Menu

Será que você está deprimido, mas não se deu conta?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:20


A depressão é uma doença que atinge o organismo como um todo. Altera a percepção de realidade, de como a pessoa se sente, sua disposição, suas emoções e tudo o que pode representar prazer na vida. É caracterizada como uma doença afetiva ou de humor.
A pessoa que está deprimida até tem consciência das coisas boas da vida, mas não consegue tomar atitudes que mudem os sentimentos que estão perturbados.
No estado depressivo, portanto, a pessoa percebe a realidade como se estivesse usando óculos escuros, tudo fica acinzentado, nublado e triste... O mundo é visto através de uma lupa, onde as dimensões aparecem de forma distorcida.
Devido à singularidade de cada um e de como as lentes perceptivas de realidade são diferentes de pessoa para pessoa, alguns sofrem mais do que os outros diante de uma mesma situação.
Assim como ninguém deseja voluntariamente estar depressivo e nem consegue superar este estado apenas por ouvir um bom conselho, ou uma ideia diferente, aqui estarão expostos conhecimentos importantes para que você perceba se está neste estado que muitas vezes aparece de modo camuflado e não evidente, e mesmo para entender se alguém próximo de você pode estar.

Existem as depressões clássicas típicas e as atípicas que são as mais difíceis de se reconhecer, mas que também são depressões importantes e merecem um olhar mais definido e sério frente à imensa dor e desalento emocional vivenciadas.
No estado depressivo, uns se calam, outros choram ou ficam apáticos, alguns contam suas dificuldades para o mundo e muitos também ficam violentos e agressivos sem razão aparente, que também é demonstrativo de estados depressivos.
Outro fator importante a saber é que toda a gama de sensações físicas corriqueiras são supervalorizadas de modo negativo; uma dor de cabeça, por exemplo, cansaço nos olhos, dificuldades digestivas e por aí vai. O aspecto depressivo leva a pessoa a perceber exageradamente todas as reações de seu próprio organismo e muitas vezes quem está de fora pode erroneamente achar que a pessoa está querendo chamar atenção sobre si mesma e que tudo não passam de mentiras.

Na depressão típica, falta energia para tolerar e conviver com o próximo, falta tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, falta ânimo para resolver os problemas da vida, falta otimismo para acreditar que se pode melhorar.

A depressão típica se manifesta em meio a todos os sintomas emocionais característicos, como apatia desinteresse, tristeza, desanimo etc.. Existe um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas porque não se encontra energia vital para se fazer movimento algum.

A falta de concentração também é uma queixa constante nestes casos. Há um comprometimento do ânimo geral para tudo, inclusive para as atividades que deveriam gerar prazer. Notem que muitos destes sintomas isolados podem ser facetas e sintomas importantes de estados depressivos e as pessoas em geral nem se dão conta disso. Como existe preguiça para se pensar, e todo e qualquer trabalho a ser feito é de difícil execução, muitos são chamados de preguiçosos. Há evidências de diminuição da memória, a qual pode falhar e confundir as coisas, somadas à dificuldade para se resolver problemas antes considerados fáceis. Uma das maiores evidencias quando se esta no estado depressivo é a enorme tendência à pensamentos negativos ou pessimistas. Além de tudo, as pessoas ficam muito mais inseguras do que jamais foram, o que acarreta diminuição drástica da autoestima, que por certo já não andava em alta. Outros sintomas a saber que também fazem pacto com o quadro depressivo aparecem quando a pessoa apresenta uma indisposição generalizada com sensação de peso ou pressão na cabeça, na garganta ou na região cardíaca. Por vezes também surgem como sintomas depressivos, impotência sexual ou frigidez e desinteresse sexual. Sono quando em demasia ou o despertamento precoce, antes do horário convencional, também fazem parte deste cenário.

A depressão atípica, por sua vez, existe sem que a pessoa se aperceba deprimida e vem sem a maioria dos sintomas da depressão típica, por exemplo, a alteração do humor aparece de modo mascarado, com variações e sem o controle da pessoa. Outros sintomas como episódios de ansiedade, fobia, pânico, palpitações, sudoreses, taquicardia, formigamentos, tontura e hipertensão, também são passiveis de ocorrer. Para finalizar, é importante saber que a ciência ainda não conhece todas as causas da Depressão. Sabe que existem mudanças bioquímicas no cérebro e fatores genéticos em muitos dos casos.

Os tratamentos mais comuns estão o uso de medicamentos psiquiátricos nos neurotransmissores e nos neurorreceptores cerebrais. A psicoterapia também é altamente indicada. Eu em particular gosto da abordagens de reprocessamento cerebral que utilizo com meus pacientes porque existe chance efetiva de mudança de circuito cerebral viciado na baixa frequência para situações mais prazerosas quando o resgate dos recursos são ativados e reprocessa-se conteúdos emocionais de sofrimento.
Sempre penso que todo aquele que busca alcançar estados de autoconsciência e lucidez, mesmo em meio aos estados depressivos e muitas vezes com a ajuda de uma mão amiga que os levam, podem vir a ser muito além do lugar de sofrimento em que estão.

Quanto mais despertos, melhor!




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa