Menu

Pássaros fugindo da gaiola

por Luís Vasconcellos em Psicologia
Atualizado em 26/04/2001 16:14:26


Apelido:

Melissa USA

Idade:

30

Estado Civil:

Casado

Sexo:

Feminino

Filhos:

 

Profissão:

 

Formação:

 
 

Descrição do sonho:
sonhei com 3 pássaros em uma gaiola que estava caída meio que quebrada ou aberta. A Alessandra disse que os pássaros iriam fugir; então eu consegui passar 2 para uma vasilha com um molho de tomate e fui atras do outro que estava fugindo. Este terceiro pássaro eu peguei na mão antes que ele voasse e também coloquei junto com os outros. Foi então que percebi que os outros 2 pássaros estavam mortos e o terceiro também acabou morrendo pois, aquele molho estava muito quente.
{fiquei meio pasmada}

 

Identifique os personagens que participaram do sonho:
Alessandra é minha filha de três anos. Não temos passarinhos em casa.

 

Descreva o momento ou fase que está vivendo:
Moramos no estrangeiro, não estamos no Brasil há alguns anos.

 

Com que aspectos da sua vida atual este sonho pode estar relacionado?
Não sei dizer no momento. Estou muito curiosa para saber o que significa. Se você puder me dar uma interpretação ficarei contente.


Comunicação do psicólogo para o sonhador:

18/12/2000

Não há uma interpretação que esgote o conteúdo de um sonho, portanto vou me esforçar, tendo tão poucos elementos sobre você e lhe dar a seguinte resposta:
Você está com o seu instinto de proteção feminino exagerado e quando isso acontece a mulher protege demais, segura, impede as pessoas (filhos e marido) de irem à vida, considerada perigosa, capaz de causar dor e perdas, que devem ser evitadas a qualquer custo. Uma mãe protetora não aceita que os filhos corram risco nenhum, inclusive aqueles que são "da vida", ou seja, não faz bem a ninguém evita-los. Um "feminino" exagerado bate sempre na "mesma tecla", ou seja, proteger, garantir, evitar tudo que pode causar dor (da vida)... Em um mundo violento as desculpas e justificativas para uma atitude assim são fáceis de serem encontradas, mas não escondem de todo o desequilíbrio nem diminuem o medo de perder (centro de todas as ações)= A mãe que tem preso o filho em seu ventre o impede de nascer, a mãe que tem o seu filho seguro dentro do lar evita que ele se exponha à vida lá fora, contudo sempre chega uma hora na vida dos filhos em que eles desejam espontaneamente ir para a vida, sair, viver aventuras (= a gaiola se quebrou) e aí são TRÊS os "ameaçados com a liberdade" no seu sonho (você/Alexandra - sua filha) / (você e o marido) / (você e seus filhos) e assim por diante. Nesta hora a mãe sente-se ameaçada e faz algo para impedir o desenvolvimento dos filhos mesmo sem percebe-lo e com justificativas as mais aceitáveis sob o ponto de vista racional, contudo é no plano emocional o problema e a sonhadora pode não se aperceber que está, por assim dizer, "matando" seus protegidos, cozinhando seus protegidos "em banho-maria" (ou em molho de tomate muito quente). SERIA O EQUIVALENTE À MÃE PÁSSARO QUE NÃO DEIXA SEUS FILHOS VOAREM AINDA QUE SEJA ESTE O "DESTINO" DELES.
A mãe dá o útero e... depois dá o colo e... depois dá o ninho/a casa/o alimento/o calor... Há uma possibilidade de vc. estar desequilibrada na Polaridade Masculina, o que quer dizer que não sabe dar ninho, não tem muito talento para compreender o funcionamento do íntimo dos outros (sensibilidade diminuída e julgamento aumentado). A mãe super-protetora dá calor demais, dá comida demais e se faz necessária demais. Tanto uma direção quanto a outra provocam desequilíbrios e têm conseqüências importantes nas relações com os outros, de modo geral. Tirando-se o demais tudo volta à normalidade e a vida tem seu livre curso desimpedido.
Esta atitude precisa de ser corrigida, caso contrário os prognósticos do sonho são de que algo muito vital será perdido (como a vida dos pássaros) em nome de uma atitude aparentemente não destrutiva (proteger é sempre bom e o melhor a fazer...).
Este sonho soa como uma advertência para a sua atitude consciente costumeira. Você não está percebendo o "mal" ou o "lado negro" em sua atitude diante dos seus protegidos. O sonho esconde e ao mesmo tempo delata que você quer come-los, possui-los, cozinha-los... Há muito ciúme seu quando um protegido seu ( filhos/marido/ex-marido) vai (ou já foi) para a vida/ameaça "ir pra vida".
Para você isto significa perda e nada tem de positivo. Temos aí que cuidar para que seus medos infantis não prejudiquem - nem tentem impedir o crescimento dos seus protegidos.

Bem Melissa espero não tê-la chocado com a minha interpretação, especialmente vindo de alguém "não familiar", mas o que fiz foi me prender ao conteúdo mais aparente do seu sonho. Em um mundo cheio de riscos o instinto materno pode ficar exacerbado e isso passa de uma geração para a outra facilmente.

Comunicação do sonhador para o psicólogo:

19/12/2000

Obrigada pela interpretação do meu sonho. Eu sei que é difícil dar uma interpretação precisa do sonho sem conhecer o sonhador, apreciei a interpretação. Foi certamente esclarecedor, apesar que eu transferi a interpretação da super proteção em relação à minha filha para a minha própria pessoa; dado que a minha filha Alessandra tem apenas 3 anos de idade. Então penso que eu devo estar com medo de experimentar os fatos novos da minha vida; ou que talvez eu esteja fugindo da vida. Mais uma vez muito obrigada,



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.



Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa