Home > Psicologia
Temperamento Linfático ou Fleumático

Temperamento Linfático ou Fleumático

por Ana Cecília Amado Sette

Tipo físico:
Amplas bochechas. Coxas curtas e maciças. Frente pequena. Lábios carnudos. Nariz arredondado. Nuca grossa. Pernas longas. Tórax estreito. Tríplice queixo. Ventre inchado. O linfático caracteriza-se por um perfil curvilíneo, composto de segmentos circulares. O nariz do linfático apresenta uma concavidade na parte superior, é o chamado nariz arrebitado. Seu perfil revela uma atitude passiva, lenta, pesada, tranqüila e acomodada. Automatiza-se facilmente.

Características da personalidade
Pessoas desse temperamento são mais calmas, tranqüilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, freqüentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória.

É calmo, pouco esforçado, lento, paciente, tem gestos medidos, andar vagaroso. Seu julgamento é lento, mas com muito bom senso, quando de trata de grafia positiva. Representa uma força passiva que não deve ser desprezada. Tem uma calma, sangue frio e uma tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos. Não se apavoram numa catástrofe. Difícil de ser influenciado. Faltam-lhe entusiasmo e criatividade, é lento nas suas tarefas, mas ao mesmo tempo preciso, pontual, capaz de um rendimento aceitável. É um autômato bem regulado que faz e desfaz sem se cansar, sempre com a mesma regularidade. Faz uma coisa de cada vez, é detalhista. Tem boa memória e uma inteligência lenta e penetrante. É observador, mas tem pouca imaginação. Muito fiel às normas.

Tem sensibilidade acentuada. Imune às paixões. Em grafia negativa, há o predomínio da preguiça, do relaxamento e da irresponsabilidade, por isso, embora seja ele um elemento estabilizador, precisa ser acompanhado de elementos mais ativos. Não tem energia para convencer, tem medo. Teme o perigo, os golpes, as violências, sempre que possível os evita. Não andam muito. Usa tudo que tem para não fazer nada: controle remoto, porta automática, etc. Curte as refeições, um bom cardápio com um bom papo. Tem interesse por muitas coisas.

Características profissionais
É lento em suas tarefas, mas as faz com precisão e pontualidade. Gosta de associações. Muito observador, rotineiro; é perseverante e só usa a força necessária para realizar as suas tarefas, jamais extrapola os limites. Teme o desconhecido, mas sabe defender-se com tenacidade.
Profissões recomendadas: enfermagem, medicina, odontologia, salvamentos (bombeiro), (educação, principalmente primária), arquitetura, engenharia, laboratórios.
Bom arquivista, guarda, instrumentista, mecânico, dentista, médico, ascensorista e ideal para atividades rotineiras.

Para motivar o linfático ou fleumático
Marcar encontro sempre no restaurante!
Devemos expor com provas tangíveis as vantagens e os benefícios práticos, a comodidade, a segurança social, a economia do esforço, a tranqüilidade etc., que o emprego pode lhe oferecer; em resumo: contar todas as vantagens materiais.

A grafia do linfático ou fleumático
Escrita: Igual, lenta, monótona, estável, redonda, pastosa, baixa, inflada, alargada na base, agrupada, pressão leve, superficial, sem relevo, pequena, curvas sem pressão, filiforme, linhas descendentes ou sinuosas e inclinação moderada. Poucos sinais de energia: barras dos “t” fracos ou “amarrados” na base em sinal de teimosia. Finais curtos indicando reserva, calma e pouco esforço.

A criança de Temperamento linfático ou fleumático
É tranqüila, inteligente, mas lenta em suas reações motoras e intelectuais. Como não consegue se expressar com rapidez, fecha-se numa muda censura. Tem dificuldades para superar os fracassos e por isso perde a motivação e os estímulos.
Seus silêncios são obstinados. É acomodada, gulosa e adora comer, pois comendo acalma sua ansiedade. Como é receptiva pode ser bastante influenciável. Quanto mais indolente mais será levada pelos outros. Tem boa memória. É propensa a transtornos glandulares.
Suas manifestações gráficas são: lentas, curvas redondas, pressão desigual, letras verticais, monótonas, uniformes, tanto nos rabiscos como nos desenhos e letras. Os contornos das letras não são nítidos e às vezes pode aparentar um conjunto com impressão de sujeira.

Exemplos de grafias do linfático ou fleumático



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 7
Atualizado em 07/05/2004 12:10:46

Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: anacecilia@amadosette.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
CRISPR: Evolução artificial
Não conheço o horário de meu nascimento...
Umbanda - A alegria dos filhos de fé
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
terça-feira, 19 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa