Menu

Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:25


Manipuladores, Narcisistas Perversos, Psicopatas Sociais, Sociopatas e outros do mesmo espectro, como regra geral, para atraírem suas futuras presas, fazem uso de manipulações emocionais que a princípio visam fazer as suas vítimas os valorizarem de modo grandioso, ao mesmo tempo em que as seduzem elogiando-as mostrando serem absolutamente necessários para elas. Se precisam de alguém para conversar e dividir problemas, eles sabem fazer acontecer, se a vítima-alvo tem um gosto especial, eles compactuam e assim por diante, no que quer que elas necessitem. Funcionam como verdadeiros camaleões infiltrando-se nas emoções alheias, complementando o que falta de modo inquestionável e é deste modo que vão gradativamente ganhando espaço e poder sobre as suas presas.

O esquema de suas atuações, para quem os conhece, é de fácil de detecção, na segunda fase, quando já sabem que aprisionaram as suas presas, começam a articular em suas condutas alguns breves sumiços, ou fazem algum tipo de silêncio ameaçador como se elas estivessem lhes devendo algo. Tudo isso vai ocorrendo ao mesmo tempo em que sutilmente vão lançando no ar alguma fala de menos-valia que as desqualifiquem.
Na medida em que o tempo vai passando, vão se fazendo de mais e mais importantes, como se apenas eles fossem os donos das verdades. As vítimas, por sua vez, vão ficando cada vez mais dependentes, necessitando mais e mais de um olhar benevolente de aprovação.

Quando o terreno já está bem "amaciado" começam a fazer observações grotescas, mudando drasticamente de humor, culpando e irritando-se fortemente caso ousem reclamar. Como resultado do abuso emocional perverso, passo a passo as vítimas começam a ficar tensas e horrorizadas pelas ameaças, a ponto de se esquecerem de quem um dia foram.

Para que não se entre ou para sair de um ciclo tóxico de abuso desta ordem, observe se a sua parceria afetiva lhe culpa de tudo, lhe confunde, arrumando argumentos negativos e de modo distorcido sobre o que você fez, se não para de falar a ponto de você esquecer ou duvidar se falou ou não falou algo, a ponto de você se deixar para lá, esquecendo-se de si mesma em nome de acalmar o seu suposto parceiro.

Uma das táticas é a de sempre responsabilizá-la pelo mau humor que ele ficou e pelas brigas ocasionadas.
Inúmeras vezes você pode se desmantelar pedindo referências do porquê ele está de mau humor e ele sadicamente ficar em silêncio enquanto você se destrói em absoluto desespero. Não há regra sobre qual tipo de reação ele terá, mas uma coisa é certa, o objetivo sempre será o de lhe "quebrar as pernas" ou de lhe "puxar o tapete" como tantos falam que acontece, quando menos se espera e quando mais se está afetivamente entregue e, portanto, desarmado.
Observe se em alguns momentos você começou a duvidar de si mesmo chegando a pedir desculpas mesmo na certeza inicial de não ter tido culpa.
Quando as vítimas se encontrarem totalmente fragilizadas, o descarte será total mesmo se elas permanecem com eles, não restando nenhuma uma sombra de respeito.
Um dos piores momentos é quando o casal aparece em público; ele sempre impecável não deixando um fiasco de dúvida do quanto é um bom moço e educado e ela, uma pobre destroçada, mas ainda tentando se manter de pé e bem, até por estar confusa sobre toda a trama e também pela dificuldade em acreditar que pode estar numa arapuca dessas.

Psicopatas, abusadores, narcisistas perversos e outros do mesmo espectro, são reféns de si mesmos, desses sombrios temas emocionais que incessantemente os rondam nos porões de suas consciências sem mostrar a cara, porém, comandando um espetáculo de atuações macabras.
Embora sejam funcionais e saibam lidar com os assuntos da realidade, não se pode perder de vista de que são mentalmente adoecidos. Seria importante para a vida deles, que legitimamente pudessem ter alguma consciência do quanto são reféns de si mesmos. Infelizmente, dificilmente entram em contato com tais aspectos, sendo que a maioria continua na inconsciência agindo como verdadeiros predadores.
Para as vítimas, é importante saber como eles são e buscarem se resgatar por meio de terapia competente a fim de reconhecerem e reprocessarem quais foram os fios emocionais soltos que serviram de isca para que se envolvessem num filme de terror dessa ordem. Sem se culparem, acolhendo-se em suas dores e abrindo espaço para terem um verdadeiro renascimento em vida!

* Embora o artigo tenha sido escrito na versão feminina, fica declarado que homens igualmente podem ser vítimas da mesma ordem de situações abusivas e passarem pelos mesmos aflitivos contextos emocionais e com as mesmas possibilidades de resgate.
Quanto mais despertos, melhor!




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 213


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa