Home > Psicologia

POLARIDADES NOS ALIMENTOS

por Luís Vasconcellos

POLARIDADES NOS ALIMENTOS

Os alimentos podem ser divididos em classes de acordo com a POLARIDADE à qual pertencem.
O REGIME DE POLARIDADES não estabelece nenhuma restrição ao que se deve ou não comer e sim, apenas à maneira de combinar os alimentos. Podemos fazer uma refeição usando apenas alimentos das Polaridades Neutra e Negativa e duas horas depois outra refeição com alimentos Neutros e Positivos, porém, dentro da ótica deste regime, nunca podemos compor alimentos Positivos e Negativos na mesma refeição. Para todos os efeitos esta combinação significa que estamos comendo uma espécie de curto-circuito, que tem conseqüências tanto no nosso corpo astral quanto no trato digestivo de modo geral.
Este pequeno texto não vai se ocupar da base científica para justificar a maneira como foram estabelecidas estas Polaridades, mas apenas fazer uso desta classificação para delimitar quais alimentos pertencem a cada Polaridade e definir maneiras de combina-los.

Polaridade Positiva:
Pertencem a esta categoria todos os alimentos vegetais que possuem sementes dentro de polpa, como por exemplo: pepino, abobrinha, pimentão, beringela e todas as frutas.
De origem animal temos o leite e todos os seus derivados como queijos, manteiga e iogurtes.

Polaridade Negativa:
Pertencem a esta categoria todos os alimentos que crescem debaixo da terra (tubérculos) e as "folhas" comestíveis, tais como cebola, inhame, beterraba, batata, mandioca, agrião, mostarda, alface, rúcula, brócolis etc.
De origem animal temos as carnes e os seus derivados ( frios, salame etc.).

Polaridade Neutra:
Pertencem a esta categoria todos os alimentos que desenvolvem sementes dentro de casca, tais como o arroz, feijão, grão-de-bico, lentilhas, todos os cereais ( trigo e seus derivados, milho, cevada, aveia etc.); castanhas, pinhão, grãos comestíveis de todo tipo.
De origem animal temos os ovos de maneira geral.
Quando um alimento sofreu ressecamento ele passa a ter Polaridade Neutra, como são exemplos as ervilhas secas, os chás de folhas como mate, ou de frutas como maçãs que passam à Polaridade Neutra. Neste sentido também a carne bem seca pode ser incluída na Polaridade Neutra.
Como tempero e nunca em proporção maior que 5 % podemos nos servir da Polaridade oposta à que estamos preparando. Como exemplo podemos citar pratos como a Beringela acebolada, ou o Atum com pimentão.
Uma determinada refeição pode ser composta de Polaridade Negativa ou Positiva combinadas à vontade com a Polaridade Neutra, porém deve ser evitada a mistura da Positiva com a Negativa. Podemos alternar as combinações entre duas refeições distintas, podemos fazer uma semana Positiva / Neutra e outra Negativa / Neutra e assim pôr diante.
Após uma refeição esperamos duas horas antes de ingerir alimentos da Polaridade oposta à que foi assimilada. Por exemplo frutas (+) depois de uma refeição tipo "churrasco"(-) com fritas (-).
Como se pode notar nossa alimentação "normal" é composta principalmente por Negativos e Neutros e sempre aparecem os Positivos combinados em curto-circuito com a refeição principal. Um exemplo de prato equilibrado ( em suas Polaridades é claro) é a PIZZA DE MUZZARELA pois ela recebe Positivos => tomate, molho de tomate, azeitona, queijo e Neutros => a massa, farinha de trigo etc. Outro exemplo é a combinação freqüente de derivados do leite com frutas ( Morango com chantily, sorvetes etc.).
Algumas incompatibilidades são fruto das combinações químicas indevidas. Como exemplo podemos citar as combinações químicas entre alimentos ácidos e doces ( torta de limão p.ex.), graxos e doces (pão com manteiga e geleia p.ex.).

A pessoa que se conduzir dentro do regime das Polaridades deixará de absorver conflitos energéticos (pela via da alimentação), seu corpo sutil mostrará melhorias em pouco tempo, sua mente saberá lidar melhor com os naturais paradoxos, dilemas ou contradições que atingem com tanta freqüência a consciência. Esta última transcenderá com maior facilidade os conflitos entre os Opostos que com tanta força colocam a consciência em conflito e haverá melhorias na percepção e na compreensão da ação das Polaridades na Natureza.

Este regime equilibra o corpo sutil trazendo uma maior clareza e limpidez na vida interior.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.

Visite seu Site
Email: luisvasconcellos@hotmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 13/07/2009 08:52:48

Veja também
Conversando com um amigo feliz
O que nos ajuda a tomar uma decisão correta?
Comprometa-se consigo mesmo a melhorar e atingir metas na vida
Por que meus filhos não conseguem ir para a Vida nem ser felizes?
Fracasso ou Sucesso?
Fibromialgia e vidas passadas


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
terça-feira, 17 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 18 – KU – A REAÇÃO
Agora é o momento certo para deixar de hesitar e agir. Energia e boa vontade são indispensáveis.


energia
Runas: Raidho
Analise novas oportunidades, mudanças para melhor.


17
Numerologia: Finanças
Dia de disciplinar, organizar, estabelecer planos, ser prudente e enxergar longe. Procure progresso e o atrairá, esteja alerta para possibilidades de ganhos, pois as oportunidades surgirão.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa