Menu

Narcisismo Destrutivo de seus pais

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:15


Reconheça se você é vítima dos efeitos nocivos do Narcisismo Destrutivo de seus pais

Esse é um tema de difícil detecção, no entanto, mais comum do que se pode imaginar.
Em geral, vítimas de pais com Narcisismo Destrutivo passam a funcionar na vida adulta de modo bastante semelhante. Suas atitudes são o resultado de uma série de abusos emocionais que as privaram da possibilidade de terem uma visão clara sobre si mesmas, sobre a legitimidade de seus desejos e, portanto, sobre autonomia do próprio eu. Como consequência, a visão de realidade, portanto, costuma ser ou de desafio, onde sentem que as pessoas em geral podem estar querendo usurpar as suas verdades interiores, ou de retirada dos desejos e em vários momentos, de distanciamento e falta de conexão. Então, ora se fica como um cuidador do outro a fim de satisfazê-lo em suas demandas, ora com reatividade excessiva pelo receio de ser "engolido" por possíveis demandas e manipulações desse mesmo outro. A ideia que se tem é que para não perder o amor e ser rejeitado, deve-se cumprir todas as exigências demandadas. Impossibilitando as vítimas de agirem livremente e de modo independente, enquanto não fizerem um profundo processo terapêutico, mesmo porque essas vítimas frequentemente têm dúvidas sobre si mesmas, sobre suas percepções e a culpa frequentemente as assolam...
Se tiver dúvidas sobre a sua história ou mesmo se tem sequelas por que viveu ou vive essa situação, veja se as questões abaixo conferem o modo como você funciona:

. Sente insatisfação generalizada em si mesmo e no curso de sua vida?
. Tenta, mas não consegue estar em sintonia emocional com as pessoas?
. Vive fazendo reflexão severa sobre suas falhas e incompetências?
. Dificuldade em manter relacionamentos significativos e satisfatórios?
. A incapacidade de permitir que outros a se tornem íntimos ou que fiquem muito perto?
. Falta significado e propósito em sua vida?
. Existem problemas interpessoais com família, amigos e /ou relações de trabalho?
. Constantemente se sente isolado e alienado, não ligado a outros?
. Sempre está sobrecarregado por demandas ou expectativas dos outros e de você para você mesmo?
. Tem tendência a se autodepreciar?

Se tiver mais de 3 itens em comum, você pode ser vítima de pais Narcisistas Destrutivos Perversos que tiveram falta de conexão emocional com você e que sempre exigiram comportamentos como se fosse uma espécie de devoção cega a eles. Também sempre destruíram tudo de bom onde você poderia brilhar, porque eles, como Narcisistas adoecidos, jamais suportariam ver alguém brilhar mais do que eles, usando e abusando da autoridade que tinham sobre você fazendo de tudo para de algum modo o desqualificar tentando roubar-lhe a sua própria luz.

Mais temas para ajudá-lo a reconhecer sua história, se este for o seu caso:

Pais com Narcisismo Destrutivo jamais responderam às suas necessidades e às suas preocupações reais. Costumam funcionar com indiferença, mesmo que velada, apesar de fazerem de tudo para lhe confundir dizendo que não, afinal, narcisistas não suportam ser mal vistos, mesmo quando aprontam desse jeito, sequer contam para si mesmos sobre suas próprias atitudes! Mas, atente que as suas ações é o que contam, não o que é falado. A verdade é que todos carecem de empatia e as emoções, quando aparecem, são teatralizadas.

As perturbações mais frequentes dos filhos são os sentimentos de frustração, raiva, culpa e incapacidade, posto que por mais que façam pelos seus pais, estes jamais se mostram satisfeitos, sempre criticando-os e de algum modo desvalorizando-os.

Se acaso este artigo lhe tocar, ative suas memórias e veja se recorda de cenas e de situações da sua vida que podem compor a sua historia com essa percepção e busque se oferecer um significado diferente. Como foi definido no início, este tema é de difícil detecção, porém, muito mais comum do que se supõe. Se acaso suspeitar que este pode ser o seu caso, não hesite em buscar ajuda de terapia. Nessas ocasiões, somente você pode ser o seu melhor amigo e se pegar pela mão buscando por apoio e ajuda competente.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 478


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa