Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Organização

Organização
Publicado dia 20/06/2000 00:55:39 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

É muito complicado analisar uma escrita que pertença a uma criança pequena (menor de 12 anos). Até essa idade o fluxo da letra não é ainda suficientemente espontâneo e automático; a familiaridade com a caneta também normalmente não é o máximo. Acontece também no decorrer da vida, que a letra permaneça desajeitada e complicada. Analfabetismo, doenças, ou pouca adaptabilidade a novas culturas e idiomas, o uso de drogas que afetem os processos mentais, medo patológico ou desgosto para com a escrita, podem causar essa problemática.


A escrita organizada acompanha o processo mental, transferindo fluentemente as palavras da mente para o papel; não podemos confundir organização com meticulosidade, pois organização significa que a mente e a caneta funcionam bem juntas, com 'destreza gráfica".
Quando existe um bom grau de ligação entre o processo do pensamento e o ato de escrever no papel, a escrita parece mover-se suavemente sobre o papel, sem nenhum esforço aparente. Por essa razão, o uso de letras maiúsculas é considerada grafologicamente "desorganizada".


Escritas que antes mostravam um alto grau de organização podem se tornar desorganizadas e perder muita de sua harmonia; pode ser temporário, devido a cansaço, aborrecimentos ou condições de escritura efetivamente difíceis. O bom senso tem de nos orientar e lembrar que as vezes anotamos algo tão rapidamente que nos mesmos não conseguimos entender o que escrevemos... como quando estamos em movimento num trem e pode parecer que estamos tendo um esgotamento nervoso...esta é uma desorganização temporária da escrita.
Caso não existam causas desse tipo, a escrita desorganizada reflete algum cansaço ou desgaste do cérebro.


Aqui vale diferenciar o cérebro que é um órgão físico e seu processo biológico, e a mente, que representa a atividade do cérebro como um todo e por isso é o resultado de eventos cerebrais. Algumas formações da escrita são originadas por estados físicos e não psicológicos.

por Sergio Scabia

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o autor
sergio
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Sabedoria
artigo Quais as deusas que habitam dentro em mim?
artigo Felicidade em suas asas
artigo Coração Ardente II




horoscopo

auravide auravide

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa