Home > Psicologia

Sonhos, versões de muitas realidades

por Silvia Malamud

Sonhos, versões de muitas realidades

Seriam os sonhos versões de nós mesmos coexistindo em universos paralelos onde os nossos estados de consciência seriam bastante diferentes de quando estamos acordados?

Quando estamos no universo dos sonhos, por mais bizarras que possam ser as situações, ainda assim, costumamos não ter o menor senso crítico, não há questionamento algum sobre fatos que seriam impossíveis de acontecer nas nossas realidades objetivas. Num sonho, por exemplo, podemos nos ver voando, conversar com pessoas que já se foram entre inúmeras outras situações inconcebíveis de acontecerem enquanto estamos em estado de vigília.
Quando acordamos, porém, não poucas vezes, ficamos estarrecidos com algumas das vivências ficando intrigados a ponto de partirmos para alguma pesquisa mais aprofundada sobre os simbolismos que vieram e outras inúmeras vezes deixamos de lado o que surgiu desqualificando conteúdos imaginando que são apenas imagens soltas sem significado algum. A grande questão é que mesmo quando deixamos de lado um sonho, o sentimento que tivemos nele ou mesmos as imagens podem voltar a nos impactar durante vários dias.

As nossas vidas diárias, igualmente aos sonhos, estão repletas de situações simbólicas que mesmo em cenários aparentemente diferentes, acabam por se repetir em conteúdo emocional. Seriam vivências simbólicas como se estivéssemos tendo sonhos recorrentes, porém em um suposto estado de vigília. Como ilustração, podemos pensar naquelas pessoas que, vira e mexe, sempre acabam esbarrando em situações de vida similares, por exemplo, aqueles que constantemente têm problemas com chefes, outros que frequentemente se sentem injustiçados ou aqueles que inúmeras vezes traem ou são traídos e por aí vai, todas essas questões funcionam igualmente como os simbolismos ocultos que aparecem nos sonhos e as respostas tanto para a questão dos sonhos, como para as nossas vidas práticas, está no aprofundamento que escolhemos ou não fazer sobre nós mesmos, sobre o que nos move. A todo tempo, os nossos psiquismos ou algo maior que nós está se esforçando para sair das inúmeras situações de looping existencial que estamos. Todos nós temos igual oportunidade para que sejamos mais lúcidos e vermos além, basta escolhermos este proposito.

Sonhar acordado faz parte de um processo imaginativo, parte dos devaneios quando a mente é levada como se fosse por uma distração para outras vivências. Isso pode ocorrer como um evento dissociativo, quando a mente faz escapes da realidade por conta de questões emocionais e estresse.

Sonhos podem ser vistos como portais de comunicação de nós para nós mesmos. Nem sempre estamos habilitados a nos darmos tempo para que este espaço ocorra. Com treino, se logo ao acordarmos este tipo de espaço for instalado, as informações de contato com as vivências começam a surgir de modo espontâneo, cada vez mais preciso e eficiente.
Existem algumas tribos indígenas que todos os dias se reúnem no período da manhã para que todos possam compartilhar os seus sonhos noturnos a fim de saberem tanto de si mesmos, como do que pode ocorrem com cada um e com a tribo.

Dependendo do estado de consciência de cada um os sonhos podem aparecer mais ou menos nas fases mais atribuladas da vida. Os menos interessados nas possíveis comunicações advindas do universo onírico podem ficar cada vez mais distantes de tais possibilidades, porem, os que mais consciência tem sobre a ajuda que os sonhos podem oferecer, sempre serão os mais beneficiados com os recados que de algum modo receberão nas tentativas do cérebro resolver essas atribulações. Ainda assim, por vezes, mesmo os mais desconectados, são atravessados por algum tipo de sonho numinoso, terminologia utilizada por Jung quando se refere aos sonhos impactantes e reveladores, que vez por outra surgem como fatores inexoráveis de transformação pessoal.

O universo dos sonhos até hoje não foi totalmente revelado em sua essência e funciona como um acesso a muitas dimensões que ainda não estão totalmente esclarecidas para a humanidade.
Inúmeras pessoas em algum momento de suas existências se veem envolvidas em meio a algum sonho transcendente, lúcido, ou diferente do usual, muitas têm plena consciência de que estão sonhando quando estão dentro de um sonho e também passam por experiências extrafísicas, também conhecidas como desdobramentos.
Do mesmo modo de que muitos desqualificam o universo onírico, outros tantos o estudam, apostam nas evidências, nas sincronicidades e buscam ficar cada vez mais lúcidos dentro deste universo.

Quanto mais despertos, melhor!




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 20/10/2018 08:26:46

Veja também
Autoconhecimento através da limpeza
Viver em totalidade
Existem signos compatíveis e outros não?
Pequeno recado do Fígado
Sinta-se feliz por tudo que foi, é e será em sua vida...
Raciocínio: a mais poderosa arma do ser humano


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 27 de maio de 2019

energia
I-Ching: 55 – FENG – ABUNDÂNCIA
Dia favorável para realizar coisas importantes e úteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situações estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Como diminuir a carência e a solidão
2. Como aumentar a conexão com quem você ama em apenas 2 minutos!
3. Como enfrentar os efeitos de Urano em Touro
4. Por que não me identifico com o meu signo solar?
5. Abandone a expectativa
6. 3 razões pelas quais você ainda não está vivendo o amor que deseja!
7. A mente e a realidade
8. 10 sintomas que mostram como está sua autoestima!

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa