Menu

Quem é a pessoa que você nunca deveria ter deixado de ser?

por Rosemeire Zago em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:19


Quando somos crianças temos muitos sonhos, com um jeito especial de ser e ver o mundo. Conforme vamos crescendo, os adultos nos cobram atitudes, obediência, ordem, comportamentos que nem sempre condizem com o "ser criança". Dificilmente, um adulto vê uma criança com o olhar da criança.

Como temos a necessidade em sermos aceitos e amados, vamos nos adaptando ao mundo adulto, e fazemos de tudo, de tudo mesmo, para corresponder aquilo que esperam de nós... e sem perceber, vamos nos perdendo de quem realmente somos. Perdemos a conexão com nossa essência, com nossos sonhos e com aquela pessoa que um dia imaginamos ser. Nem todo adulto se torna astronauta, bombeiro, princesa, cantora, entre tantos outros exemplos. Talvez isso explique um dos motivos de muitas pessoas depois de anos em determinada profissão, simplesmente mudarem para uma outra, em geral, que traga mais satisfação e prazer, e não necessariamente dinheiro, status e poder, como aprendemos ser o mais politicamente correto.

Quando crescemos num lar equilibrado, tudo vai bem; mas quando a família é disfuncional, com brigas, doenças, desentendimentos, agressões e abusos, com certeza teremos sequelas. E uma das mais significativas é a perda de nosso eu autêntico, a quem chamamos de self - eu verdadeiro.

O caminho mais indicado para responder à pergunta do título é o autoconhecimento, que se obtém no processo de análise. Mas como é esse processo? O primeiro passo é o desejo real em se conhecer, pois requer coragem para entrar em contato com muitas dores que forma reprimidas, mas que não deixam de existir pelo simples fato de não reconhecê-las. Elas apenas não se fazem presentes conscientemente, mas podem se fazer presentes de outras formas como, conflitos, angústia, tristeza sem motivo aparente, sonhos recorrentes, repetições de padrões de comportamentos, sintomas físicos.

Para entender como ocorre o processo de autoconhecimento imagine o seguinte esquema:

ESSÊNCIA/CRIANÇA DIVINA/SELF → NECESSIDADES EMOCIONAIS NÃO SUPRIDAS (ser reconhecido, aprovado, aceito, amado) → DOR/CRIANÇA FERIDA → MÁSCARAS → FALSO SELF

Quando nascemos somos essência, a qual Jung se refere como criança divina. Com isso, nossas reais necessidades emocionais vão sendo reprimidas e deixadas de lado, como se não existissem, pois a criança necessita dos adultos para suprir essas necessidades. Essas necessidades não sendo supridas provocam dores, que são reprimidas pelas máscaras, que significa proteção e defesa, e são acionadas automaticamente pelo inconsciente para não sentirmos a dor pela falta de estrutura emocional, que a criança ainda não desenvolveu. Como durante o crescimento somos influenciados pelo ambiente (se quiser saber mais leia o livro A Biologia da Crença), aos poucos vamos nos tornando quem querem que sejamos (falso self).

Com o processo de autoconhecimento, você você irá fazer o caminho de volta. Conforme identifica suas necessidades emocionais não supridas, você começa a buscar alimentos emocionais que supram essas necessidades e com isso a dor diminui, até deixar de existir. A dor diminuindo não será mais necessário o uso das máscaras, que continuarão a ser usadas, mas de forma consciente. Até que consiga perceber sua essência/criança divina: essa é a parte que você nunca devia ter deixado de ser!

Para completar esse artigo, assista o vídeo que fiz para você! Você irá fazer o caminho de volta.
Lembre-se que é um processo de dentro para fora, e não de fora para dentro, ou seja, você irá suprir essas necessidades, não mais esperando que alguém o faça! O que fará toda a diferença.

O que eu estou sentindo?
Mantenha diálogo interno;
Anote seus sonhos;
Faça um diário - escrever sempre ajuda a organizar a mente;
Respeite o que sente, sempre;
Seja amoroso consigo mesmo, sem críticas.

A criança maravilhosa é a parte que você nunca devia ter deixado de ser!!





estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


zago
Rosemeire Zago é psicóloga clínica CRP 06/36.933-0, com abordagem junguiana e especialização em Psicossomática. Estudiosa de Alice Miller e Jung, aprofundou-se no ensaio: `A Psicologia do Arquétipo da Criança Interior´ - 1940.
A base de seu trabalho no atendimento individual de adultos é o resgate da autoestima e amor-próprio, com experiência no processo de reencontrar e cuidar da criança que foi vítima de abuso físico, psicológico e/ou sexual, e ainda hoje contamina a vida do adulto com suas dores.
Visite seu Site e minha Fan page no Facebook.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa