Home > Psicologia

Organização

por Sergio Scabia

Organização

É muito complicado analisar uma escrita que pertença a uma criança pequena (menor de 12 anos). Até essa idade o fluxo da letra não é ainda suficientemente espontâneo e automático; a familiaridade com a caneta também normalmente não é o máximo. Acontece também no decorrer da vida, que a letra permaneça desajeitada e complicada. Analfabetismo, doenças, ou pouca adaptabilidade a novas culturas e idiomas, o uso de drogas que afetem os processos mentais, medo patológico ou desgosto para com a escrita, podem causar essa problemática.


A escrita organizada acompanha o processo mental, transferindo fluentemente as palavras da mente para o papel; não podemos confundir organização com meticulosidade, pois organização significa que a mente e a caneta funcionam bem juntas, com 'destreza gráfica".
Quando existe um bom grau de ligação entre o processo do pensamento e o ato de escrever no papel, a escrita parece mover-se suavemente sobre o papel, sem nenhum esforço aparente. Por essa razão, o uso de letras maiúsculas é considerada grafologicamente "desorganizada".


Escritas que antes mostravam um alto grau de organização podem se tornar desorganizadas e perder muita de sua harmonia; pode ser temporário, devido a cansaço, aborrecimentos ou condições de escritura efetivamente difíceis. O bom senso tem de nos orientar e lembrar que as vezes anotamos algo tão rapidamente que nos mesmos não conseguimos entender o que escrevemos... como quando estamos em movimento num trem e pode parecer que estamos tendo um esgotamento nervoso...esta é uma desorganização temporária da escrita.
Caso não existam causas desse tipo, a escrita desorganizada reflete algum cansaço ou desgaste do cérebro.


Aqui vale diferenciar o cérebro que é um órgão físico e seu processo biológico, e a mente, que representa a atividade do cérebro como um todo e por isso é o resultado de eventos cerebrais. Algumas formações da escrita são originadas por estados físicos e não psicológicos.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Sergio Scabia é co-fundador
do Site Somos Todos UM


Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 26/03/2015 11:55:10

Veja também
3 segredos para um relacionamento feliz!
O condicionamento da mente
Conversando com um amigo feliz
O que nos ajuda a tomar uma decisão correta?
Comprometa-se consigo mesmo a melhorar e atingir metas na vida
Por que meus filhos não conseguem ir para a Vida nem ser felizes?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 15 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa