Menu

Narcisistas Perversos 5

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:20


Em pleno século XXI, num cenário onde grande parte das mulheres almeja estar financeiramente independente -e muitas já conseguiram- é que acontecem tais dinâmicas. Mesmo considerando as facilidades para se divorciar sem o antigo preconceito que antes rondava este tema, observa-se que embora os caminhos estejam abertos para que o desenvolvimento da individualidade se manifeste, infelizmente, porém, este fator ainda não ocorre em sua plenitude. Em alguns casos como o tema que estamos revelando, o sentido oposto de tudo o que pode significar liberdade, é o que costuma acontecer.

Hoje em dia, milhares de pessoas e em sua maioria mulheres, mas não só, apesar de todas as suas conquistas de independência, ainda assim permanecem subjugadas atrás de véus de sofrimento, permanecendo reféns de relacionamentos abusivos, com parceiros que exercem um tipo de sequestro emocional que rapidamente se transforma em sequestro de alma, quando estrategicamente roubam das suas vítimas, os seus próprios cenários existenciais. Um tipo de manipulação perversa onde as vítimas sequencialmente vão perdendo referências sobre si mesmas, sobre o que lhes é vital, sobre o que verdadeiramente lhes fazem sentido. Tais abusadores fazem uso estratégico de táticas onde ocorre a inserção de uma escravidão velada e onde a vida das pessoas que entram nessas tramas é literalmente roubada.

A boa notícia é que começa a se fazer ouvir, um grito de pedido de ajuda que antes era silencioso.
A pergunta que fica pairando no ar seria sobre como nessa atualidade, que visa a independência a qualquer custo, como que as pessoas entram nessas situações e por que seria que isso acontece? Quem são eles? Narcisistas perversos, o que são? O que seria um relacionamento abusivo e prejudicial? Narcisismo Perverso é uma patologia que se evidencia mais em nossa atualidade exatamente pelas demandas do nosso século. O narcisista perverso não suporta ver brilhos fora dele. Qualquer pessoa que esteja por perto, numa relação mais próxima, ameaça a sua frágil percepção de si mesmo e como o vazio interior é grande, a luz do outro deve ser apagada imediatamente, mas não em evidência porque ele sabe das leis de boa conduta e precisa, por sua característica narcísica, aparecer bem na fita. Uma de suas principais armas é a promessa de um relacionamento de fusão, ou seja de compatibilidade absoluta seja em qual área for.
Isso pode ser na sexualidade, mas não só. Para tanto, o grau de sedução vai às alturas. Na fase da sedução, as promessas fazem o colorido das conversas e com isso ele vai descobrindo o que falta na vítima, onde dói e o que precisa ser suprido. Após a entrega afetiva da vítima, quando se cai na ilusão de que as carências podem ser sanadas, o lado negro do sedutor narcisista perverso aparece. De uma hora para outra, ela passará a ser criticada, nunca estará suficientemente bom o que se faz e nem como se é e ainda neste pacote, juntamente com as críticas, uma ameaça sinistra de abandono ficará incessantemente pairando no ar.
Quando fisgadas, as vítimas frequentemente se esquecem de que há pouquíssimo tempo estavam autossuficientes em suas vidas e com o seu brilho próprio. Aliás, o medo dessas vítimas é o do abandono. Funcionam em sua maioria como pessoas sociáveis e que têm o costume de agradar aos outros antes mesmo de ouvirem o que seria de fato bom para elas. Como este receio, agora amplificado pelas artimanhas do perverso, as presas muitas vezes acabam num estado de total regressão, a ponto de esquecerem-se de suas conquistas pessoais passando a funcionar com o emocional da criança temerosa da perda do amor que um dia tiveram e mesmo aquelas que não acessam esse lugar de modo consciente, não escapam dos sentimentos de medo do abandono. Com isso, gradativamente vão funcionando como escravas do olhar dos parceiros, denegrindo-se, inclusive, tudo em nome de não perderem o afeto, portanto, o sustento da vida, de quando se é criança principalmente.
As soluções para se resolver este impasse são duas, consciência do lugar onde se está e, na maioria dos casos, auxílio terapêutico para poder sair dessas tramas fortalecido. Uma oportunidade de curar feridas emocionais escondidas, mas que gritam alto quando ativadas e não devidamente tratadas.

Existem também outras opções para sobreviver a esse tipo de relacionamento, uma delas é a alternativa do não contato. Nela a pessoa decide cortar toda forma de contato. Esse tipo de envolvimento é conhecido como uma espécie de relação tóxica, como se fosse uma drogadição que para se descontaminar e se desintoxicar totalmente, a distância absoluta se faz necessária. A necessidade de fusão, quando ainda não estamos completos em nós mesmos, pode levar a todo tipo de adição.

Por conta da repercussão do meu livro e de tudo o que está ficando em evidência sobre os relacionamentos nesses tempos, todos os dias recebo pessoas desesperadas, com total consciência de onde estão, querendo ajuda para que possam se libertar do inferno em que vivem. E as consequências para quem permanece tempo demais podem ser devastadoras. Em meu livro, conto casos reais, romanceados e redimensionados. Fica evidente como que as pessoas entram nessas roubadas e como podem acordar e se resgatarem mais amadurecidas depois de tanto sofrimento.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa