Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 

Unipolarização e absolutismo

Publicado dia 03/08/2000 18:01:27 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Quando se fala de um Ego Unipolarizado fala-se de algo que popularmente se chama egocentrismo, egoísmo, narcisismo, radicalismo e assim por diante.
Uma pessoa unipolarizada é necessariamente totalitária, vendo tudo radicalmente sob seu próprio ponto-de-vista e, sempre que possível, mostrando-se incapaz ou desinteressada em compreender / conhecer os pontos-de-vista dos outros, por um lado e, de outro lado, mostrando-se incapaz de admitir as evidentes (para os outros) limitações destes mesmos pontos de vista.
Seu maior esforço é o de se impor e de fazer valer seus interesses. Alguém assim unipolarizado, não reconhece verdadeiramente a existência real do OUTRO. Admitindo sua presença apenas como seu coadjuvante, nada mais.
(Uma só pessoa, grupos de pessoas, contingentes inteiros, exércitos, nações ou mesmo toda a humanidade pode ser ou estar unipolarizada.)
Trata-se de algo valioso que, exagerado e levado às últimas conseqüências, acaba redundando em defeitos óbvios, sendo este um exagero do poder e valor intrínseco do Ego. Dentre suas valiosas funções estão: MANIPULAR, CONTROLAR, DESENVOLVER AUTONOMIA E CENTRALIZAR AS AÇÕES.

Não há, repito, algo de intrinsecamente errado nisto, a não ser o exagero disto: a repetição exaustiva e renitente de um recurso adaptativo à vida, como se ele fosse o único possível (...e sempre o mesmo!), obrigando a tudo e a todos a se submeterem à sua necessidade e ao seu limite.

Você alguma vez disse a alguém:
"Eu sou assim e pronto !!!";
"Eu penso assim e assunto encerrado !!!";
"Você tem que gostar de mim desse jeito!!!"
"Eu sempre fui assim e não vai ser agora que vou mudar !!!"

por Luís Vasconcellos

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Distúrbios que levam à SEPARAÇÃO: 4 Inabilidade para negociar

Distúrbios que levam à SEPARAÇÃO: 3 Rigidez e resistência.

Distúrbios que levam à SEPARAÇÃO: 1 Egocentrismo e separatividade.

Distúrbios que levam à SEPARAÇÃO: 2 Opiniões indiscutíveis ?!


Obrigado por votar
starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Sobre o autor
luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa