Menu

Reações emocionais desmedidas

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:06


O que você aprendeu como perigo desde o momento em que foi concebido fica registrado como ameaça em sua máquina cerebral. Suas reações emocionais desmedidas são associações que o seu cérebro faz quando detecta algo da realidade que pode afetar seu sistema.

Todas as reações emocionais intensas sejam elas de extroversas ou introversas advém das nossas subpersonalidades, alter egos ou o que seja que tem um entendimento sobre perigo eminente muito diferente desse nosso eu de agora da realidade adulta, que é o eu condutor- executivo. E por mais incrível que isso possa parecer, exatamente todos nós temos inúmeros desses aspectos em plena vigência dentro do nosso psiquismo. Para acioná-los, basta ativar algum botão de associação direta com algum perigo já vivenciado, que o nosso mecanismo de defesa e de sobrevivência virá de modo cego para nos defender. Estes mecanismos de defesa vem possuído pelas personalidades do tempo que entendeu a situação agora associada pela máquina cerebral.

Somos assim: Um eu que visa e prima ser ciente de si mesmo e vários diferentes aspectos que tem percepções e ilusões sobre a realidade distorcidos, atados num tempo onde os recursos desenvolvidos ao longo da vida até o presente ainda não existiam. O processo de acesso e de dessensibilizar o funcionamento destes eus é um trabalho quase que mecânico feito em terapia cerebral. Digo quase que mecânico, porque envolve, inclusive, reprocessamento de emoções reais, porem descabidas no momento. O não cuidar dessas reações emocionais excessivas além de ativar o sistema físico levando ao estresse e a possíveis doenças recorrentes pode danificar ainda mais a confusão do olhar trazendo muito sofrimento desnecessário.

Quando o discernimento e o reprocessamento dessas subpersonalidades ocorrem, há consciência maior de que atitudes e crenças são os verdadeiros donos absolutos dos cenários de vida. Não havendo mais espaço para vitimizações, a tomada de consciência, mudanças de padrões e responsabilidade por exatamente tudo o que se cria passa a imperar.

A partir disso, podemos efetivamente mudar padrões de funcionamento em todas as áreas da vida. Após a terapia de reprocessamento cerebral, exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz facilita a transição do estado de piloto automático para o novo estado de consciência. Podemos deixar de ser robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Ter ações deliberadamente conscientes e de acordo com os reais propósitos de alma está nas mãos das pessoas que tem coragem, ousadia e humildade se rever.

Por mais que almejemos mudanças na vida, elas sempre causam medo. Sair do lugar conhecido e ousar é para poucos, mas dentro de nós sempre temos a chave que abre todas as portas. Poder olhar a vida e a si mesmo por uma diferente perspectiva traz benefícios incalculáveis. Já que estamos todos atados nessa grandiosa aventura terrestre, por que não sair do lugar que entristece e restringe ousando se conhecer e abrir espaço para viver de modo diferente do usual?



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa