Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Tensão horizontal

Publicado dia 8/3/2000 10:10:38 PM em Psicologia

Compartilhe

   

Aqui temos um aspectos muito importante para nossa avaliação.
Ao avançar pelo mundo que é representado pelo papel em branco, freqüentemente notamos restrições ou bloqueios no movimento da esquerda para a direita. Este movimento causa variações na forma das letras e vimos que o espaçamento entre as palavras é afetado pela tranqüilidade com a qual quem escreve avança pelo espaço ou teme por estar fazendo esse impulso.

Letras espaçadas

A largura da zona mediana com relação à sua altura indica de que maneira as palavras estão avançando pela pagina, se de forma impulsiva ou como que abraçando sua nova posição.
Quando as letras são mais largas que altas, dizemos que se trata de escrita espaçada. O movimento para a frente mostra que a natureza do indivíduo está sendo exteriorizada com poucas reservas ou restrições; é uma escrita solta, sem a mínima tensão e sem estar travada.
Indica franqueza, transparência, generosidade e naturalidade na auto-expressão dentro da esfera social.
Se o nível de forma estiver elevado, mostra a necessidade da pessoa em se projetar com criatividade.
Lembramos que a interpretação deve levar em conta todas as outras características do ambiente gráfico (a totalidade das informações que uma grafia expressa)

Escrita estreita

A escrita cuja área mediana é mais alta que larga é conhecida como escrita estreita (ou escrita fina - vide exemplo).
A letra é segura, restringida e travada pela tensão horizontal, com a mão que avança com relutância pela pagina.
Este bloqueio representa uma forma de segurar a energia e por isso alguns grafólogos ligam esse aspecto com outros fatores de significado negativo, mas na maioria dos casos o significado reside na prudência e no cuidado que governam a mente.
Pode significar dons de pensamentos abstratos, enquanto o escritor consegue controlar suas emoções e sua imaginação.
Quando a letra é grande e estreita esse tipo de escrita faz do seu bloqueio uma virtude, pois mostra equilíbrio e respeito em quem tem grande energia e atividade.
Esse ultimo exemplo mostra como sempre precisamos avaliar com carinho todos os pontos disponíveis, mesmo que a primeira vista o aspecto possa parecer negativo.

Escrita concentrada

Quando a escrita estreita se combina com espaçamento apertado entre as letras e linhas muito próximas, o efeito torna-se um desbalanceamento do branco contra o preto: o espaço se torna povoado pela escrita concentrada.
Cartões postais normalmente mostram um "empacotamento" das letras, comprimidas pela exigência de caber no espaço restrito, mas esse não é o caso quando se trata do espaço normal de uma folha de papel.
Aqui temos normalmente envolvimento intenso e imediato.
Voltando sempre ao nível de forma, podemos encontrar nos níveis mais pobres a polaridade oposta, pois se por um lado o escritor está muito preso ao imediato, à fofoca, ou ao seu mundo restrito, como que para dominar o seu ambiente, no outro polo colocará seu impulso para auto-expressão em trabalho literário criativo ou em fluente oratória. Outro poderá se sentir direcionado para trabalho preciso e disciplinado, mostrando porem uma grande falta de visão de conjunto.
Por isso a tensão, o sentido de imediatismo e a realidade do escritor concentrado devem ser interpretados com muito juízo, mesmo que a letra concentrada seja efetivamente uma das característica fundamentais da escrita

Palavras concentradas isoladas

Uma brusca contração do pulso causado por um rápido impulso mental pode produzir grupos isolados de palavras concentradas em escritas normalmente espaçadas. Mostra envolvimento imediato de tipo negativo; isso acontece quando a palavra ou as palavras usadas nos levam a lembrar algo triste ou ainda mal digerido. O escritor está muito atento no assunto da escrita, mas vale salientar também que ele pode estar percebendo que o texto que ele tem em mente não caberá no papel. Tenhamos sempre cuidado para não perder de vista o todo da melhor maneira possível.

Escrita areada
Quando a escrita espaçada combina com suficiente espaço entre as palavras e linhas com separação adequada, temos a escrita areada. Mostra habilidade em tomar vistas objetivas e destacadas em contraste com o envolvimento pegajoso mostrado na escrita concentrada. O equilíbrio entre espaço livre e o ocupado denota julgamento independente, a habilidade de olhar colocando um pé atras para ver com maior clareza. É claro que esta polaridade pode não ter a precisão e a concentração no assunto em pauta; o escritor pode perambular do seu ponto ou mover-se um pouco rápido demais. Mais uma vez verifiquemos o nível de forma para ajudar na avaliação, bem como outros sinais que darão preciosos pontos de apoio.

Escrita areada em isolamento
Um vislumbre mental repentino pode produzir uma palavra ou um grupo de palavras que se apresentam como uma ilha isolada num mar de escrita concentrada. Isso mostra uma elevação do espirito longe do particular e do presente, em direção ao futuro, à esperança e à aspiração. Usualmente, as palavras que estão sendo escritas explicam a causa deste ardor. Podem ser com freqüência nomes ou lugares. Pode ser um indicio importante para a cura identificar a causa deste impulso e trabalha-las com carinho, assim como anotar as possíveis causas da concentração na escrita.


por Sergio Scabia

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Receptividade. O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa