Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Nervoso (Emotivo N/Ativo Primário)

Nervoso (Emotivo N/Ativo Primário) Publicado dia 8/17/2000 5:17:37 PM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o Símbolo: a parte maior do Tao, a Yin - feminina - exercendo seu poder principalmente pela emoção, que está em sua casa - prevalece sobre a masculina Yang que se encontra fora da sua regência, (o lado direito é Yin). Emoção forte e Energia nem sempre disponível produzem movimento incessante de baixa intensidade, que pode gerar stress, impaciência e irritação.

Sobre o tipo Nervoso: De humor variável, querem chocar os outros e atrair sobre si a atenção alheia. Indiferentes á objetividade, precisam embelezar a realidade e para isso vão da mentira à ficção poética. Têm pronunciado pendor pelo bizarro, pelo horrível, pelo macabro e, de modo geral, pelo "negativo". Trabalham irregularmente e somente no que lhes agrada. Precisam de excitantes para se arrancarem à inatividade e ao tédio. Inconstantes nas afeições, logo seduzidos, logo consolados. Valor dominante: o divertimento.

Aqui, trata-se de um tipo que corresponde à combinação emotividade (portanto indivíduo muito impressionável), não-atividade (portanto indivíduo pouco propenso ao consumo orgânico) e primariedade (portanto indivíduo de reação rápida ou "reagente").
O que impressiona à primeira vista no nervoso é a intensidade e a sucessão rápida de suas emoções. Ele passa sem intervalo da euforia à depressão, do entusiasmo ao abatimento, da alegria à dor. Suas opiniões têm a mesma inconstância e inclina-se prazerosamente para os extremos mais contraditórios. Disso resulta uma personagem multifacetada, ao mesmo tempo desconcertante e encantadora, irritante e agradável.
Suas relações interpessoais são numerosas e agitadas. Se tem muitos colegas temporários!, são poucos os amigos verdadeiros. O reconhecimento e a fidelidade são nele raros, e a "inconstância afetiva" está sempre espreitando-o em suas ligações, da mesma forma que a "inconstância profissional" o espreitava em sua carreira (ou carreiras!).
As emoções lhe são tão indispensáveis quanto o pão e a água; quando não as encontra em sua pessoa ou no meio em que vive, corre a procurá-las no exterior. Aprecia particularmente as impressões inéditas e os excitantes de todas as espécies: filmes de terror, romances policiais, amores excêntricos, perversões sexuais, fumo, álcool, entorpecentes. Sente uma atração muito viva pelo que é raro, excepcional, excitante, inclusive pelo mórbido e pelo macabro. Gosta de forçar o tom em tudo: vocabulário metafórico e superabundante, excentricidades no vestir, ideologias chocantes, culto do paradoxo, atitudes teatrais, inconformismo mais ou menos agressivo.
O nervoso é sacudido por sentimentos tumultuosos, ou que assim se lhe afiguram em sua atitude narcísica. Por isso os poetas exaltados e os escritores iluminados se recrutam com freqüência nessa família caracterológica. Até mesmo sua solidão é agitada, à semelhança de seu estado febril de todos os dias. O nervoso raramente guarda consigo as impressões que tem. Sua transparência é total, e ele, por vezes, recai no exibicionismo. Está constantemente desempenhando papéis, e às vezes parece estar vivendo em um mundo que imaginou para si mesmo, à margem das monótonas realidades da vida comum.
Uma tal prodigalidade de energia nervosa não deixa de causar fadiga. E como as reservas orgânicas são limitadas, o nervoso não é pessoa nem de trabalhos que exijam força e nem mesmo para os esforços prolongados.


por Sergio Scabia


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?



Continue lendo
Efeito luz, efeito sombra
Energias negativas não entram nas pessoas por acaso
Ano novo, vida nova?
Destruindo a felicidade!

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa