Home > Psicologia
Sentimental (Emotivo N/Ativo Secundário)

Sentimental (Emotivo N/Ativo Secundário)

por Sergio Scabia

Sobre o Símbolo: a parte Yin - azul claro - feminina, prevalece totalmente sobre a masculina Yang, a figura no centro. Sendo a energia Yin passiva, teremos uma pessoa que tende à introversão, a se fechar. Mas o centro mostra a semente em ação, a presença da energia viva Yang em movimento interior incessante.
Trabalhar mais para fora e abrir-se para o mundo é missão para ser encarada com fé e coragem pelos sentimentais. A menor atividade sustenta somente parcialmente Emoção e Secundariedade. Nunca faça sofrer um sentimental - muito sensível, amável e carinhoso - estará magoando à sua alma delicada.

Sobre o tipo Sentimental: Ambiciosos que permanecem na fase das aspirações. Taciturnos, introvertidos, esquizo-tímicos. Geralmente melancólicos e descontentes consigo mesmos. Tímidos, vulneráveis, escrupulosos, alimentam a vida interior pela ruminação do passado. Têm dificuldade de entrar em relações com os outros e caem facilmente na misantropia. Inábeis, resignam-se de antemão ao que poderiam, entretanto, evitar. Individualistas, amam profundamente a natureza. Valor dominante: a intimidade.

Com a intervenção da Secundariedade, as emoções vão interiorizar-se nos sentimentos. Mais uma vez, a denominação não deve ser tomada em sua acepção comum,. A riqueza emocional é discreta e a inconstância acha-se ausente. A dominante sentimental é a intimidade. Por sua Secundariedade, a manifestação exterior das emoções é inibida, e seus efeitos se prolongam no tempo. Ao "pressentido" do nervoso sucede o peso do passado e a projeção em um futuro cujo aspecto incerto provoca sempre a angústia do indivíduo.
A ruminação mental é seu estado quase permanente, e ele se compraz na auto-acusação: "Se tivesse sabido, eu teria. . ", ''eu deveria. . . ". Suas aspirações são elevadas, e o senso da dignidade (e mesmo do valor incomparável de sua intimidade) lhe faz lastimar amargamente seu fraco rendimento. Seus fracassos são duramente sentidos, deixam-no um pouco mais impotente e um pouco mais desencorajado que antes.
Seu rosto exprime freqüentemente o sofrimento interior ou a tristeza, e é somente aos que podem compreendê-lo que se entrega. Caso contrário, recorre à confissão pelo diário íntimo.
Essa vulnerabilidade faz temer os contatos humanos habituais, e está aí a origem da timidez e do complexo de inferioridade do sentimental. E ele que é fechado e que gostaria, entretanto, de tornar conhecidos seus tormentos ou alegrias, acusa aqueles a quem estima ou ama de não o compreenderem, enquanto faz tudo para ocultar a própria intimidade. Em compensação, quando dá sua afeição ou amizade, esta pode sobreviver ao abandono ou à morte do outro.
Antes de agir, mostra-se indeciso: durante a ação, o ritmo é lento e está pronto a desencorajar-se. Isso não o impede de ser consciencioso, preocupado que está com causar boa impressão. Por vezes a mania de perfeição retarda ainda o término de suas tarefas.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 17/08/2000 17:14:12

Sergio Scabia é co-fundador
do Site Somos Todos UM


Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia
Depressão por inveja
Qual é o caminho?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa