Home > Psicologia

Narcisistas Perversos: quem são, como agem e como reconhecê-los?

por Silvia Malamud

Narcisistas Perversos: quem são, como agem e como reconhecê-los?

Se no início do século passado as principais patologias emocionais giravam em torno do histerismo, por conta da alta repressão sexual existente na época, hoje em dia a situação do adoecimento psíquico toma um rumo completamente diferente.
Quer queiramos, quer não, estamos mergulhados na era do narcisismo e, portanto, do culto a si mesmo e, como consequência disso, as patologias da nossa era acabam girando em torno de tudo o que é excedente a partir deste tema.
Cada vez mais a grande maioria começa a tomar ciência acerca dos efeitos devastadores que alguns tipos de relações podem causar. As situações deflagradas, embora ainda pouco denunciadas, são extremamente atuais e estão localizadas na multiplicidade de ações que os Narcisistas Perversos estrategicamente articulam.

Agora, mais do que nunca, devemos estar extremamente atentos às pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista Perversa, que sabiamente transitam em nossos meios sociais. O alerta é sobre também prestar bastante atenção se estamos nos relacionando com alguém dessa ordem, pois mais do que nunca, eles estão agindo entre nós de modo silencioso e a detecção é de difícil acesso até para os mais avisados.

Quem são os Narcisistas Perversos, como agem e como reconhecê-los?
Existem mais homens do que mulheres dentro deste espectro, mas isso em nada invalida a existência do sexo feminino em ação. Seja como for, ambos os sexos, quando se encontram nesse estado, funcionam como predadores emocionais que invariavelmente extravasam toda sua violência narcísica pervertida em meio à sedução, ao controle e às estratégias de manipulação. Funcionam como vampiros na medida em que entendem que para sobreviverem precisam esvaziar a vítima de tudo o que significa existência para elas. Isso pode abranger sua identidade de origem, roupas, família, amigos, cultura etc.. A vítima nunca pode aparecer porque qualquer brilho de vida, por menor que seja, acaba por "irritar" ameaçando o eu narcísico do perverso.
E, como todo perverso que se preze, são mestres em burlar a lei e a moral com inimaginável capacidade de transgressão do que quer que seja. Atuam de modo silencioso e sem se responsabilizarem por nada.

A marca do narcisista é a de cultivar a sua grandiosidade a qualquer custo; seja nas profissões, na vida social ou íntima. Para que esse intento se concretize, ao infinito e cada vez mais, ativará tudo o que julga necessário sem dor ou culpa alguma, mesmo que se trate de atos de extrema crueldade.
Habilidosamente têm a maestria de confundir tanto a percepção das vítimas, como a das pessoas externas à relação, agindo por meio de suas táticas sedutoras, sempre no sentido de manipular suas presas desqualificando-as perante si mesma e os outros. Tudo estrategicamente articulado.

Nos relacionamentos afetivos, têm a "manha" de se tornarem intocáveis a ponto de não serem responsabilizados, por exemplo, por suas traições. Irão de algum modo culpar suas vítimas, por toda e qualquer atitude imoral que possam ter. Sempre praticarão suas crueldades e, por mais severas que possam ser, dirão que é por conta do suposto mau comportamento dos parceiros. Operam por meio de condutas altamente opressoras, que são tidas pela psicologia como um dos piores casos de Perversão.

O narcisista frequentemente deleita-se com a sua crescente sensação de poder, controle e capacidade de destruir o outro e com isso acaba diminuindo-o a qualquer custo. Quanto mais poder, mais delirante fica. Essas aberrações costumam acontecer dentro de sua própria casa, no lugar onde não necessita vestir nenhum personagem. Costuma humilhar diminuindo parceiros e filhos mantendo todos num clima de terror e de domínio psicológico.

O que há dentro de sua cabeça?
Em seu mundo psíquico, narcisistas sobrevivem quando conseguem quebrar, diminuindo quem está à sua volta e, como também são perversas, irão fazer o impossível para que suas vítimas transgridam também tudo o que significa leis morais e de caráter para si mesmas. Projetam todo o ódio da existência dos limites e da lei que de algum modo suas presas acabam representando para elas. Ficam cegas fazendo de tudo para que as mesmas se corrompam em tudo o que honram como sagrado e correto para si mesmas. Transgridem, portanto, em tudo o que significa lei e sentido de honestidade para suas vítimas.

E por que fazem isso?
Os narcisistas perversos agem deste modo, mesmo sabendo que as leis existem, porém, em algum momento de suas vidas tiveram uma cisão interna passando a negá-las de modo frenético, inconsciente e escondido, inclusive para si mesmas. Em suas artimanhas irão trair e convencerão suas vítimas de que podem passar por cima disso, ainda infundindo culpas, dores emocionais e por vezes físicas. O sentido oculto disso está na perversão, no prazer de fazer suas vítimas transgredirem tudo o que lhes é mais sagrado, ou seja, tudo o que faz sentido moral. Muitas, inclusive, roubam, mas têm a capacidade de fazer tudo parecer duvidoso, embora seja fato conhecido. O prazer está na transgressão da lei e aqui advém também o prazer de acionar a transgressão da lei pelo outro. Os perversos sabem que existe a lei pública e pessoal, mas têm imenso deleite em transgredi-las e com isso avançam por todos os limites que o outro pode suportar, apenas para poderem ter o gozo da quebra da lei. São viciados e reféns deste tipo de comportamento... A personalidade perversa vive em dois mundos, um dentro da lei e outro fora. São totalmente dissociados de si mesmos. Suas vítimas são apenas objetos úteis para sua viciosa perversão. Também são reféns de si mesmos, mas sequer sabem disso. Enfim, acabam funcionando como vampiros predadores, assassinos silenciosos.




Leia Também:

  Narcisistas Perversos 2



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:14

Veja também
O modo definitivamente mais rápido e eficiente de aumentar sua autoestima!
Autoconhecimento através da limpeza
Viver em totalidade
Existem signos compatíveis e outros não?
Pequeno recado do Fígado
Sinta-se feliz por tudo que foi, é e será em sua vida...


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 26 de maio de 2019

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Como diminuir a carência e a solidão
2. Como aumentar a conexão com quem você ama em apenas 2 minutos!
3. Como enfrentar os efeitos de Urano em Touro
4. Por que não me identifico com o meu signo solar?
5. Abandone a expectativa
6. 3 razões pelas quais você ainda não está vivendo o amor que deseja!
7. A mente e a realidade
8. 10 sintomas que mostram como está sua autoestima!

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa