Home > Psicologia
Integração das Polaridades Masculina e Feminina

Integração das Polaridades Masculina e Feminina

por Luís Vasconcellos

Nas gerações passadas -e mesmo hoje- homens e mulheres, desde criancinhas eram programados para serem Masculinos e Femininas e isto significava dois mundos separados, apartados e totalmente distintos.
Aos homens, era vedado e proibido tudo que representasse o feminino e, de modo correspondente e oposto, às meninas era vedado como tabu tudo que representasse o mundo masculino. Para meninos havia um horizonte prescrito de competição, vida fora do lar, ambição de poder e a perspectiva de se tornar um guerreiro heróico, um "caçador" competitivo, que iria trazer comida para dentro de casa.
Para as meninas, o horizonte prescrito era o de ser mãe, professora, saber cozinhar, limpar, desenvolver-se em "prendas domésticas" e se tornar administradora de um lar e de uma família.
Cada qual era treinado para cumprir seu "destino" como homem ou como mulher. Repetir os papéis tradicionais desempenhados pelos ancestrais era a única perspectiva reinante.

Estes padrões quebraram-se nos tempos modernos, não somente por motivos sócio-culturais, financeiros/econômicos ou mercadológicos. O maior motivo é a necessária evolução psicológica.
A evolução psicológica está levando homens e mulheres não mais à procura de suas "caras metades" (cada qual em sua especialidade) e, sim, impulsionando um e outro na direção de uma integração de polaridades no universo íntimo de cada um, integração esta a ser exercida e desenvolvida nos relacionamentos interpessoais. Esse passa a ser o desejo dos que estão evolução: o de uma complementação íntima que solucione os inúmeros defeitos e conflitos de uma aproximação do companheiro motivada por carência, medo de ficar só ou outro motivo menos honroso. Buscar o parceiro para sentir-se mais completo já mostrou que é um objetivo falido e sem saída.

Por outro lado, na vida prática, já não basta que o homem vá para o mundo externo e a mulher permaneça circunscrita ao mundo interno do lar - cada qual fazendo SEMPRE o que o outro NUNCA faz. Esta fase esgotou-se de seu sentido de mútua assistência e compensação entre Polaridades.

Agora o desafio psicológico é o de desenvolver e assimilar à personalidade, ambas as polaridades, oscilar ocasionalmente entre os pares de opostos e esta fluência entre os pares de opostos nos fez enfrentar desafios e a procurar respostas para conflitos inimagináveis para as gerações mais antigas.
Para os homens surgiu a tarefa-desafio de assimilar à personalidade a sua polaridade feminina. Correspondentemente, às mulheres coube o desafio-tarefa de assimilar aspectos e qualidades antes restritas aos homens em geral.
Tanto para uns quanto para os outros, isto implicou em quebras de tabus e de proibições ancestrais e a incorporação de aspectos femininos pelos homens e dos masculinos pelas mulheres se tornou imperiosa. Para os homens, nunca pareceu interessante fazer isto, em especial por representar para eles uma quase insuportável perda de poder e de autonomia. Já para as mulheres, a assimilação de componentes da polaridade masculina sempre pareceu atraente e desejável, justamente por significar ter mais autonomia, liberdade, poder e autoestima crescentes.
Hoje temos que falar em Polaridades Psíquicas se quisermos entender o que se passa entre os homens, entre as mulheres e na vida conjugal em geral.
O fato de alguém nascer como um exemplar de Macho não depende das polaridades existentes, pois podemos encontrar entre os homens o Macho/Masculino e o Macho/Feminino.

Do mesmo modo entre as fêmeas de nossa espécie podemos encontrar a Fêmea/Feminina e a Fêmea/Masculina. Então, acabaram-se os papéis prescritos...

A necessidade de integração psicológica das polaridades criou variantes e alternativas que foram, em outras épocas, inimagináveis. Tanto para as mulheres quanto para os homens a mudança foi brutal.
Um quadro muiiiito simplificado (apenas para o nosso entendimento) dos pares de opostos que concorrem em nosso íntimo pode ser o seguinte:

Pólo Masculino - Pólo Feminino
Separação - União
Autonomia - Cooperação
Agressão - Timidez
Ativo - Passivo
Elétrico - Magnético
Diurno - Noturno
Potência - Impotência
Ação - Inércia
Mestre - Discípulo
Comando - Obediência
Provedor - Dependente


Enquanto que o cérebro egóico, intelectual, analista, explicativo, linear e absolutamente preso ao mundo dos sentidos funcionava no Princípio de Separação do Um-Ou, seu cérebro pode passar a funcionar no Princípio da Unidade do Ambos-Sempre.
Descrever esse fenômeno como sendo relacionado aos hemisférios cerebrais é apenas uma analogia que ajuda a entender como somos atingidos e sofremos impactos pela divisão em pares de opostos.

Na prática, estou dizendo que você sempre funcionou mentalmente na base do UM - OU OUTRO dos pares de opostos, Alguém que é sempre Passivo não é nunca Ativo e vice-versa. A vida que se baseie em um lado da moeda ou a que se baseie no outro lado dela obriga que exista o desequilíbrio íntimo. Mudamos todos paulatinamente da experiência desintegradora e separativa do OU para o mundo integrativo do E. O ego-pensante é separativo e lida com as partes melhor do que com o todo. O Eu Superior -a Consciência- é capaz de integrar em uma compreensão o choque entre os opostos.
Quem se identifica com UM lado de um Par de Oposto aplica a esta pseudo-escolha a regra do SEMPRE e só dá aceitação e valor positivo às polaridades com as quais se identifica. Então, você chama de Bom este lado do par de opostos com o qual se identificou. Vice-versa, a polaridade oposta, o outro lado do par, acaba qualificado como Mau e recebe a marca do NUNCA.

Se você SEMPRE funciona como Independência, então, o correspondente NUNCA se aplica à sua porção Dependência - no par de opostos descrito no quadro acima.
Na verdade, e na medida de sua conscientização do fenômeno em curso, os hemisférios masculino e feminino, estão agora, não somente se unificando, eles estão se integrando no momento mesmo em que você usa seu cérebro.
Uma transformação psicológica e fisiológica está acontecendo e a conscientização de AMBOS os pares de Opostos e sua integração psicológica em cada indivíduo está se tornando vital para o desenvolvimento do ser humano.
As funções de polaridade masculina/feminina, pensamento/emoções, lógica sequencial/holística estão em unificação no ponto central. Assim:

- Masculino e Feminino estão se tornando andróginos/hermafroditas e se complementando dentro de cada um de nós.
- Lógica Linear e Pensamento Integrativo/Holístico estão se tornando percepções de realidade alternativas. Os paradoxos disto se oferecem para o exame de cada consciência em desenvolvimento.
- Pensamentos e Emoções estão se tornando possíveis e passíveis de integração a partir de sua Consciência
Mediante o exercício de comparar e contrastar polaridades, o nosso cérebro, em sua mais ampliada capacidade integrativa passa a coordenar ambos os lados dos pares de opostos.

Deste modo, o plano assim chamado de "intermediário" está integrando as duas polaridades em uma mesma "Unidade" indivisível. Podemos oscilar e experimentar pensamentos e sentimentos contraditórios e que, no entanto, nos dão a fluência necessária para uma adaptação à vida com menos rotinas, menos hábitos e menos automatismos, fazendo-nos desenvolver um "senso de responsabilidade individual" e um poder de decisão pessoal, no único momento no tempo em que são mais necessárias: no nosso aqui-e-agora.

Acompanhe em meu blog as reflexões sobre Machos/ Masculinos, Machos/Femininos, Fêmeas/Femininas e Fêmeas/Masculinas, Polaridades psíquicas e seu valor prático para o entendimento dos nossos conflitos íntimos, nossas projeções sobre os outros e dificuldades de relacionamento interpessoal.
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 3
Atualizado em 22/03/2018 10:12:09

Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.

Visite seu Site
Email: luisvasconcellos@hotmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor
Onde existe humildade não há fragilidade


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 22 – PI – BELEZA
Dia favorável para relaxar e contemplar o belo. A beleza estética do mundo proporciona harmonia e alegra a vida.


energia
Runas: Hagalaz
Tranqüilize-se seus obstáculos são temporários.


12
Numerologia: Descontração
Dia propicio ao bom humor, ao lazer e a sociabilidade. Se tem que trabalhar, então ache um modo de fazê-lo de forma prazeirosa. Espalhe alegria à sua volta, a felicidade é contagiante e o sorriso abre portas.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa