Menu

Quem manda na minha vida sou eu!

por Paulo Sergio de Camargo em Psicologia
Atualizado em 10/11/2022 13:41:25


Quem nunca agiu de acordo com as próprias vontades que atire a primeira pedra. Isso é o que chamamos de autonomia. O indivíduo autônomo é aquele capaz de fazer escolhas de acordo com as próprias vontades agindo de forma independente e levando em conta os próprios valores e crenças.

Isso não é sinônimo de que a pessoa não vá seguir regras, mas para garantir a autonomia, fazer o que vem à cabeça não é o indicado justamente porque as regras do jogo devem ser seguidas - as sociais, por exemplo. Quando nos sentimos forçados a fazer algo que não é da nossa vontade, a autonomia desaparece e é aí que pode estar um dos focos da nossa insatisfação.

Ser autônomo significa agir de forma independente e, na maior parte das vezes, somos obrigados a fazer coisas que não desejamos porque a vida exige! É assim dentro do nosso círculo familiar, do círculo social e principalmente do círculo profissional.

A escola italiana de grafologia descreve o traço da Independência como uma característica que ocorre na letra p quando o traço vertical ultrapassa a zona média em direção à zona superior.



Um jovem que apresenta o traço da Independência em sua escrita é aquele que tem problemas em acatar as ordens de seus pais e, por isso, se revolta toda vez que seu livre-arbítrio é violado. O empoderamento feminino faz com que as mulheres busquem cada vez mais a sua autonomia, seu poder de decisão e, qualquer coisa que ameace esta realidade é recebida de forma negativa.

No mundo corporativo, seja homem ou mulher, a necessidade de tomar as suas próprias decisões é bastante confrontada principalmente com relação aos níveis hierárquicos. O traço da Independência revela uma dificuldade em receber ordens principalmente quando o sujeito se julga superior a outra pessoa.

É claro que podemos considerar vários aspectos que compõem esta realidade, mas ficaríamos horas debatendo sobre o assunto. Certamente se queremos ver essas pessoas felizes e satisfeitas, temos que dar a elas a independência tanto desejam e precisam!

Juliana Pupo Psicologia, Grafologia, Linguagem Corporal, Perícia grafotécnica
(19) 98105-0006 - [email protected] - link


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 122


foto
Paulo Sergio de Camargo é Escritor, grafólogo, especialista em Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais. Palestrante internacional. Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa