Menu

Resolva o que lhe impede de alcançar seus gols!

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:05


Você se encaixa em alguma destas questões?
1- Tenho dificuldades para me impor.
2- Quando vou falar em público, travo, meu coração dispara.
3- Tenho medo do escuro, de avião, de altura, de multidão, etc..
4- Não consigo parar de comer, de fumar, de repetir rituais, condutas, etc..
5- Não consigo impor limites.
6- Sinto culpa por tudo.
7- Sou muito estourado, agressivo, impulsivo, reativo.
8- Sou inseguro.
9- Sinto angústia sem explicação.
10- Não me sinto bem com o meu corpo, tenho vergonha.
11- Sinto ansiedade constantemente.
12- Costumo ter insônia à noite e depois fico com sono o dia inteiro.
13- Sofro de dores no corpo.
14- Não consigo lidar com o meu luto, separação, perdas... etc..
15- Tenho dificuldade nas minhas relações, familiares, afetivas, profissionais, de amizade... etc.. E estas me impedem de seguir adiante.
16- Meu passado me incomoda e me tortura.
17- Tenho dificuldades em relação à minha opção religiosa / profissional / sexual, etc..
18- Tenho dificuldade em lidar com a minha aposentadoria, idade, mudança de ciclo de vida, etc..
19- Não sei qual é o rumo de vida certo para mim. Questões existenciais. Como lidar com a vida e a morte.
20- Dificuldades para lidar com gestação, maternidade, paternidade, filhos... etc..
21- Quero me separar e não consigo.
22- Separei-me e agora, o que será da minha vida?

Você sabia que existe um método que dessensibiliza os sentimentos e as sensações perturbadoras que temos em relação às coisas que nos afetam? Nesse método, que é uma terapia cerebral, acontece o reprocessamento dessas situações e experiências difíceis que nos dificultam de seguir adiante em meio aos nossos melhores sonhos e desejos. Esta é uma nova abordagem chamada EMDR, que foi desenvolvida pela doutora Francine Shapiro, no final dos anos 80, na Califórnia. Desde então, o EMDR tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA na atualidade, com recomendação especial da American Psychiatric Association.

Desde então, o EMDR tem mostrado a possibilidade de cura emocional para qualquer situação em que possamos estar envolvidos. Uma revolução palpável nos aspectos de consciência e lucidez e nas reais possibilidades de melhor existir.

No tratamento com EMDR, conta-se com um protocolo que deve ser rigorosamente seguido com a finalidade de que terapeuta e cliente tenham acesso a todos os detalhes que envolvem a situação que será reprocessada e redimensionada. Nele observamos aspectos emocionais envolvidos, pensamentos/crenças/mandatos, sensações corporais, grau de perturbação e outros. A partir daí é que se começa a dinâmica especifica do reprocessamento em EMDR. Como é uma terapia cerebral, existem movimentos visuais e tácteis que são feitos de modo bilateral e estes auxiliam os hemisférios cerebrais a realizarem o processo de modo profundo.

O interessante que acontece durante o reprocessamento das questões perturbadoras é que a pessoa pode, ao mesmo tempo em que observa e controla o processo, estar atuante. A dinâmica do processo de cura emocional que vai acontecendo e surgindo na mente é o que torna o EMDR uma abordagem sem igual. O paciente abandona literalmente o rótulo de paciente para se tornar um ser atuante, ressignificador de sua própria vida. Passa a confiar muito mais em si mesmo na medida em que permite que o seu cérebro execute o reprocessamento e o cure. Somos fadados à cura, está em nosso DNA como código. Se você se corta, sabe que pelo seu DNA, o seu corpo irá cicatrizar graças ao cérebro.
Se o campo de mutação for feito de modo adequado, o processo de cura também esta fadado a acontecer!

- Todos nós somos inspirados por aqueles que vivem suas paixões criativas e estão dispostos a suportar dor e sofrimento para avançar além dos limites do dito impossível.

- A partir de agora, depois e mesmo durante o seu reprocessamento, abrace a ideia de nunca dizer não aos seus desafios e deixe que sua paixão pela vida o leve a ser líder de si mesmo, enquanto a maioria apenas é mera seguidora de outros.

- Opte por criar enquanto outros passivamente consomem. Ouça música, enquanto os outros ouvem barulho. Corajosamente, permita que sua paixão pela vida o leve a atravessar portais para muito além do caos, para lá onde a arte emerge. Em sua jornada você certamente irá subir, cair e logo à frente será reconhecido como aquele que ousou inovar.

- Use a sua própria paixão a fim de projetar e criar coisas que falam para você e para o mundo.

- Através da sua empreitada, você será visto irradiando seu combustível de paixão pela vida e muitos outros irão pegar carona em você, entendendo que também podem dinamizar em si mesmos toda a força e a coragem que você tem.

- Lembre-se de que todos morrem, mas nem todos realmente vivem. A partir de agora a bola estará em suas mãos e, se você pode, então faça acontecer!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa