Menu

Psicopatas, Narcisistas Perversos ou o quê?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:18


Conheço pessoas que literalmente quase morreram nas mãos desses tipos. A sorte foi que, no último tempo, a percepção delas deu um salto em nome da vida e finalmente conseguiram dar a volta por cima, saindo dessa terrível cilada.
No começo dos contatos com esses tipos, tudo são flores e toda alegria do mundo magicamente é oferecida. Ao que parece, mesmo as pessoas que tem o pé atrás, mas que por motivos obscuros, ainda assim permanecem na relação, dão a dica silenciosa de que em algum momento irão abrir totalmente as guardas das suas defesas, e como elas continuam na relação, para o predador, às vezes o jogo fica até mais divertido. Estrategistas demais e pacientes ao extremo, são nessas ocasiões que eles tranquilamente vão tecendo as suas teias de ataque e sequestro de alma. Para cada vítima, um novo roteiro com finalidade certeira vai sendo tecido e como se fosse num universo vampiro, o clímax só acontece quando a mordida fatal, por fim é realizada.

A boa notícia para as vítimas e incompreensível para tais predadores, é que eles cada vez mais estão sendo descobertos e que suas manobras nem são tão poderosas quando se tem total lucidez de quem eles são e de como funcionam. As vítimas precisam ser lembradas que se alguém deseja destruir a energia e a vida delas, é por que a verdadeira ameaça está em suas forças e não ao contrário, ato resolutivo desta peça agora, quase macabra.

Quem são eles e como funcionam? Divido em duas categorias, mas certamente essas mesmas categorias são subdivididas em suas infinitas nuances que têm a ver com o que é único em cada um: existem os Narcisistas Perversos e estes, por mais mal que possam fazer às suas vítimas, ainda são um pouco menos piores do que os psicopatas, porém é bom saber que ambos são extremamente perigosos e que podem levar as suas presas tanto à morte propriamente dita, como a morte psíquica.

Narcisistas, em absoluto, prejudicam as suas vítimas escolhidas porque deliberadamente querem lhes fazer mal, apenas são egoístas por natureza porque tudo tem que girar em torno deles para satisfazê-los em seus desejos. Tem pouquíssima ou quase nada de suportabilidade às frustrações. Tudo tem que ser a serviço de enaltecê-los e qualquer coisa que signifique brilho fora deles, imediatamente deverá ser eliminado. Funcionam como verdadeiros mitos a serviço de si mesmos, numa idealização de um algo que jamais será plenamente alcançado. Com isso, podem ser muito maus, quando precisam destruir qualquer pessoa à sua volta que suspeitem poder parecer ou estarem mais em evidência do que eles próprios. Isso os faz parecerem competitivos e muitas vezes agressivos embora o pano de fundo estrutural nem seja esse. Psicopatas têm como alvo a destruição de suas vítimas escolhidas, uma morte psíquica ou mesmo física, dependendo do tipo de psicopata. Estes sabem exatamente como que a sociedade funciona, narcisistas perversos também sabem, o que as vezes confunde e por conta disso dificilmente ambos os tipos são pegos em suas artimanhas. Por outro lado, Psicopatas muitas vezes são confundidos com os Narcisistas Perversos porque se utilizam de suas "roupagens" sedutoras para conseguirem os seus intentos, nestes, porém, o que reina é o prazer em derrotar suas vítimas escolhidas, levando-as à loucura, morte ou ao suicídio. O que iguala estes tipos é a não conexão com os sentimentos, a não concepção de que o outro existe e que pode sofrer.

Estes tipos estão mais entre nós do que podemos imaginar, portanto, adicionando ao seu conhecimento agora ampliado, com a lucidez que já adquiriu sobre si mesmo dentro deste quesito, jamais banalize situações que lhe são incomodas. Se esbarrar em algo que cause o menor ruído emocional, mesmo que velado, a ordem de comando é mudar de postura e de atitude frente ao que se vê, ouve e sente saindo imediatamente do circuito. O seu dever para consigo mesmo é o de proteger a sua própria vida e nestas ocasiões ela derradeiramente estará em jogo porque a partir do primeiro contato, você já é um alvo escolhido. Não duvide, o mal existe.

Mesmo que seja um mínimo de conversa que lhe soe de modo estranho, quer seja por uma benevolência excessiva ou por conversas onde você duvida da veracidade, o sinal vermelho deve ser acionado. Coloque limites sérios e, sob hipótese alguma, jamais caia no encantamento e busque ser aceita por tais tipos.
Quanto mais despertos, melhor!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa