Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Sangüíneo (N/Emotivo Ativo Primário)

por Sergio Scabia
Publicado dia 17/08/2000 17:19:53 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o Símbolo: a parte maior do Tao, a Yang, prevalece completamente sobre a feminina Yin, que somente passivamente e a partir do centro, fornece a energia que sustenta a compaixão, o amor incondicional, o universalismo. Pouco ou nenhum sofrimento, pois o mundo ainda é predominantemente masculino, como esse simbolo. Mas, como os opostos se atraem sempre, é preciso também olhar para dentro, para a belissima profundeza do mundo interior.

Extrovertidos, sabem fazer observações exatas e revelam notável espírito prático. Gostam da sociedade, e aí se mostram polidos, espirituosos, irônicos, cépticos. Sabem lidar com os homens e são hábeis diplomatas. Liberais e tolerantes em política, manifestam pouco respeito pelos grandes métodos e dão mais valor à experiência. Demonstram iniciativa e grande maleabilidade de espirito. Oportunistas. Valor dominante: o êxito social

Também chamados de REALISTAS

São classicamente denominados sangüíneos, mas essa evocação do termo hipocrático é antes de tudo infeliz, como já dissemos. Do mesmo modo, não possuem a tez corada ou não têm acessos de apoplexia. Por essa razão preferimos denominá-los "realistas", o que traduz melhor o aspecto mais importante de seu caráter.
É na ação quotidiana que o sangüíneo melhor se revela. Seus objetivos são claros, adequados a seus meios. O que o tenta são sobretudo os resultados tangíveis e próximos. O sangüíneo é hábil em utilizar as circunstâncias e as pessoas. O imprevisto não o desconcerta e ele possui a arte de encontrar os melhores meios para tirar proveito das situações.
A essa diplomacia básica e a essa habilidade de manobras o realista acrescenta um otimismo constante e um raro senso de oportunidade.
Suas emoções são pouco profundas e ele atravessa com bom humor as vicissitudes da existência, como se pode ver nesta fórmula de Montesquieu:

Desperto de manhã com unta alegria secreta, vejo a claridade com urna espécie de arrebatamento. Durante todo o decorrer do dia estou contente.

Em compensação, suas afeições são geralmente pouco profundas e ele tem dificuldade em recusar as oportunidades que a vida lhe oferece. O amor à vida e a seus prazeres é mais forte e provavelmente são entre as pessoas que menos sofrem pelo caminho da vida.
Muito extrovertidos por natureza, precisam buscar em seu interior as respostas para o sentido da vida, quando algum dia o entusiasmo pela vida os permitir...



estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
sergio
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse








horoscopo



As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa