Menu

Representações de um instinto materno

por Luís Vasconcellos em Psicologia
Atualizado em 26/04/2001 16:13:00


Apelido:

mlav

Idade:

20

Estado Civil:

Solteiro

Sexo:

Feminino

Filhos:

 

Profissão:

 

Formação:

segundo grau incompleto

 

Descrição do sonho:
Sonhei que encontrava em uma praia uma baleia Orca, bem grande. Ela me rodeava e me rodeava e aí percebi que ela estava acompanhada,
{estava achando tudo muito estranho}

notei que havia um filhote e esse filhote depois de algum tempo começou a brincar comigo
{eu apareci de repente dentro da água}

ele era bem grande e senti medo no começo, depois comecei a gostar e aos poucos descobri que gostava muito daquele filhote.
{}

Então, uma voz me disse e eu percebi também, que o filhote gostava muito de mim também
{}

 

Identifique os personagens que participaram do sonho:
a baleia, o filhote e eu

 

Destes personagens, quais são conhecidos? Como vai a relação pessoal:
nenhum, nem mesmo o lugar

 

Com que aspectos da sua vida atual este sonho pode estar relacionado?
acho que pode ter a ver com o fato de eu ter descoberto que estou grávida.


Comunicação do psicólogo para o sonhador:

24/12/2000

Em seu sonho surgem semelhanças notáveis: O filhote de baleia, como filho, o mar como o útero, os animais que aparecem são mamíferos de sangue quente, o mar representa o inconsciente, mas também o líquido amniótico. Tudo aqui representa um sentido de maternidade, proteção, envolvimento emocional e compartilhamento de sentimentos.
Sua gravidez já está se mostrando com grande força, é impressionante como os símbolos se organizaram em seu sonho. Você há de convir que a natureza está em paz, relacionando-se os integrantes do sonho em harmonia e calma. Há uma permissividade, uma abertura e uma aceitação no ar. Você não foi muito explícita quanto aos sentimentos envolvidos em cada situação do sonho, mas mesmo assim, nota-se cada coisa em seu lugar e sua angústia diante da situação logo dá lugar à adaptabilidade e à integração sua com os "animais" do sonho.
A Mãe baleia permite a brincadeira, o filhote e você se gostam mutuamente e cria-se um relacionamento. É muito bom que você esteja representando assim a sua recente gravidez, parece que você está aceitando muito bem o fato e que sua natureza lhe dá completo aval para a experiência. No sonho você está representada em todos os seus integrantes. Sendo tanto a mãe baleia no cuidado com o filho, o filho ( há um agora mesmo em gestação dentro de você ), o mar onde mãe e filho estão nadando ( o vasto campo do Inconsciente, que a tudo engloba em seu "útero" ).
Do mesmo modo que a baleia e o filho se comunicam e se relacionam dentro do mar, você e seu filho tem agora uma relação e integração. Seu sonho parece dirigir-se a algo vivido dentro do ciclo intra-uterino ( a relação simbiótica mãe/filho, especialmente enquanto ele se encontra dentro do útero ) e vocês se gostam. Nem precisa me explicar que você está aceitando muito bem esta gravidez, pois é exatamente isso que está manifesto no sonho. Você e o filhote tornam-se amigos e brincam juntos, ainda que haja enormes diferenças entre vocês. Estas diferenças significam inquietação e estranheza de sua parte, mas, para o momento, são normais e absolutamente naturais, em vista da novidade, da experiência nunca vivida...
Sua mente consciente talvez se envolva em angústias e ansiedades, porém, para o seu inconsciente está tudo bem, está tudo correndo muito bem.
Seu caminho está aberto, para ser mãe. É isso que este sonho parece representar. Você está diante da fronteira biológica, da experiência de conceber, da mudança hormonal naturalmente proporcionada e, ainda assim e até por isso, sente-se bem e o prognóstico, no sonho, é muito bom.

 

Comunicação do sonhador para o psicólogo:

24/12/2000

Muito obrigada. Nunca imaginava que tivesse todo esse significado. Que maravilha ! Estou agora mais calma e sinto que tudo está mesmo muito bem dentro de mim. Será que a gente já se comunica assim com o filho desde o começo ? Que responsabilidade !



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.



Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa