Menu

Por que procurar compreender o simbolismo dos sonhos?

por Luís Vasconcellos em Psicologia
Atualizado em 08/09/2003 11:42:27


O psicólogo - ao trabalhar com a interpretação dos símbolos do Inconsciente aparecidos nos sonhos - o faz não para usar uma explicação que nos defenda deles e de seus surpreendentes mistérios; nem para se colocar (e ao seu cliente) em uma posição de poder quanto à experiência do sonho, e sim, faz a interpretação dos sonhos para convidar a mente consciente a um maior contato com a fonte primordial de toda energia: o INCONSCIENTE, gerador da energia vital da qual a CONSCIÊNCIA se serve para existir e funcionar.

A este plano sempre presente em nossas vidas, mas nem sempre aceito como real, nós psicólogos damos o nome de INCONSCIENTE.
A CONSCIÊNCIA DE VIGÍLIA tem que ser conduzida a se soltar e a relaxar seus medos frente a este fato da vida, pois a conseqüência de não faze-lo, pode ser A ETERNA PRISÃO AO PASSADO E AOS AUTOMATISMOS E CONDICIONAMENTOS ADQUIRIDOS.
É bom não esquecer que podemos “estar fazendo tudo certinho” e nem assim nos aproximarmos da autoconsciência nem de nossa possibilidade existencial de viver em harmonia interior.

O cliente, ao apresentar um sonho ao Psicólogo, não está em busca de explicações, de nenhum tipo, a respeito do fenômeno do sonhar.
Não importa, para o cliente, saber se o cérebro produz esta ou aquela enzima durante o sonhar, se este ou aquele hormônio prevalece, nem saber qual área do cérebro está sendo estimulada. Estas informações são relevantes ao estudioso que trabalha em seu laboratório, mas de valor prático pequeno para o cliente, que precisa, isto sim, ser ensinado a se soltar e a ficar atento à VIVÊNCIA DO SONHAR.

Mais importante do que as explicações que se possam ter a respeito disto, torna-se vital que a CONSCIÊNCIA do cliente se abra e fique mais disponível para com os “produtos” da sua vida emocional, sentimental e vital; tornando-se - ao longo do tempo - cada vez mais, um veículo e um instrumento para as manifestações espontâneas do seu mundo íntimo.

A EXPERIÊNCIA do sonhar é sempre muito mais vasta do que aquilo que se possa explicar dela. No sonhar ocorrem inclusive algumas experiências e conexões entre dimensões espaciais (ou temporais) verdadeiramente surpreendentes.
“Mais compreensão e menos explicação” seria uma boa “palavra de ordem” para se colocar, talvez, em um quadrinho na parede, para nos induzir a uma reflexão mais aprofundada a este respeito.
O trabalho do Psicólogo - que trabalha com a interpretação dos sonhos - é o de “agilizar e desimpedir” a RELAÇÃO entre estas áreas de consciência, pois quanto mais a pessoa se aproxima do contato consigo mesma, menos sujeita ela fica aos valores vigentes e mais, ela se aproxima, de um processo verdadeiramente pessoal de deliberação e de escolha.
Apenas a consciência flexibilizada e individualizada pode servir de instrumento às forças vitais inconscientes - tanto para o bem quanto para o mal - e é também o Indivíduo que realiza a busca (e o encontro) de caminhos, de saídas, de alternativas e de possibilidades, em todas as áreas da vida.
No entanto, nota-se sempre uma enorme ingratidão do “pensamento coletivo de todas as épocas” para com o valor vital do Plano INCONSCIENTE no crescimento e expansão da CONSCIÊNCIA HUMANA.

Continuando........ Tenho salientado que o que o precisamos é aprender a nos tornarmos receptivos (e compreensivos) para com o conteúdo aparecido nos nossos sonhos quer tenhamos ou não tenhamos alguém para nos ajudar nesta tarefa.

Mesmo o homem psicologicamente mais desenvolvido do mundo e até mesmo uma humanidade (que podemos imaginar muito mais avançada e sábia - no sentido humano) ainda assim TERÁ UMA VASTA ÁREA DE POSSIBILIDADES NÃO EXERCIDAS, pois ainda se colocará para a CONSCIÊNCIA do Homem, a existência real, tanto do assim chamado “plano do CONHECIDO” quanto o do “DESCONHECIDO”, não familiar, não consciente e, portanto, INCONSCIENTE.

O Inconsciente não é constituído apenas do que esquecemos ou deixamos de lembrar, não apenas do que reprimimos (aquilo, em nós, de que nos afastamos), e sim, representa um plano, em nós, que congrega tanto a origem e o passado de nossa espécie quanto as alternativas e possibilidades humanas que ainda não estão sendo exercidas.

Possibilidades e alternativas existenciais humanas, que hoje não estão sendo exercidas, existem - em potencial - e podem ser acionadas pelos indivíduos predispostos a atualiza-las em sua vida pessoal. Fazer valer os momentos em que estamos VERDADEIRAMENTE presentes em nossa vida aumenta muito o gosto e o prazer de viver.

É nesta direção que atua o psicólogo que trabalha com a interpretação dos sonhos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.



Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa