Psicologia
Atualizado em 04/08/2006 13:01:53


Por não agüentar ser só, o homem se agrupa; e mais, o faz de forma rígida e pouco inteligente, pois o princípio é sempre o mesmo: aceitação das regras estabelecidas ou o fantasma da rejeição. Como isto é insuportável, não sobra senão a alternativa de se “acomodar”. De nada adianta mudar de grupo, pois os outros podem ter regras diferentes, mas têm uma em comum, que é a da aceitação das regras estabelecidas. A liberdade individual se perde e é trocada pela agradável sensação de aconchego, de se fazer parte de algo maior que a gente.

O viver integrado num grupo é importante atenuador do desamparo; porém, nos faz sentir uma outra coisa desagradável, que é o de sermos apenas mais um membro do grupo, sem nada de particular e especial. Nos faz sentir insignificantes e sem expressão; sem destaque, e, portanto, ofendidos na nossa vaidade - que tem a ver com nossa complexa sexualidade.

Fica constituído aquele que talvez seja o maior de todos os nossos dilemas: queremos nos sentir parte de um todo maior para nos percebermos amparados, ao mesmo tempo em que queremos chamar a atenção, nos destacar. Por um lado, temos enorme tendência para seguir as regras, para compormos e aceitarmos os hábitos de nosso grupo social. Por outro lado, queremos ser extravagantes, nos destacar, sermos únicos. Se agirmos conforme nosso ponto de vista, fugiremos às regras e seremos gratificados na vaidade tanto pela nossa coerência como pela excentricidade; mas correremos o risco de sermos criticados, mal-vistos e rejeitados pelo grupo (coisa que de fato acontece). Se agirmos de acordo com as regras estabelecidas, nos sentimos como morto-vivos, sem alegria e animação própria dos que se sentem envaidecidos; mas estamos mais protegidos, aconchegados, menos ameaçados.

A maior parte das pessoas que rompe com as regras do grupo em que vivem acabam se sentindo muito envaidecidos, - superiores - com isto, mas, por não suportar o abandono, compõem novos grupos que tendem a ser igualmente regulamentados e rígidos. Ao menos temporariamente experimentam as duas sensações ao mesmo tempo, pois se sentem extravagantes e também parte de um novo grupo, sempre visto (por seus próprios membros) como superior, mais elevado, mais digno e mais próximo da “verdade absoluta”. Na realidade, creio que a nova solução é percebida como mais gratificante exatamente por ser capaz de fazer a pessoa experimentar os seus dois anseios ao mesmo tempo.

Aqueles que, por se saberem fracos diante do desamparo, aceitam as regras do grupo social em que vivem, passam a ter como objetivo principal a obtenção do destaque, pois a verdade também terá que ser satisfeita. É claro que aqui a vaidade é o anseio secundário, sendo o principal o se sentir amparado; mas uma vez atingido este, ela vira essencial. E o princípio é o de se obter destaque dentro das regras do jogo estabelecido, o que costuma implicar num enorme esforço e trabalho, além de muitas sutis transgressões às próprias normas. Assim sendo, se o que chama a atenção é o sucesso material, o indivíduo fará de tudo para ser daqueles que se destacou nesta área, mesmo que esteja acumulando bens e dinheiro em quantidade muito superior à que poderá um dia gastar (o que, diga-se de passagem, é absolutamente ilógico; e mais, não se torna mais razoável de se pensar que está facilitando a vida dos filhos, pois sabemos que com isto estamos fazendo deles criaturas fracas e incompetentes). O princípio é o seguinte: não se criticam as regras do jogo, que são aceitas como válidas (o que traz a sensação de ser integrado no grupo).
Se trata de ser daqueles que conseguem, dentro delas, mais do que a maioria, coisa gratificante para a vaidade.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


flavio
Flávio Gikovate é um eterno amigo e colaborador do STUM.
Foi médico psicoterapeuta, pioneiro da terapia sexual no Brasil.
Conheça o Instituto de Psicoterapia de São Paulo.
Faleceu em 13 de outubro de 2016, aos 73 anos em SP.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa