Menu

Sonhos recorrentes ou em capítulos

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:02


Sonhar sequencialmente o mesmo tipo ou padrão de sonhos não é tão incomum como muitos imaginam. Sonhar em capítulos, onde a estória do sonho vai se desenrolando, também é algo inúmeras vezes revelado ao sonhador durante suas jornadas noturnas. Nas minhas consultas de consultório, estes tipos de sonho costumam tomar espaço de investigação nos meus pacientes. Neste tipo de sondagem, uma busca bem diferenciada no quesito do autoconhecimento se instala e sempre, infalivelmente, transcende o lugar comum.
Situações impensáveis são reveladas quando se começa a transitar mais lucidamente por este potente canal de informação.

Tanto nossas origens, como nosso agora e o futuro estão constantemente nos sendo apresentados, reapresentados e desenhados e redesenhados no universo onírico. Podemos caminhar ativamente por este portal de comunicação compreendendo mais de tudo o que nos constitui, ainda avançando muito além do imaginável, em meio à autonomia impensável.

Existe uma interface entro os sonhos e a realidade em que estamos vivendo. Ambos são lâminas de realidade, versões da mesma dinâmica existencial em pleno movimento. Os recorrentes nos dizem que é necessário que algo mude urgentemente. A vida é dinâmica, repetição dos sonhos e cenários de vida é de se questionar, entender e resolver mais rápido possível.

Podemos ser criadores das nossas realidades quando nos habilitamos a sair do "sonho" existencial, ou seja, do sonambulismo crônico. Podemos começar a nos conhecer de verdade observando nossas reais capacidades criadoras em qualquer lugar onde a nossa consciência estiver. Nos sonhos, o processo não é diferente, estamos aptos, somos capazes de mais, não é difícil. Estar lúcido e ativo, portanto, requer prática constante até que o padrão mental de estar desperto permaneça definitivamente dinamizado nos circuitos cerebrais.

Precisamos, então, ter consciência de que somos constituídos de uma máquina humana com referências e circuitos cerebrais que possuem habilidades muito além do uso comum. Existe neuroplasticidade no cérebro, ou seja, tudo pode mudar a vida toda e constantemente. Se todo o nosso padrão mental é capaz de ser remodelado, então, por que não investir em ganhar autonomia nesse processo? Ou nossa consciência rege o dinamismo desta orquestra mediante ações deliberadas, ou esta orquestra toca por conta própria, vítima da cultura, dos acontecimentos que a estruturou e, pior, a mando de outros...

Para o cérebro, a linha do tempo, passado, presente, futuro utilizada que nos situa na realidade, não existe. Percebemos e sentimos o todo no agora, todas as nossas memórias estão no nosso agora. Todas as ativações que ocorrem pelo emocional, por lembranças, sensações e mesmo projeções para o futuro, de fato, estão no agora, para o cérebro, para o nosso psiquismo não há passado. Portanto, não levar a sério questões, sonhos, porque aconteceram no período do sono, ou mesmo um suposto passado, pode ser infinitamente prejudicial ao desenvolvimento humano. Tudo o que vem à mente tem motivo, sonhos noturnos, questões emocionais, aspirações, etc.

Sonhos recorrentes ou em capítulos são aventuras da consciência que o está alertando sobre algo maior que você não consegue ver em sua vida. Atente.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 468


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa