Menu

Quais são e o que fazer com as manipulações perversas dos abusadores

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 25/06/2020 19:28:14


Inversão em abuso emocional é uma espécie de lavagem cerebral, misturada com o famoso termo de Gaslighting, mas com o diferencial de que nesta existem duas referencias na mesma ação, uma negando a outra.

Exemplificando; o parceiro afetivo chega do trabalho dizendo que está com saudades de sua companheira pedindo um abraço, porem permanece rígido e a sensação que sua parceira tem é de que não esta acontecendo uma troca afetiva e mais, que só ela é quem esta abraçando. Se ela reclama evidenciando o fato, o parceiro abusador pode iniciar um dialogo sem fim, invertendo a historia, culpando-a por não estar aberta afetivamente, dizendo que foi ele quem pediu o abraço e embora o seu comprometimento emocional esteja ausente, a vitima, de tão acusada, acaba por sentir-se culpada, ingrata e criadora de problemas. O resultado desse processo de inversão nas vitimas é devastador, faz com que fiquem confusas, com a autoestima baixa e na seqüência, faz com que todas as suas verdades sejam apagadas a ponto de por fim, assumirem o papel negativo nelas projetado pelos parceiros abusivos.

Quando se fala em inversão, podemos encontrar os exemplos dos mais bizarros: uma mulher que esta num relacionamento com um abusador deste tipo e que antes dele teve outros afetos, pode ser questionada nos mínimos detalhes sobre como foi a sua historia, para na sequencia o seu abusador passa a tortura-la como manobra de controle, punição e claro, projeção de si mesmo, dizendo que agora ela não iria mais manipular ninguém como deve ter feito nas relações anteriores, que ela não deu atenção o suficiente ao ex parceiro e por isso que a relação não deu certo, que ela não tinha aprendido nada dos outros relacionamentos, que agora ele entende de "verdade" qual o motivo pelo qual os outros não deram certo antes, que só ele a aguenta e vai convencendo a vitima do quão incapaz e péssima ela é. Uma tortura sem fim, apenas com brevíssimos momentos de intervalos que sugerem a paz do inicio de tudo, mas que nunca acontece.

Na inversão, o abusador, literalmente inverte verdades com o intuito de ficar com as rédeas da relação que vai se revelando em termos de controle e punição.
A inversão, ou Gaslighting como muitos denominam, são consideradas como uma das mais devastadoras formas de abuso psicológico conhecidas pela psicologia. Podendo levar, se a vitima não despertar a tempo, à violência física, doenças, morte e suicido.
Se a principio tudo pode parecer de modo claro causando perplexidade nas vitimas e elas decidindo concordar ou se calarem para acalmar os ânimos, com o tempo, o mal causado nas vitimas pode ser tão avassalador, que as mesmas pouco a pouco podem perder a noção do que é verdade e do que não é, pedindo desculpas com frequência, por aquilo que se quer fizeram ou provocaram.

Mesmo as mulheres mais fortes psiquicamente, por não entenderem as sutilezas deste tipo de abuso e adoecimento psicológico, podem entrar neste tipo de cilada, mas também podem igualmente sair destas tramas com maior rapidez e agilidade. A sorte é que hoje em dia e cada vez mais se sabe que estas tramas existem e que não estão apenas nas historias contadas e estão bem próximas de nós.

Em ambientes de trabalho, o mesmo pode ocorrer. As tarefas são exaustivamente despejadas nas vitimas e tudo o que não esta bom, ou esta errado fica nas costas delas. Além disso todo olhar, a priori será de que antes de mais nada, antes de ver qualquer situação, já existe um erro a ser descoberto. Um verdadeiro inferno que costuma causar o famoso burnout.

Nas amizades, as vitimas sempre serão usadas para que os abusadores consigam as suas conquistas, sejam elas quais forem, e aqui a inveja muitas vezes será mais explicita. A tentativa de "quebrar as pernas" inventando coisas que depreciem o outro, gerando fofocas, será a tônica da relação da suposta amizade, ainda recheada de palavras usadas de modo coercitivo como você é minha amiga, você precisa ser leal comigo, entre outras artimanhas...

Para quebrar este padrão, em primeiro precisa-se perceber que o abusador vive num looping sem fim, hipnotizado nestas questões e que dificilmente irá mudar. Quem deve mudar é a vitima. Ou a vitima se fortalece a ponto de reconhecer o mecanismo do abusador e conquistar o lugar emocional de não se identificar, ou seja, de não se contaminar mais com este padrão adoecido, ou ela busca fazer uma terapia competente, o que na maioria das vezes é um auxilio fundamental para que o auto resgate aconteça.

Jamais se confunda, você pode estar entre eles, mas não é um deles.
Abusadores mentem e confundem as suas vitimas e não vão mudar. Quando deflagrados não desejam ser recuperados e nem todo mundo pode ser recuperado, assim como nem todo mundo quer ser recuperado, então é preciso ter isso sempre em mente: você não vai "arrumar" essa pessoa, mas vai cuidar de si mesma, em sua nova vida.

Quanto mais despertos, melhor!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 608


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa