Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

O uso total do espaço

por Sergio Scabia
Publicado dia 03/08/2000 22:08:08 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixamos marcas bem visíveis quando adentramos o mundo exterior. No papel que usamos para escrever, ficam gravadas nossa hesitação ou nossa energia em olhar para o futuro, nossa disposição em deixar o passado e a segurança da nossa infância, estando abertos para o que a vida estiver preparando para nós, ou a nossa tímida e truncada tentativa de avançar por um terreno que nos assusta.
Mas o simbolismo do espaço tem a ver também com o que está em cima e em baixo. Podemos nos sentir mais a vontade pisando firmemente na terra ou dar pulos e saltos para buscar mais para cima a nossa satisfação e realização. Mas como existe uma infinita variedade de personalidades, teremos infinitos movimentos da caneta. Muito devemos ainda perceber e a busca pela verdade nunca termina, adentrando cada vez mais em conceitos abstratos que remontam também a outras religiões e culturas.

Como no interior do logotipo do Site, encontramos acima o símbolo do Tao, ou o TEI-GI, antiquíssimo diagrama chinês que permeia toda a filosofia de Lao-Tse, (mostrado normalmente sempre em preto e branco, com as áreas que delimitam as polaridades perfeitamente idênticas, com o masculino - preto - sobre o feminino branco).
Ele pode simbolizar o objetivo supremo da vida, que é o completo equilíbrio das polaridades, dos opostos, do masculino/feminino, do dia e da noite, do ativo e do passivo, do sol e da lua, do positivo e do negativo, do céu e da terra, do consciente e do inconsciente, do Yang e do Yin.

Os pólos de luz e sombra em constante movimento representam a ativação das forças da luz e da sombra da nossa natureza humana, assim como todos os opostos, de qualquer tipo eles sejam. Mas o Yang traz consigo uma semente do Yin e vice-versa e assim o conflito é evitado e as duas forças se tornam harmoniosamente complementares, trabalhando em tolerância mútua, sem tendências dominantes. Seu movimento é incessante, significando a contínua busca do equilíbrio perfeito… talvez um dos propósitos de nossas vidas?

Na escrita, isso resulta em harmonia e movimentos para a esquerda serão também encontrados.
O conceito de simbolismo do espaço não engloba somente as duas direções esquerda e direita, a zona superior, mediana e inferior mas também os espaços em branco que não foram usados por quem escreveu.
As ligações entre as letras e as palavras, a velocidade e a pressão que utilizamos para avançar no papel, são também parte do uso do espaço e significam aspectos da adaptação do indivíduo á vida.


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
sergio
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse








horoscopo



As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa