Menu

Inteligência artificial, no reinado da Mente

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 02/05/2008 11:39:48


Por acaso você já parou alguma vez para pensar sobre o que pode estar acontecendo com você quando se "pluga" na Internet?
Estou exatamente neste meu precioso momento/vida aqui bem em frente ao computador, buscando a melhor forma para expressar um assunto que tem assolado o meu consultório e acredito o nosso mundo de hoje.
Em nossa atualidade, mais do que nunca sabemos que temos como forte extensão dos nossos “eus” uma rede de conexão que é exatamente a via do computador. Estou fazendo uso disso agora e você também está e deste modo teremos a sensação "virtual" de estarmos mais próximos.
Resumindo, eu acabo entrando "virtualmente" dentro da sua casa, escritório, etc. e mais, dentro de você, dentro da sua mente. E neste seu momento de solidão, de estar só consigo mesmo, junto com os seus pensamentos, estamos unidos. Um aspecto da minha mente transita dentro de você.

Já parou para perceber o quanto, nas suas pesquisas por essa via, mentes e mais mentes se interconectam como se fizessem parte de um único cérebro pensante que projeta milhões de idéias e informações por segundo?
Observe, hoje em dia, com o advento da era da comunicação pelo computador, como anda a velocidade da sua mente. Como este mundo pode te parecer cada vez mais e mais monótono te levando a crer que a sua comunicação mais "eficiente" com o outro e, porque não dizer, com o próprio mundo fica muito melhor pela via da rede. Constato também que inúmeras pessoas permanecem viciadas numa variação infinita de jogos ou atividades existentes na Internet.

A questão sobre estar permanentemente "plugado", engloba as redes sociais que inserem humanos em grupos onde podem se identificar ou onde apenas são especuladas possíveis identificações. O efêmero, a rapidez de tudo e a fuga do sentimento de vazio interior apressam ainda mais o que já vem se acelerando pela Internet.

O ficar só consigo mesmo, ou mesmo a relação genuína com o outro, passa a ser despercebida. E com isso tudo é que novamente driblamos a finitude, na ilusão de um status de continuidade onde pouco ou mesmo nada de valor tem importância para que se crie um vinculo real. As comunidades são virtuais, e quando os contatos, em salas de chat ou pelo e-mail, perdem o interesse, basta apenas um simples clique em deletar...

Vejo hoje muitas das pessoas que procuram auxilio terapêutico, agoniadas na ânsia de encontrarem um si mesmo significativo, com autonomia e aliado a um sentimento de realidade. Existe uma angustia consistente sobre o verdadeiro sentido de si mesmo, a busca de sentir-se efetivamente vivo. Pessoas viciadas em Internet me trazem em continuação esse tipo de queixa. Até a satisfarão sexual fica para muitos só no plano virtual...

Este é o reino Mental invadindo seres biológicos. É a Inteligência Artificial na qual impera o reinado Mental. Somos seres biológicos e estamos existindo também pelos nossos pensamentos dentro deste reino Mental. Resta questionar se este reino é o que está existindo em nós sem que possamos nos dar conta, assim como o homem, um ser biológico, domina o reino animal, sem que o mesmo supostamente se dê conta deste fato.

E quanto a você? Será que pode exercer o seu poder de escolha no universo virtual ou está à mercê dele com todas as implicações sutilmente delineadas neste texto?

A pergunta maior é: - Até que ponto você entende que exerce autonomia sobre si mesmo na era da inteligência artificial?


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa