Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO

Publicado dia 6/16/2000 12:53:38 PM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Denominamos "Ego onírico" o observador / representante / embaixador do campo consciente no reino dos sonhos: ele participa nas peripécias dos sonhos, nem sempre ativamente.
Quando atua eficientemente como mensageiro ele nos faz lembrar dos sonhos. Não é à toa, portanto, que os últimos sonhos que tivemos antes de acordar sejam mais facilmente lembrados por nós. Ele pode ser desenvolvido e treinado para bem exercer sua função.
Se admitimos que há um ego onírico também podemos entender que durante o estado de vigília o nosso ego consciente sofre a interferência do Inconsciente. Ele pertence ao reino do sono do mesmo modo como o ego é mais afeito ao mundo de vigília ( quando estamos acordados ).
Todos notamos que de algum modo uma parcela bem pequena da nossa consciência de vigília está presente e participa das peripécias do sonho. Chamamos a este representante do nosso ego no reino dos sonhos de "ego onírico"; ou seja, ele é uma espécie de enviado nosso ao reino dos sonhos, porque conseguimos manter, através dele, uma relativa consciência de nós mesmos (consciência esta que pode ser exercitada e melhorada) mesmo se estamos adormecidos.
Se é fácil perceber a existência de um ego onírico, o mesmo não se pode dizer do seu correspondente: o Inconsciente Vigílico (*R*) já que as áreas inconscientes têm uma ação muitas vezes marcante e decisiva sobre nossas atividades de vigília.
Alguns de nós treinam a consciência para torna-la mais acessível às manifestações inconscientes e, deste modo identificam e respondem à atividade inconsciente enquanto estão despertos.
A grosso modo só damos atenção aos outros sistemas ativos dentro de nós, quando eles funcionam mal ( daí vamos ao médico ). De modo análogo só nos damos conta do Inconsciente quando conflitos nos levam ao psicólogo (*R*).


por Luís Vasconcellos


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: luisvasconcellos@hotmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Como fazer alguém gostar de mim?
Faça as pazes com Você


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa