Menu

Pontualidade terapêutica mudando realidades!

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:11


Toda e qualquer busca terapêutica sempre vem do desejo da revelação e da transformação de algo obscuro e que emocionalmente nos afeta. O fato é que todos nós vivemos em meio a inúmeras situações que nos disparam sentimentos e sensações de difícil compreensão.

Nas abordagens em que trabalho, ocorre o contato direto com conhecimentos e transformações que vão muito além do entendimento racional sobre tudo o que sempre havíamos compreendido acerca de nós mesmos.

Durante as sessões, várias situações antes conflitivas são acessadas e reprocessadas em meio oportunidade única de serem totalmente redimensionadas. O cérebro vai se atualizando, melhorando percepções a cerca de realidades que se encontravam muito aquém do que seria bom para nós. O intuito é o de promover a liberação de toda a energia de vida reprimida em nossas clausuras emocionais transformando todo nosso modo de funcionar para melhor. Lembrando que estes cenários também podem ser evidenciados por meio de somatizações no corpo.

Durante o reprocessamento das situações difíceis, o nosso sistema de cura emocional buscará de modo não linear cenas com eventos que de algum modo estão associados ao tema central. Com este tipo de ajuda terapêutica, nossa inteligência de sobrevivência vai tecendo algo como uma espécie de colcha de retalhos valiosíssima que, durante a sessão, estará se extravasando ao mesmo tempo em que realinha pensamentos disfuncionais, modificando a compreensão de memórias danosas e nos fortalecendo para entrar em contato com situações que antes nos foram de difícil acesso. O mais incrível durante esse processo é que podem aparecer na mente cenas que já existiam, cenas que nunca aconteceram, sensações e sentimentos diferentes acerca de várias situações ocorridas, novos pensamentos e compreensões sobre tudo o que houve. Dependendo da crença de cada um, pode-se acessar memorias de infância, vidas passadas, futuras, realidades paralelas, resgate de alma ou o que seja. Sempre com metodologia séria e competente norteando os processos. O acesso a estes cenários pode começar durante a sessão, por conta de algum sonho importante, ou mesmo por meio de um cenário concreto de vida, posto que absolutamente todos estes se apresentam como formas psíquicas criativas nas nossa tentativas de autossuperação.

"A magia da transformação pessoal ocorre no descortinamento das cenas, no advento da autoconsciência e no reprocessamento de tudo aquilo que em algum momento nos provocou alguma sensação, pensamentos e sentimentos disfuncionais acerca de nós mesmos e da realidade que nos cerca".

Terapia em EMDR, BRAINSPOTTING, Abordagem Direta ao Inconsciente, Física Quântica Experimentada e outros do mesmo espectro tem capacidade de promover mudanças substanciais sem o perigo de se deixar traumas, mesmo porque a função destas abordagens evidencia-se justamente no oposto, que é cura emocional reprocessando as situações perturbadoras.

Já presenciei diversos pacientes fazerem "viagens" às vidas anteriores, paralelas, sonhos e mesmo se reinventarem em cenas reais ocorridas ou não. Vi-os saindo do túnel do reprocessamento, totalmente mudados e transformados, inclusive, em suas linhas de tempo.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que não consegue falar em público e que acessa por conta do protocolo utilizado no EMDR algo muito distante do seu agora, onde supostamente toda essa dificuldade teve início. Acessa uma cena distante que dispara a mesma sensação emocional da timidez de agora e, na sequência, toda sua rede neurológica de associações condicionadas ao longo da vida vão sequencialmente se desprogramando ao mesmo tempo em que se associa com os seus recursos atuais.

Vejam que a cena acessada, muitas vezes, é um cenário totalmente diferente dos dias de hoje. No EMDR, o paciente consegue reprocessar seu conteúdo emocional em relação a tais eventos, bem como os pensamentos disfuncionais e crenças alteradas sobre si mesmo, reprogramando toda a sua linha temporal de existência transformando-se de modo totalmente inovador do que estava habituado a ser em seu presente.

Para mim, fica uma pergunta de Física Quântica... O que acontece com a rede de memória da pessoa se a matriz do acontecimento muda totalmente não o afetando mais? A linha do tempo e todos os significados emocionais se transformam simultaneamente. Todos os eventos difíceis que a pessoa teve em relação a um tema ao longo da vida perdem o sentido e até parece que nem existiram, embora se saiba. A pergunta que fica é: o que é o tempo quando podemos nos transformar e nos autossuperarmos nesta amplitude?

Ênfase em atendimento:
. Adultos
. Crianças
. Adolescentes
. Terceira idade
. Qualquer grupo religioso
. Grupos de orientação sexual (GLST)

Modalidades no atendimento:
. Individual/ casal/ familia

Sua orientação de trabalho:
. Trabalha com EMDR frequentemente, e em combinação com outras técnicas.

Temas no atendimento:
. Trauma e lembranças dolorosas
. Dor e doenças crônicas
. Depressão
. Ansiedade e/ou Medos
. Fobias
. Ataques de pânico
. Temas profissionais
. Temas familiares
. Relacionamentos interpessoais
. Divórcio e separação
. Temas de orientação sexual
. Espiritualidade e questões religiosas
. Questões existenciais
. Transtornos do sono
. Adições e dependência (alcoolismo, drogadição, tabagismo, sexo, etc.)
. Dificuldades de aprendizagem e problemas escolares
. Anorexia/Bulimia/Transtornos de Alimentação
. Obesidade
. Obessividade/compulsão (T.O.C.)
. Luto
. Entre outros...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa