Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O Nível de Forma

Publicado dia 6/20/2000 1:01:37 AM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

A primeira impressão é a que conta!

Como é desesperador, às vezes, olhar para uma escrita e ficar como que perdido por causa de uma quantidade grande de traços e movimentos que nos deixam perplexos e intrigados...
Quantas informações serão recolhidas pelos sentidos e quantas serão compreendidas de acordo com as varias leis que formam esta técnica?
Provavelmente não atinamos, esquecemos que entramos em contato com a alma dessa pessoa, e talvez a nossa expansão de consciência ainda não permita que esse momento seja compreendido em sua plenitude.
Podemos sentir na primeira impressão como que uma grande empatia ou algo que chega a nos perturbar. Mas devemos sempre fazer amplo uso de adjetivos moderados e animadores... procuremos sempre a beleza que está em todos.

Não podem existir regras rápidas ou rígidas para a avaliação, visto que cada grafólogo deve e pode usar o método que mais se encaixa no seu próprio temperamento. E nesse ponto vamos considerar o valor de uma completa analise de nossa própria escrita, para ficarmos cientes dos pontos fortes, dos pontos fracos e dos preconceitos que estão à vista bem debaixo dos nossos olhos.
Para algumas pessoas o sistema de dar pontos (de 1 - baixo - até 5 - alto) para cada um dos 6 aspectos (harmonia, originalidade, organização, espontaneidade, dinamismo e ritmo ) parece o melhor.

O Nível de Forma seria então representado por um total de até 30 pontos. Grafólogos mais intuitivos podem querer fazer a avaliação já na primeira passada sobre a folha escrita, mas esta maneira é perigosamente subjetiva, a menos que uma busca mais especifica seja também executada. Os seis aspectos são cada um de importância única e a vulnerabilidade e a falibilidade do escritor podem residir na diferença entre a rápida avaliação total do Nível de Forma e a nota em cada aspecto em separado. Antes de qualquer julgamento, precisa levar em conta influências externas como saúde prejudicada, cansaço ou fatores que vão de uma caneta com a ponta danificada, envolvimento emocional com o assunto da escrita, stress temporário, dano especifico no braço ou no pulso, estiramento ou esforço recente ou o uso de papel inadequado.

Klages originalmente entendia o Nível de Forma como o divisor de águas entre os movimentos mecanizados e racionais da escrita e o impulso vital que indica a resposta criativa e única de cada indivíduo para com a vida.
Precisamos fazer nossas próprias avaliações com toda a honestidade possível, lembrando a que o Nível de Forma é importante ferramenta da grafologia, mas obviamente não é tudo.
Claramente, por exemplo, não é uma forma de analise que sirva para entregar ao cliente... é principalmente parte do treinamento do grafólogo e contribui para a compreensão do movimento da escrita como um todo, sem exames mais detalhados.

Quanto da Psicologia precisamos conhecer para poder estabelecer o Nível de Forma? Ou não será que todos os métodos honestos de grafologia, desde que partam de uma analise cuidadosa, tem verdadeiro valor?
Muito também depende para quais olhos a analise grafológica se dirige.
O uso de termos psicológicos com o publico em geral pode ser uma perda de tempo ou pode ajudar a destruir a confiança nele; mas, onde a grafologia é utilizada como psico-diagnostico, precisamos estar bem atualizados com todas as tendências correntes.

por Sergio Scabia


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?



Continue lendo
O ópio do povo
Efeito luz, efeito sombra
Energias negativas não entram nas pessoas por acaso
Ano novo, vida nova?

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa